Pode não parecer, mas segundo os especialistas no visagismo, o seu cabelo passa uma informação sobre você. E para que ele esteja de acordo com o seu estilo e com o que você deseja passar, entenda como é essa técnica e como usá-la a seu favor.
Criada da década de 30 pelo francês Fernand Aubry, a técnica do visagismo ajuda a promover uma imagem harmônica baseada em características e qualidades do indivíduo. “A sua aparência define uma identidade”, explica Philip Hallawell, autor do livro “Visagismo Harmonia e Estética” (Editora SENAC).
Veja também:
Tendência de corte de cabelo feminino 2014
Corte de acordo com o formato de rosto
Muitos profissionais já adotaram o método nos salões de beleza com o objetivo de identificar o estilo da cliente e, assim, orientar o trabalho. “O corte deve ser harmonioso com o formato do rosto, mas o cabeleireiro deve levar em consideração também a fase da vida que a pessoa está passando”, diz Rodrigo Cintra, cabeleireiro do Studio W e também do programa “Esquadrão da Moda”, transmitido pelo SBT.
Além dos traços do rosto, o cabelo pode revelar muito sobre uma pessoa. Curto, longo ou reto, a verdade é que falamos ao mundo quem somos apenas por meio do visual.
Veja nas fotos das atrizes abaixo, a mesma pessoa pode transmitir uma mensagem pessoal diferente a partir do estilo e tipo de corte.
Veja alguns exemplos dos tipos de cabelo e o que eles transmitem:
Cabelo cacheado: Transmite uma mensagem de sensualidade. Ideal para mulheres que querem conquistar e chamar a atenção.
Cabelo liso: Demonstra controle, porém com seriedade. Ideal para pessoas com profissões mais rígidas, como advocacia ou cargos na área financeira.
Cabelo curto: Pessoas com personalidade forte e destemidas. Geralmente passam uma imagem de força.
Cabelo longo: Transmite a ideia de liberdade descompromissada, seja ela emocional, financeira, religiosa, entre outros.
Fio reto: A simetria dos fios indica que a pessoa é controlada, leva qualquer situação da melhor forma.
Cabelo desconectado: Com pontas para fora transmite alegria e dinamismo. É uma boa opção para quem trabalha com público.
Franja lateral: Direciona e suaviza a imagem de forma moderna. Quando se mostra parte da testa uma imagem de respeito é transmitida, porém de forma leve.
Franjinha para frente: Suaviza a imagem, mas remete a conceitos mais adolescentes. É uma boa opção para quem trabalha com crianças.
Testa a mostra: O visual impõe respeito. É bom para pessoas que precisam liderar – principalmente mulheres que trabalham diretamente com homens.
Topete: Passa a imagem de autoridade, força e determinação.
Fotos de transformações feitas de acordo com o estudo do visagismo
Personalidade da mulher
Mulher Esportista: Os cabelos devem ser curtos (práticos) ou longos cortados em linha reta. Fio bem irregular, ideal para rosto redondo devido ao volume na parte superior; sem a franja cria mais distância do queixo à testa. Com maior volume superior, é possível dar o efeito de rosto oval mais comprido. Cabelo bem desfiado de forma irregular, ideal para uma esportista prática, do tipo lava e pronto!
Mulher Romântica: Cabelos ondulados ou cacheados. Para cabelos muito crespos, é necessário fazer um relaxamento e cortar as pontas com um leve repicado; o uso de franja reta não é aconselhável, apenas alguns fios desiguais. Em cabelos lisos, é necessário fazer um suporte e cortar repicado, valorizando as ondas adquiridas; pode-se usar franja de qualquer maneira ou comprimento. As ondas devem ser feitas de baixo para cima. O rosto é pequeno, por isso deve ter volume na parte superior do cabelo, para o rosto ficar maior, mais alongado.
Mulher Elegante: Os fios devem ser curtos ou longos, retos ou repicados e sempre bem cuidados. Cabelo ideal para rostos em formato de pera ou triangulares (queixo fino e estreito e a parte superior mais larga). Para amenizar os traços do rosto, joga-se uma franja na parte superior, para disfarçar (diminuir) a parte maior do rosto, deixando o queixo livre e criando um equilíbrio. Esse corte é bem desfiado, curto e com volume; o repicado começa da orelha para baixo.
Mulher Sexy: Cabelos repicados, longos e com volume. Estilo capa de revista. Este tipo de cabelo é ideal para formatos de rosto oval ou comprido, pois a franja diminui a distância entre a testa e o queixo, deixando o rosto com formato mais redondo. O volume lateral também contribui para que o rosto tenha efeito mais arredondado. O cabelo é bem desfiado, em pontas, texturizado.
Mulher Tradicional: Cabelos lisos, cortados em linha reta e sempre arrumados. O corte Chanel, com ou sem franja, na altura do queixo ou dos ombros é o mais tradicional. Deve ter uma franja; longa na parte frontal com repicado nas laterais e nuca; a parte superior tem fios mais retos. É um cabelo com variações, que se pode jogar tanto para frente quanto para trás. Ideal para rosto quadrado, pois tem muito movimento, por ser desfiado na nuca.
Mulher Dramática: Fios desestruturados, ousados, algumas vezes extremamente alinhados, com cor. Cabelos repicados nas laterais, de curto a comprido, com mais volume na parte superior e lateral da cabeça. Penteado irregular na franja, dando um ar diferente, não certinho. É o tipo de cabelo ideal para pessoas com formatos de rosto longo e queixo quadrado, que necessitam de movimento no cabelo para suavizar os traços.
Mulher Artística: Cabelos desestruturados, assimétricos com cores extravagantes. Fios bem desafiados, com a parte superior mais curta. A franja é cortada na diagonal do curto ao comprido na lateral, cobrindo metade do rosto, o que lhe dá um efeito mais arredondado. Cabelo ideal para rostos ovais e compridos.
Fonte: delas.ig.com.br / johnnyoliveirastudio.blogspot.com.br
Artigos Relacionados