Uma receita de sabão caseiro sem soda é um dos pedidos que mais fazem aqui no site. Um dos motivos é para quem está começando a fazer sabão em casa e tem ainda um pouco de medo de manusear estes ingredientes, principalmente a soda cáustica.
Por isso, procuramos uma receita de sabão caseiro que não precisa usar soda e nem óleo vegetal. É muito simples e rápido de fazer porque você não vai precisar ficar mexendo e misturando aquele tempão até dar o ponto ideal do sabão.
Do que vamos precisar para fazer o sabão sem soda?
Essa receita leva sabão de glicerina em barra, que vamos usar como base, açúcar, álcool e vinagre. A seguir vamos ver com mais detalhes.
Barra de sabão de glicerina
A ideia aqui é usarmos uma base pronta glicerinada que vai ajudar a fazer o nosso sabão caseiro. Nada mais é do que o conhecido sabão em barra de glicerina. Na prateleira do supermercado é barra de sabão que é transparente e clarinha.
Na barra de sabão já tem tudo que você precisa para dar o ponto do sabão. Já foi feito a saponificação com soda e óleo vegetal. Então você não vai precisar manusear nada de soda caustica e nem óleo na mistura do sabão.
Açúcar cristal
Isso mesmo, açúcar! Basicamente porque o açúcar é um ingrediente não alcalino e na composição com os outros materiais da receita ajuda a não agredir a pele e ainda ajuda a dar um brilho a mais nas panelas e louças.
O álcool
O álcool já é um ingrediente comum nas receitas de sabão porque reage bem com os óleos presentes na composição das barras que vamos usar. Além disso, o álcool ajuda a endurecer o sabão muito mais rápido e ainda deixa ele com aquela aparecia translucida.
Como estamos fazendo barras de sabão com base de glicerina, o álcool age perfeitamente na composição para deixar as nossas barras clarinhas e bem duras, ajudando o sabão não ficar derretendo toda vez que a gente usa.
O vinagre branco
Não é novidade em receitas de limpeza que o vinagre esteja sempre presente. Ele ajuda a deixar as roupas mais brancas, tira o cheiro de mofo e ajuda a retirar manchas amareladas e difíceis de sair.
Se você usar algum tipo de vinagre com essência como hortelã ou alecrim, depois que o seu sabão estiver pronto, o cheiro vai ficar muito mais presente e perfumado.
Aprenda também:
- Sabão líquido caseiro feito com óleo de cozinha reciclado
- Como fazer sabão caseiro em barra com óleo de cozinha usado
- Com fazer sabonete líquido caseiro utilizando barra de sabão
- Sabão caseiro feito na garrafa pet
- Sabonete caseiro de cúrcuma para o rosto – Clareia a remove manchas da pele
- Com fazer o sabão Castela, feito 100% com azeite de oliva
Preciso usar essência?
Não é obrigatório usar essência na sua receita, fica a seu critério. Já com o álcool e o vinagre, o cheirinho já fica agradável.
Se você quiser, pode colocar algumas gotas de essência de lavanda, limão, hortelã ou alguma outra da sua preferência.
Receita do sabão caseiro sem soda e sem óleo
Ingredientes:
- 2 barras de sabão de glicerina vegetal;
- 400 ml de água fervendo;
- 400 gramas de açúcar;
- 250 ml de álcool a 46%. Álcool comum encontrado no supermercado;
- 50 ml de qualquer vinagre branco.
Como fazer:
- Rale as barras de sabão em um ralador com escamas mais larga.
- Coloque o sabão ralado em uma panela e em banho-maria, coloque a água quente e o açúcar. Esquente até derreter em fogo baixo. Mexa bem com uma colher de pau para que não grude no fundo da panela.
- Quando estiver tudo bem derretido, retire a panela do fogo e coloque em uma bancada.
- Adicione o álcool e vinagre na mistura aos poucos. Vá mexendo bem enquanto adiciona. Nessa hora você pode adicionar algumas gotas de essência se quiser.
- É normal que a mistura comece a criar uma espuma por cima.
- Coloque o sabão em recipientes de plástico, garrafas cortadas ou moldes de silicone.
Dicas
Depois que você colocar o sabão nas formas, vai ficar uma espuma por cima. Coloque um pouco de álcool 70 em um borrifador e aplique nas bolhas do sabão. Essa espuma vai dissipar quase que por completo e suas barras vão ficar mais cristalinas e bonitas.
Deixe o sabão nas formas até o dia seguinte ou até perceber que as barras já estejam bem duras. Desenforme e corte em pedaços, se preferir.
Para guardar, sempre embrulho os pedaços em plástico filme e guardo no armário da lavanderia.
Artigos Relacionados