Sabão caseiro feito na garrafa pet

A receita mais simples de sabão em barras caseiro.

Além de ser muito mais econômico fazer o sabão de barras em casa, essa receita é uma ótima alternativa para reciclar aquele óleo de cozinha usado que costuma ir pro lixo.

Se você acompanhou a outra receita de sabão caseiro em barras que fizemos a um tempo atrás, sabe bem que o processo de mistura é um pouco demorado. São no mínimo 30 minutos mexendo bem a mistura até dar o ponto do sabão para que ele solidifique bem.

Portanto, a vantagem dessa receita de sabão feito na garrafa pet é a possibilidade de fazer uma pequena quantidade, e ir usando conforme a sua necessidade. E claro, sem ficar mexendo tanto tempo a mistura.

Antes de fazer a nosso sabão, lembre-se de usar os materiais de proteção como luvas e óculos de proteção. Vamos usar a soda cáustica para que altamente corrosiva e pode queimar a nossa pele e olhos.

Sabão caseiro feito na garrafa pet

Materiais necessários

  • Uma garrafa pet de 2,5 litros vazia para nossa mistura
  • Óleo de cozinha usado
  • Álcool comum de supermercado
  • Soda caustica em escamas
  • Água para dissolver a soda

Modo de preparo

Primeiro de tudo, precisamos esquentar um pouco de água para dissolver a soda. São 250 a 300ml de água bem quente, mas não fervendo. Adicione aos poucos 12 colheres de soda caustica na água e misture bem.

Atenção: Adicione sempre a soda na água aos poucos e nunca a água quente direto na soda. Essa inversão pode ferver o produto com muita violência, fazendo espirrar soda para todo lado!

Agora, você precisa esquentar o óleo usado no total de 1 litro. Não precisa estar muito quente, senão você não vai conseguir segurar a garrafa depois, ok?

Coloque o óleo na garrafa pet vazia com ajuda de um funil e a metade da soda dissolvida. Feche a garrafa e misture bem agitando a garrafa. Você vai perceber que a garrafa esquenta um pouco, isso é normal. O que você precisa fazer é abrir um pouco a tampa para deixar sair o excesso de vapor para prevenir que a garrafa estoure.

Em seguida, adicione o resto da soda e mais 50ml de álcool. Feche novamente e mexa bem a garrafa por 20 minutos. Faça intervalos para abrir a garrafa para ir saindo um pouco da pressão.

Coloca um música e vá sacudindo a garrafa!

Depois desse tempo, você vai perceber que a cor da mistura fica diferente. Agora, você pode adicionar a mistura em vasilhas, caixinhas ou moldes de silicone.

Se preferir, nem precisa retirar da garrafa, mas quando o sabão solidificar, você vai ter que cortar a garrafa para desenformar o sabão.

Resultado do sabão em barras quando curado em formas. Depois que eles estiverem duros, basta cortar com a faca no tamanho desejado.

Tempo de cura

O sabão vai precisar descansar por alguns dias para solidificar, e isso vai depender muito da sua região e da temperatura. Minha cidade é bem quente e geralmente demora 10 dias para ficar bem durinho. Em regiões mais frias é mais rápido.

Veja também

Dica

Eu adoro o cheirinho de sabão caseiro! Mas para quem gosta de variar os aromas, é possível adicionar a sua essência preferida juntamente com o álcool na mistura.

Da mesma maneira que também é possível adicionar outro tipo óleo como os de coco, macaúba, carité, por exemplo. Assim, ele fica menos agressivo às mãos. Se você adicionar outras gorduras, diminua da quantidade de óleo usado até dar a quantidade exata. Entretanto, é importante não diminuir a quantidade de óleo, mantendo sempre 1 litro ou um pouquinho mais. Soda em excesso pode ficar muito forte e ressecar demais a pele no uso diário. Já com óleo a mais, não vai ter esse problema.

Outro detalhe importante: Não use para lavar o seu pet. Os nossos bichinhos possuem a pele muito sensível e o sabão caseiro resseca muito a pele deles.

E você, tem alguma receita de sabão para reaproveitar o óleo da sua casa? Compartilha com a gente!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.