Mesmo em um mercado imobiliário mais aquecido como o que vivenciamos hoje nessa época praticamente de já pós-pandemia, a preparação de um imóvel pode trazer grandes benefícios à medida que você prepara sua casa de condomínio em Curitiba para a venda.
Comprar uma casa não é apenas uma decisão financeira importante, mas também altamente emocional, exigindo que os compradores visualizem como seria realmente viver em uma nova casa.
À medida que você se prepara para vender sua propriedade, prepará-la é um processo que pode ajudar os compradores em potencial a imaginar sua própria vida no local sem distrações.
O que é home staging e como pode ajudar na venda do seu imóvel?
O home staging é o processo de deixar sua casa pronta para vender, tornando-a o mais vendável possível.
Se você não “preparou o terreno” adequadamente antes que os compradores em potencial vissem sua casa, pode ser mais difícil para eles verem todo o seu potencial e imaginar como sua vida se encaixaria naquele espaço.
Ao limpar, organizar, estilizar e simplificar a sua casa – ou contratar um profissional em home staging para fazer isso – você pode destacar as melhores características da propriedade e oferecer uma tela em branco para os compradores visualizarem seu futuro.
Como aplicar o home staging na sua propriedade?
Alguns proprietários de apartamentos para vender em Curitiba optam por contratar uma imobiliária profissional, enquanto outros podem pedir ao seu corretor de imóveis para ajudar a preparar a residência.
Se você quiser fazer isso por conta própria, pode tirar proveito das melhores práticas de home staging listadas a seguir, concentrando-se em sete áreas principais:
1. Objetos em excesso
Os compradores em potencial vão querer ver se sua casa está bem cuidada, e um espaço bagunçado provavelmente irá fazer com que eles desistam da ideia.
Além disso, muita desordem pode sufocar uma sala e torná-la menor. O espaço é um dos melhores bens da sua casa, e você quer ter a certeza de exibi-lo.
Livrar-se de qualquer lixo que você possa ter acumulado permitirá que o comprador se concentre no espaço em si, sem ser sobrecarregado por muitos itens pela casa.
Considere vender tudo que lhe sobra em uma venda de garagem ou brechó – real ou virtual – e coloque os lucros em seus custos de fechamento, que geralmente estão entre 6% e 10% do preço de venda da sua casa.
Não fique tentado a simplesmente esconder sua desordem nos armários; muitos compradores desejam espaço de armazenamento, e armários que estão cheios a ponto de estourar podem dar a impressão de que falta armazenamento.
2. Despersonalização
Retratos de família, iconografia religiosa e até sinais de seus animais de estimação podem dar aos compradores em potencial a sensação incômoda de que estão andando na casa de outra pessoa, e não em seu futuro lar.
Embora possa ser bom para a casa de condomínio parecer um pouco habitada, é melhor dar a impressão de que os atuais proprietários podem ser qualquer pessoa.
Isso permite que os compradores em potencial imaginem seus próprios pertences na casa sem pensar muito sobre os atuais residentes.
Alguns de seus pertences também podem enviar sinais sobre seu estilo de vida ou experiência para compradores em potencial e, por causa de seus preconceitos pessoais, impactar quantas ofertas você recebe ou o preço de seus lances.
Quaisquer decorações, bandeiras ou outros significantes da temporada também devem ser descartados. Esses itens não são apenas uma distração, mas também datam imediatamente todas as fotografias incluídas quando você lista a casa.
3. Limpeza
Todo comprador quer uma casa limpa. Uma limpeza profunda – incluindo tapetes e áreas que você raramente toca, como paredes e tetos – sinalizará que a casa está pronta para morar e demonstrará que você cuidou excepcionalmente de sua casa.
4. Neutralização
Sua casa pode ser tão colorida quanto sua personalidade, mas os compradores em potencial podem não compartilhar seus gostos.
Como parte dos esforços de preparação de sua casa, você pode considerar a possibilidade de repintar as paredes com cores neutras e aconchegantes que qualquer comprador possa achar atraente.
Quando necessário, retoques na pintura também podem fazer com que a sala pareça mais acabada.
5. Reparação
Embora a inspeção residencial provavelmente descubra quaisquer problemas de segurança ou sérios danos à casa que precisem ser reparados, mesmo o desgaste diário pode ser motivo de preocupação para os compradores em potencial.
Reparar pequenas imperfeições, como arranhões ou buracos na parede causados por decorações suspensas, pode ajudar a revitalizar sua casa e aumentar seu apelo visual.
6. Iluminação
Uma casa bem iluminada é aconchegante e convidativa e ajuda os compradores em potencial a ter uma noção completa do tamanho do espaço.
A luz natural também é um ótimo recurso a ser destacado, então considere abrir suas cortinas e persianas para fotos e passagens.
Para salas mais escuras que não recebem tanta luz, você pode pensar em adicionar iluminação adicional para exibições.
7. Melhore o exterior
A primeira coisa que os compradores em potencial veem ao chegar à sua casa é o exterior, portanto, mantê-la limpa e bem cuidada pode causar uma boa primeira impressão.
Um gramado aparado, superfícies externas lavadas a pressão, janelas limpas sem rachaduras e uma entrada de automóveis sem carros, brinquedos e equipamentos podem contribuir para a atratividade da propriedade.
A vegetação também pode ser boa, mas certifique-se de remover todas as plantas mortas (tanto internas quanto externas) da propriedade antes que os compradores em potencial comecem a passear.
Vale a pena fazer o home staging?
Vender uma casa já é um processo complicado e estressante, então é natural questionar a importância de tarefas “opcionais” como o home staging.
No entanto, mesmo ajustes relativamente pequenos na aparência de sua casa podem ter um grande impacto em quantas ofertas você recebe – e pode até mesmo ajudá-lo a vender sua casa mais rapidamente.
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