Você sabe como limpar seu filtro de barro corretamente? Veja as dicas

Tudo que você precisa saber sobre um dos melhores filtros de água do mundo.

O filtro de barro brasileiro foi considerado um dos melhores purificadores de água do mundo. Ponto para o Brasil! Por isso, vamos aprender a limpar filtro de barro corretamente, para que ele dure mais e não perca sua função principal, purificar a água.

Como funciona o filtro de barro?

Queridinho nas casas dos brasileiros a muito tempo, o filtro de barro parece que começou a ser mais bem-visto e se tornar até “tendência” de uns anos pra cá. Por ser um purificador simples e artesanal, por muito tempo ele foi visto com desconfiança. Mas a bem da verdade é que o filtro de barro já passou no crivo de diversos estudos e colocou ele como sendo um dos melhores do mundo.

Claro que essa fama tardia meio que aumentou os preços dos filtros, dando ele um aspecto mais “rip chic” na decoração da cozinha. Mas esse é outro assunto, o importante é que o nosso velho conhecido filtro de barro é excelente, barato e produz uma água de qualidade. Desde de criança nunca fiquei sem o meu e quando troquei por um elétrico convencional, não me agradou muito.

Mas você sabe como funciona a filtragem de água no filtro de barro? É muito simples.

O filtro de barro possui dois reservatórios de água: a parte de cima onde você coloca a água para realizar a filtragem e a parte inferir onde a água filtrada fica reservada para consumo. Simples assim.

O processo é feito por uma filtragem lenta por decantação. A água passa lentamente por uma “vela” de filtragem onde ela retém as impurezas, devolvendo uma água limpa para consumo.

Além disso, o barro com que o filtro é feito é ideal para deixar a água sempre fresca e numa boa temperatura, pois o barro é excelente para realizar a troca de calor com o ambiente. Por isso que a água do filtro naturalmente está sempre fresquinha.

Com limpar filtro de barro corretamente

O processo de limpeza do filtro de barro é muito simples, mas requer atenção. Não podemos usar nenhum tipo de produto químico de limpeza para não comprometer o material ou deixar a água com gosto ruim.

Materiais necessários:

Como limpar filtro de barro passo a passo

Primeira etapa: Esvazie toda a água do filtro e remova a vela de filtragem e também a torneira do filtro.

Segunda etapa: Faça uma solução com 1 litro de água com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio para fazer a limpeza do filtro. Misture bem.

Terceira etapa: Com a parte amarela da esponja de cozinha, limpe bem a parte interna e externa do filtro com a solução de bicarbonato de sódio. Limpe bem a torneira do filtro, geralmente ela fica como limo ou mofo da vedação da torneira.

Seque somente a parte externa do filtro com uma flanela ou papel toalha. NUNCA use sabão, detergente ou qualquer outro produto químico. O bicarbonato já é bactericida e não irá estragar o seu filtro.

Como limpar a vela do filtro de barro

A vela o elemento filtrando do seu filtro e de acordo com os fabricantes, deve ser trocado a cada 6 meses de uso e limpo mensalmente ou a cada 2 meses, dependendo do uso.

A vela costuma ficar amarelada e escura pois é ali que impurezas ficam retidas. Para limpar faça da seguinte maneira:

  • Use uma esponja de cozinha limpa;
  • Com a parte amarela da esponja, limpe a vela em água corrente;
  • Tire os excessos de sujeira esfregando suavemente. Não precisa usar escova.

Antigamente muitas pessoas usavam açúcar ou sal para limpar a vela. Não faça isso! Essa abrasividade vai estragar a filtragem da vela comprometendo a eficácia do filtro.

Também não é preciso deixar a vela de molho na água sanitária. Isso vai deixar a água com gosto químico muito forte.

Porque meu filtro de barro fica com mofo branco por fora?

Essa é uma dúvida muito comum e boa notícia é que isso não é mofo e é completamente normal nos filtros de barro.

Eflorescência em filtros de barro.

Esse material branco que fica por fora nada mais é do que os minerais presentes na água que reagem com o barro durante a troca de calor. Isso se chama eflorescência e é normal de acontecer justamente porque a água está trocando temperatura com o meio externo através da porosidade do material do filtro. Quando esses minerais entram em contato com o ar, eles cristalizam na parte externa do filtro.

Basta apenas limpar com um pano úmido e pronto!

Você não precisa pintar ou passar verniz na parte externa. Na verdade, fazer isso impediria que o seu filtro realiza-se essa troca de calor, que é justamente o motivo de sua água estar sempre fresquinha e gostosa.

Qual tipo de vela devo utilizar no meu filtro de barro?

Esse é um ponto muito importante a se destacar pois a vela é o item principal do filtro.

Existem 3 tipos de vela atualmente:

  • Vela de 1 estágio de cerâmica;
  • Dupla filtragem com cerâmica e carvão ativado;
  • A melhor de todas, vela de 3 estágios com cerâmica, carvão ativado e a prata coloidal.

Como já mencionado acima, a vela de 3 estágios é a melhor de todas porque além de reter as impurezas, o carvão ativado retira quase que totalmente o gosto ruim do cloro e até mesmo impurezas de pesticidas. E a prata coloidal é responsável por matar vírus e bactérias presentes na água.

Quando for escolher sua vela de filtragem, opte sempre pela vela com tripla filtragem.

Para saber mais >> Estudo sobre o processo de filtragem dos filtros de barro em relação aos convencionais: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/QCTS/article/view/1463/1401

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.