Para qualquer noiva escolher o vestido de casamento não é tarefa fácil e não seria diferente para as mulheres com curvas. Existem modelos com renda, sem renda, com saia volumosa, saia evasê, modelagem sereia, estilo princesa, fluído, decotes de todos os tipos como o tomara que caia, decote V, decote canoa e é comum ficar em dúvida.
Se você quer saber as dicas para minimizar ou disfarçar alguma coisa, podemos mostrar, mas não que você tenha que se tolir de usar o vestido que sonha. No casamento da “Persefone”, da novela Amor a Vida por exemplo, o vestido de noiva escolhido foi um tomara que caia, tinha saia com volume e ela ficou linda! Na verdade você precisa mesmo é se sentir confortável e bem no vestido, que ele seja o dos seus sonhos e que você se sinta linda dentro dele.
Mas assim como qualquer outro tipo de look plus size, algumas tecidos e modelos devem ser evitados e com os vestidos de noiva não é diferente. Mas para quem faz questão de ver as dicas para um vestido que enalteça a sua beleza e esconda o que você não deseja mostrar vamos às dicas:
A escolha do tecido
Para a noiva que deseja disfarçar outra dica é um vestido mais estruturado, o tecido é muito importante nessa hora, o shantung, o crepe, o zebeline e o tafetá de seda encorpados são boas opções, principalmente quando o modelo do vestido possui recortes.
Cuidado com os tecidos brilhantes eles refletem a luz e dão a impressão de que o corpo tem mais volume. Os bordados em demasia causam o mesmo efeito, opte pelas pedrarias apenas nos detalhes. Dentre os tecidos fluídos a seda e o chiffon marcam muito, por isso devem ser evitados.
Como escolher o modelo ideal
Quanto a modelagem a princípio a que deve ser evitada por todas é a modelagem sereia, vai marcar a cintura, o quadril e não disfarçar nada do que você deseja esconder. A modelagem mais indicada é a saia evasê, (soltinha) ou a modelagem império (saia em A) solta abaixo do busto que alonga a silhueta.
Detalhes, apliques, bordados
As noivas plus size devem evitar babados, franzidos, aplicações de flores na região do busto ou abdômen. Esses detalhes vão chamar atenção justamente para a área que você deseja disfarçar. Isso pode ser usado se você tiver busto pequeno e quadril largo, ai chame a atenção para o busto e equilibre a silhueta. Mas evite apliques e brilhos na região da cintura.
Como disfarçar volume no abdômen
As noivas que têm volume maior na parte frontal do abdômen e sem cintura. Neste caso o modelo ideal é o que tenha um recorte logo abaixo do busto, e saia evasê fluída com tecidos leves. A saia evasê não vai marcar a barriga e vai disfarçar o volume.
Decote ideal para busto grande
Quem tem muito busto deve evitar os modelos tomara que caia que não dão sustentação e os com alças finas que podem marcar o ombro. O decote V é a grande pedida para alongar o colo e disfarçar seios grandes. O mesmo decote vale para as costas, vai causar o mesmo efeito de alongamento.
Como disfarçar o volume dos braços
Para as que possuem braços mais cheinhos, devem optar por um vestido com meia manga ou bolerinho que pode ser com tecido levinho fluído para dar mais charme ao vestido. O tamanho ideal para a manga é ¾ a não ser que você vá se casar durante o inverno.
Noiva plus size baixinha
As noivas plus size e baixinhas devem evitar os modelos plissados, recortes horizontais, modelos com corpete e cauda longa, para não achatar a silhueta. O indicado é um modelo com decote V que alonga e saia evasê, modelagem império, aquele que a saia é soltinha logo abaixo do busto e forma o desenho A . Evitar também a calda longa, ela vai achatar a silhueta.
O tamanho ideal do vestido
Naturalmente o vestido longo é o mais indicado, é mais elegante e alonga. Mas se você deseja se casar com um vestido curto, nada impede. Basta que o comprimento seja no máximo até 4 dedos acima dos joelhos se você estiver com as pernas em dia, se não o comprimento indicado é o 4 dedos abaixo do joelho. Vale lembrar que para um vestido curto, opte por um modelo mais discreto, minimalista, com poucos detalhes, decote V, saia evasê ou império. Nada de modelo muito apertado ou muito curto. No caso de vestido curto é importante que o sapato tenha o peito do pé livre.
Escolhendo o véu
Os véus também oferecem um grande leque de possibilidades, indo dos mais curtos aos maxi, que vão além da saia. Aqueles com comprimento na altura dos ombros, sem muito volume, combinam com todos os tipos de vestidos. Considerando o formato do rosto que é mais ‘redondinho’, o com caimento nas laterais é a melhor opção para dar um efeito afinado à face.
O acessório merece um destaque especial, podendo conter brilho e pedrarias. “Evite apenas os modelos muito compridos, eles achatam. Cabelos com volume na parte de cima dão a impressão de um pescoço mais longo e também destacam o rosto”, adverte Letícia.
Arranjos, joias, grinaldas e penteados
No caso de opte pelas grinaldas discretas. O cabelo preso é o mais indicado por deixar o pescoço livre. Outra opção é o penteado de lado ou semi-preso. Evite o cabelo solto todo solto principalmente se o seu cabelo for longo, para não achatar o visual.
Luvas longas são lindas e delicadas, mas deixam evidentes as gordurinhas do braço e se puder evite.
Tome cuidado com a combinação: brincos longos + decotes alto, pois essa combinação achata o pescoço.
A escolha dos sapatos
O tamanho ideal para o salto nº 5, ele garante o conforto e que você qualquer noiva possa chegar ao final da festa sem ter que tirar os sapatos. Outra dica é que tenha o peito do pé livre, assim ele vai dar o efeito de alongamento.
Agora que você já sabe todas as dicas, veja uma seleção das mais lindas fotos de modelos de vestido de noiva Plus size que trouxemos para você se inspirar!
Artigos Relacionados