Sabe quando você está super animado para mudar o visual da sua casa, escolhe um cor de tinta em meia a outras centenas na paleta e finalmente você pinta maravilhosamente bem as paredes. Algum tempo depois, começa a aparecer micro fissuras e rachaduras pequenas por toda a parte. É um terror!
Sinto dizer mas paredes de alvenaria tem muito disso, principalmente se o ambiente faz divisa com área externa. O calor e frio dilatam os materiais e essa fissuras começam a aparecer com o tempo. Não muito o que fazer, elas vão se sobressair sobre a pintura.
Mas existem algumas tintas que evitam essa dor de cabeça. São as tintas emborrachadas, bem famosas no mercado por evitarem trincas pequenas e evitar que a umidade e o mofo prejudiquem a parede. Não é das opções mais baratas e claro, vamos fazer nossa versão caseira de tinta emborrachada.
Para que serve as tintas emborrachadas?
Basicamente, as tintas emborrachadas vieram para solucionar principalmente a impermeabilização de fachadas e áreas externas, evitando as pequenas fissuras que levam a infiltrações e mofo.
Muitas pessoas usam em áreas internas também para evitar que a parede fique com aquelas rachaduras pequenas que parecem teias de aranha. Além do mais, as tintas emborrachadas são laváveis e duram bastante.
Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, diversas marcas comercializam como o nome de tintas elastoméricas flexíveis, que acompanham a movimentação dos materiais onde ela é aplicada.
Dá para fazer uma tinta emborrachada caseira?
Como sempre, buscamos algumas alternativas caseiras mais acessíveis e que tenha um bom resultado. Já testei essa tinta em algumas áreas e funcionou muito bem, principalmente na impermeabilização.
As fissuras pequenas da parede foram cobertas quase que por completo. Algumas rachaduras maiores foram corrigidas abrindo a rachadura e cobrindo com massa acrílica.
Vale ressaltar que fazer tinta caseira não é nem uma coisa de outro mundo. É muito fácil fazer e existem até soluções ecológicas e de baixo custo com um resultado muito bonito. Se você não tem condições de adquirir uma tinta comercial para pintar a sua casa, é mais do que recomendado que você faça a sua própria e deixe sua casa bonita e do seu jeito. Capricho e cuidado conta muito!
Veja também: Como pintar uma parede passo a passo
Com fazer a sua tinta emborrachada caseira
O processo é simples. Vamos usar materiais impermeabilizantes comuns e que muita gente tem sobrando aí na sua casa. É bem parecida com outra receita que passamos aqui de tinta caseira impermeabilizante.
O primeiro ingrediente (e o principal dele) é a massa acrílica. Sim, aquela mesma massa que a agente usar em áreas externas para corrigir rachadura na parede. Ela vai ser uma base para a nossa tinta. Só não use massa PVA, ela não é indicada para áreas externas e não tem resistência a umidade.
Vamos usar também cola branca pva. Ela vai garantir mais elasticidade da tinta. E se você tiver também aí disponível na sua região, vamos usar o liquibrilho ou brilho-extra incolor.
O brilho-extra é uma base acrílica para você misturar em tintas para que ela fique com brilho e também seja mais resistente a água. Isso garante a possibilidade de limpar a parede com água caso suje.
E por último, usaremos a bisnaga de cor da sua preferência. Misture as cores que quiser e do jeito que gostar mais. É a hora mais divertida!
Separe os ingredientes e vamos pintar!
Ingredientes:
- 4 kilos de massa acrílica;
- 400ml de brilho-extra acrílica;
- 200ml de cola pva;
- Bisnaga colorida;
- Água até dar ponto (em média, 4 litros de água).
Modo de preparo:
Em um balde grande, coloque um pouco de água. Misture bem para que não fique com grumos.
Adicione o brilho e a cola e vá misturando a água até ficar com a textura ideal para aplicar a tinta com um rolo de lã.
No final de tudo você pode adicionar as bisnagas de cor da sua preferência. Só atente para fazer uma quantidade de tinta que sobre, porque se você precisar fazer mais, dificilmente irá conseguir reproduzir a mesma cor.
Aplique pelo menos 3 demãos para garantir um resultado mais forte na parede e criar uma película emborrachada.
A dica de hoje é essa e se você fizer aí na sua casa, deixa um comentário aqui de como ficou!
Quer aprender outras receitas de tinta caseira?
Artigos Relacionados