Um método tão antigo de pintura que dificilmente podemos saber a época em que foi criado. E não, você não leu errado pois hoje vamos aprende a fazer tinta de leite para pintar madeiras e dar aquela textura vintage nos móveis.
Se você achou estranho uma tinta feita de leite, fique tranquilo que até hoje esse método é usado para pintar principalmente móveis de madeira de forma natural e quase nada de resíduos tóxicos. Ela também é conhecida com tinta de caseína, que é uma proteína do leite que conseguimos extraído a coalhada do leite integral.
Reza a lenda que a técnica de fazer tinta caseira usando leite remonta aos egípcios e cá entre nós, as artes tem durado mais de 4 mil anos! Então podemos dar uma chance para ela entrar no nosso portfólio não é mesmo?
Onde posso usar a tinta caseira de leite?
A tinta de caseína é ideal para pintar móveis em madeira e dar o aspecto envelhecido e fosco tipo pátina. Você pode mesclar cores, lixar e pintar novamente até conseguir o visual desejado. Ela é muito versátil e fácil de aplicar!
Você também pode simplesmente dar um acabamento fosco liso com algumas demãos, dando um aspecto mais moderno. Então você pode ficar livre para escolher a sua técnica preferida e dar o resultado final que quiser.
E para não fugir dos ingredientes naturais, é possível no final de tudo aplicar uma esponja com um pouco de óleo mineral em toda a madeira para impermeabilizar fazendo as vezes do verniz. E claro, ela suporta também o verniz tradicional no final do processo.
Tinta de leite caseira (tinta de caseína) – como fazer passo a passo
Materiais necessários
- 2 litros de leite integral
- 1 copo (200ml) Cal hidratado
- Corante em pó da sua preferência
- 3 colheres de sopa de vinagre branco
- Pano de prato fino ou pano de gaze
Modo de preparo
Coalhando o leite
Primeiro de tudo, precisamos deixar o leite em uma panela em temperatura ambiente. Coloque o vinagre e mexa bem.
Faça esse processo à noite e na manhã seguinte você já pode separar a coalhada do leite. Ele vai ficar todo “talhado”, do mesmo modo que fazemos queijo.
Separe a coalhada
Forre com um pano um coador grande ou escorredor de macarrão para facilitar a separação da coalhada para a nossa tinta caseira. Esprema bem e separe essa massa de leite que acabamos de conseguir.
Misturando tudo!
Em recipiente, coloque o cal hidratado e misture com 1 copo de água. Misture até formar uma massinha branco e bem líquida.
Adicione a nossa coalhada já limpa e espremida na mistura de cal. Você pode usar um mixer ou liquidificador para agregar bem essa mistura.
Depois de misturado verifique a textura da tinta. Se ficar muito grossa e pastosa, adicione mais um pouco de água. O resultado final deve parecer uma tinta acrílica branca na consistência.
Filtragem final da nossa tinta caseira
Para finalizar, passe a tinta em um coador fino, pano ou um coador de café. Esse processo vai tirar qualquer grumo ou resíduo da coalhada que não misturou direito e vai deixar a sua tinta perfeita e lisinha.
Pigmentando a nossa tinta de leite
Agora é a hora divertida, vamos criar as cores!
Adicione pigmento em pó ou o que você tiver aí disponível. Se você quer usar um pigmento 100% natural, essa é a hora.
Misture e pronto, sua tinta caseira de leite está pronta para uso!
Veja também:
- Tinta caseira para piso de cimento gastando menos de 15 reais
- Tinta caseira para madeira feita com farinha. Dura mais de 5 anos!
- Tinta caseira para piso de cimento gastando menos de 15 reais3 receitas de tinta caseira para crianças
- Aprenda a fazer uma tinta impermeabilizante caseira
- Como fazer tinta de parede caseira
Como guardar e armazenar
Se você fizer uma quantidade maior desta tinta, o ideal é colocar em um pote com boa vedação e colocar na geladeira. Ele fica com um cheiro esquisito se ficar em temperatura ambiente mesmo estando em boas condições de uso.
Guardado na geladeira, é só misturar bem e utilizar novamente. Simples assim.
Como falamos acima, a tinta de caseína ou tinta de leite é ideal para moveis de madeira e também acabamento rústico e vintage. Basta lixar bem entre uma demão e outra e dar o seu toque artístico especial. A criatividade fica por sua conta. Abaixo, algumas inspirações em móveis que foram trabalhados com esse tipo de tinta caseira. O resultado fica excelente!
Achei muito interessante esta tinta, pois vi no Discovery Home&Health(do velho ao novo),e fiquei encantada…
É sim Solange, o resultado fica muito bonito!
Posso servir alimentos em pratos de madeira pintados com essa tinta?
Não é recomendado Luiz. Se você quer impermeabilizar um prato de madeira, faça da mesma maneira que se faz em tábuas de corte. Use óleo mineral comprado na farmácia, aplique na madeira com um algodão (faça de 2 ou 3 aplicações). Ele ajuda a impermeabilizar e você pode lavar ele sem que a madeira absorva a água. Fica a dica. 😉