A saia é a peça mais feminina do guarda-roupa das mulheres, ela é eclética e pode ser usada em diversas ocasiões e lugares. Existe uma saia adequada a cada mulher, a cada evento, e a mulher fica muito mais charmosa e feminina usando saia. E podemos dizer que a saia longa é queridinha das mulheres.
A saia longa pode ser feita em tecidos lisos, nos estampados florais, animal print, com qualquer outra estampa ou tecido. E é natural que eles mudem de acordo com as estações, pois elas podem ser usadas o ano inteiro. Seja como for elas tem o seu lugar de destaque na hora de produzir o look com uma peça tão atemporal.
Pode parecer fácil usar uma saia longa, ela tem vários fatores a favor como te de dar uma alongada, de afinar a silhueta, mas se for usada com a cor, à estampa ou com uma combinação errada pode estragar o look. Por isso, selecionamos algumas dicas de com usar saia longa de acordo com o seu tipo físico e partir daí, compor vários looks para o seu dia a dia, vamos lá?
Saia longa para quem tem quadril largo
Cores – Procure usar saias com os tons escuros e se for usar estampa prefira as com fundo escuro e estampas menores e para combinar na parte de cima, prefira cores mais claras, se possível que combine com alguma cor da estampa da saia, para destacar a parte de cima e fazer com que visualmente a parte de baixo, o quadril fique equilibrado.
Tecido – Evite tecidos que causem volume ao quadril, para isso prefira os que não armem, os fluídos, as malhas, os que tenham bom caimento.
Modelagem – Fuja das saias drapeadas, franzidas demais, com muito tecido, ou qualquer que modelo que arme muito. Aposte na modelagem reta, mais sequinha, ou com envase leve.
Como usar – Combine com blusas mais estruturadas ou que tenham detalhes nos ombros, pois deixará seu quadril mais proporcional ao corpo.
Saia longa para baixinhas
Cores – Só existe regra apenas para quem está acima do peso ou tenha quadril largo, que vale o mesmo que a dica acima siga a dica anterior e opte por tons escuros e cor lisa. Se você é baixinha, mas tem proporções equilibradas, não tem uma regra para as cores. A dica é usar o mesmo tom da saia na blusa, assim você consegue alongar a silhueta.
Tecido – Também não existe regra para as magras, procure usar o tecido adequado a cada hora do dia ou ocasião.
Modelagem – Atenção à posição da cintura, que deve ser colocada abaixo do umbigo para alongar.
Como usar – Se for usar cinto, dê preferência que tenha o mesmo tom da cor da saia, assim como a blusa com o mesmo tom para não dividir a silhueta. Os colares compridos também ajudam a alongar.
Evite saia longa com babados, as de cintura baixa e com o comprimento arrastando no chão, isso tudo vai te deixar mais baixinha ainda. A melhor maneira de usar é com a cintura no lugar, sem babados ou volumes e com o calçado aparecendo para dar harmonia a silhueta.
Saia longa para quem tem ombros largos
Cores – Neste caso para mudar o ponto focal dê preferência a usar cores claras na saia, estampas grandes com fundo claro e cores mais escuras na blusa, ai a atenção vai para saia.
Tecido – Aposte nos tecidos mais encorpados, ou os que criam volume, isso vai ajudar a aumentar o quadril igualando a parte inferior com a superior.
Modelagem – As modelagens com pregas, plissados, franzidos ou envase amplo, são uma boa opção. Escolha modelos que dê corpo à saia, com mais tecido, mais rodados mais volume, isso vai ajudar a equilibrar o visual.
Como usar – Diferente de quem tem quadril largo, a ideia é chamar toda atenção para essa parte e não escondê-la. Então, nada de blusas chamativas, com detalhes nos ombros coloridas ou estampadas, opte por blusas lisas, de cores escuras e mais “sequinhas”. Aposte nas cores fortes, no drapeado ou um cinto mais baixo, no quadril, para mudar o foco.
Saia longa para gordinhas
Existem mulheres gordinhas que são mais finas em cima, corpo pera, ou mais fina em baixo, corpo triangulo invertido, ou as que são proporcionais, corpo ampulheta. E as mesmas regras acima se aplicam a vocês também.
Cores – O monocromático ajuda a alongar, isso não significa que você tem que usar só preto, pode usar com, só prefira combinar os tons mais escuros. As estampas pequenas com fundo escuro também são mais adequadas.
O tecido – Opte pelos sem muito volume e com tecidos mais finos para dar caimento e não “armar”.
Modelagem – prefira os modelos de caimento leve e solto, como o envase, por exemplo, e evite qualquer modelagem que faça o corpo parecer mais volumoso, como franzidas ou plissadas.
Como usar – Use a saia com cós sempre acima do umbigo, caso contrário à saia pode criar um visual “achatado”. Combine com uma blusa mais soltinha, de preferência com decote V e meia manga. Assim, consegue-se um visual bem mais equilibrado. Se usar blusa mais justa use por dentro da saia.
Os acessórios como os slippers e sapatilhas, assim como sandálias rasteirinhas, dão um toque descontraído e moderno ao visual; enquanto os sapatos de salto alto ajudam a alongar a silhueta, ideal para o look mais elaborado.
Veja também:
Eu adoro saias. Tenho um monte de tudo quanto é cor. Sempre que vejo uma que me agrada, compro. Mas, N U N C A consigo usar. Acho que fico super esquisita! Não sei usar saio! 🙁 Já li e reli tudo quanto é artigo para aprender como usar, mas não consigo acertar. Que pena!
Olá Angela, que pena mesmo. Porque a saia é uma ótima opção para todos os climas do ano. Além de ser uma peça super charmosa e feminina, então acho que você poderia testar na frente de espelho, tentar as combinações com suas peças e com os calçados variados também. A sugestão é que você faça várias combinações, registre e depois veja as fotos, ai você vai poder avaliar e ver as que mais gosta. A partir daí você vai ter salvas os looks preferidos. Que tal? Vale a pena tentar, uma vez que você já tem tantas saias que pode vir a usar. Obrigada pela visita e pelo comentário, beijos :*