A sopa ou caldo de mocotó é uma iguaria tipicamente brasileira e muito apreciada em praticamente todas as regiões. Quem gosta de apreciar um chop nos bares tradicionais, o caldinho de mocotó é uma presença garantida nesse lugares.
Assim como muitos pratos típicos brasileiros, a sopa de mocotó remonta a época do Brasil colônia onde os escravos aproveitavam os miúdos e partes “menos nobres” do boi para se alimentar. A feijoada é um exemplo típico assim como a sopa de mocotó.
A sopa de mocotó é rica em colágeno
O que pouca gente sabe é que a sopa de mocotó é rica em colágeno, proteínas e aminoácidos essenciais ao nosso organismo e fundamental para a saúde dos ossos e articulações.
Muita gente se beneficia da sopa de mocotó também para suprir minerais e principalmente o colágeno nos tratamentos de osteoporose e outros problemas nas articulações. Por ser uma receita bem antiga, essa dica é passada de geração em geração e sim, tem lá seu fundo de verdade. Mas claro, não substitui a tratamento médico, é apenas um complemento nutritivo e saudável na nossa alimentação.
No aspecto gelatinoso do mocotó é possível encontrar diversos nutrientes essenciais a nossa saúde como:
- Vitaminas A, D, E e K
- Antioxidantes
- Colágeno
- Gorduras boas que o corpo necessita
- Zinco
- Cálcio
- Fósforo
- Magnésio
- Potássio
Por isso a sopa de mocotó é considerada um superalimento que ajuda na saúde como um todo. Ajuda a emagrecer pois possui poucas calorias em relação a outros alimentos, dando maior saciedade. Além disso, o mocotó ainda ajuda a melhorar a saúde da nossa pele, cabelos e fortalece o nosso sistema imunológico.
A osteoporose
De acordo com especialistas do Hospital Albert Einsten, a osteoporose é a condição na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços. Essa doença atinge principalmente as mulheres acima dos 50 anos.
O corpo absorve e substitui o tecido ósseo constantemente. Na osteoporose, a nova criação óssea não acompanha a remoção da camada óssea anterior.
O tratamento inclui medicamentos, dieta saudável e exercício de levantamento de peso para ajudar a prevenir a perda óssea ou fortalecer os ossos já fracos.
Por isso que o nosso caldo de mocotó é importante para ajudar a repor essas vitaminas que o corpo precisa.
Como fazer a sopa de mocotó
Para quem não conhece, o mocotó é extraído do tutano dos ossos do boi, geralmente da parte dos pés e tornozelos. É possível encontrar em qualquer supermercado em pacotes já limpos e cortados.
Ingredientes para o mocotó
- 1 pacote de mocotó em pedaços (aprox. 1kg)
- 4 tomates picados
- 1 cebola grande picada
- 1 pimentão verde picado
- 5 dentes de alho picados ou ralados
- 1 colher de sopa de pimento do reino
- 1 colher de sopa de colorau
- 2 folhas de louro
- 1 colher de chá de cominho
- Azeite para fritar
- 4 colheres de sopa de vinagre
- 1 xícara de chá bem generosa de coentro picado ou cheiro-verde
- 1 ½ litro de água
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Primeiro, lave os pedaços de mocotó, escorra e deixe de molho e deixe de molho dentro da água com vinagre ou limão por meia hora.
- Escorra bem o mocotó, e em seguida escalde o mocotó em água fervente por 10 minutos. Descarte essa água.
- Na panela de pressão, refogue a cebola e o alho. Em seguida, coloque o mocotó para dar uma fritada e selada. Essa “apertadinha” na carne faz toda diferença no resultado final, o sabor fica outro!
- Quando o mocotó ficar tostadinho nas extremidades e a cebola estiver um pouco dourada, acrescente o pimentão e o tomate. Refogue bem e coloque o restante dos temperos e por fim, a água.
- Cozinhe na pressão por aproximadamente 1 hora.
- Retire a pressão, abra a panela e adicione o restante dos temperos verdes como o coentro ou o cheiro verde. Acerte o sal e engrosse o caldo se precisar.
Pronto! Sopa de mocotó supernutritiva para se deliciar e ainda repor os nutrientes essenciais ao nosso organismo.
Você pode comer com mandioca cozida ou arroz branco. Fica uma delícia!
Artigos Relacionados