Um belo prato, delicioso e muito requintado. Procure usar ingredientes de ótima qualidade, isto é fundamental. . Fica a sugestão do Oba para uma surpresa e comemoração do tipo aniversários, dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais ou apenas porque você quer comer bem!
A carne é crua – Steak Tartare, ele que também conhecido como Beef Tartar, o Steak Tartare é um prato de carne picadinha, primeira qualidade, sem vestigios de nervos ou gorduras.
Sempre feita no momento de servir, ele é temperada com ingredientes fortes, como cebola, cebolinha, alcaparras, cornichons, entre outros. Claro que estes ingredientes sofrem alterações, como a retirada de algum ou a adição de outros. Imutável é o fato de sempre ser acompanhado de gema de ovo, também crua.
Não vamos passar a quantidade exata de temperos, deixando a seu gosto o uso de mais ou menos algum deles. O Steak Tartare não requer muita habilidade, mas aqui cabe uma observação. Vocês podem usar carne moída, mas o certo é picar a carne “na ponta da faca”. OK?
Basta utilizar duas facas e bater compassadamente na peça de carne, até conseguir a textura desejada. Para este prato, procure não moer tanto. Com este método, o sabor é totalmente superior ao com já carne moída.
Foto: www.petitgastro.com.br
Ingredientes
Ingredientes (para 4 pessoas)
- 600g de filé mignon
- 50g de alcaparras
- ½ cebola roxa picada finamente
- 50g de pepino em conserva
- 2 colheres de sopa de mostarda Dijon
- Cebolete ou salsinha
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- Tabasco
- Sal
- Pimenta do reino
- Azeite
- gemas de ovos
Modo de Preparo:
Pique a carne com duas facas, como explicado. Misture com os outros ingrediente, menos as gemas. Molde no formato que desejar. Com o auxílio de uma colher pequena, abra uma cova em cima e deposite as gemas. Sirva imediatamente.
Fontes: obagastronomia / www.petitgastro.com.br
Dicas
– Disponha a carne picada em um recipiente sobre gelo, isso manterá a carne sob uma temperatura ideal e segura.
– Corte todos os ingredientes como (cebola, cebolinha, alcaparra, pepino) em pedaços bem pequenos, e isso é essencial para não sobressair a carne. Pense que a cebola estará “in natura”, e comer algum pedaço maior e cru não será nada agradável.
– Junte os condimentos como (mostarda, molho inglês, tabasco, sal, pimenta do reino) e misture bem. Finalize com o azeite.
Para acompanhar o steak tartare, batatas fritas, batata chips e uma salada são boas e opções tradicionais.
Artigos Relacionados