E finalmente uma receita que muitos pedem aqui no site, uma receita de whey protein caseiro!
Principalmente para quem está malhando e precisando ganhar massa muscular, o whey protein é um dos suplementos mais indicados para bater suas metas no consumo de proteínas. O que não é muito legal é o preço que raramente você consegue encontrar um pote de whey por menos de R$80,00.
Será que dá para substituir o whey protein por uma alternativa mais barata? Sim, é possível achar um substituto provisório para você bater sua meta de proteínas e ainda economizar uma graninha no final do mês. O whey protein caseiro que vamos fazer tem apenas uma base, ou seja, apenas 1 produto como fonte saudável, de baixo carboidrato e rico em proteína vegetal. Outros adicionais são opcionais e servem mais para dar sabor ao nosso whey. Separe os ingredientes que depois vamos ver em detalhes cada parte da nossa receita!
Ingredientes:
- Extrato de soja ou proteína de soja texturizada (500mg)
- ½ pacotinho de Gelatina diet ou suco diet(opcional)
- 200g de cacau alcalino em pó(opcional)
- 4 colheres de adoçante xilitol.
Com preparar o whey protein caseiro
Primeiro, você precisa escolher uma base proteica de qualidade que pode ser o extrato de soja ou a proteína de soja. Nessa receita a base escolhida foi o extrato de soja em pó, praticamente já pronto para consumo faltando apenas misturar o sabor. Se você for usar a proteína de soja, é necessário triturar no liquidificador antes até ele virar um pó.
O que é o extrato de soja em pó
O extrato de soja nada mais é do que o grão puro sem adição de outros ingredientes preservando assim a maior parte nutricional da soja. Sendo assim, ele é uma excelente fonte de proteínas, fibras, vitaminas (B1, B2, B6 e E) e minerais (ferro, cálcio, magnésio e potássio).
E uma vantagem do extrato de soja em pó é o baixo teor de calorias e rico em proteínas. Por exemplo, a cada 30 gramas do extrato de soja você encontra em média 13 a 14 gramas de proteína e apenas 1,5 a 2 gramas de carboidratos totais. Muito bom dona sojinha!
Em geral, o extrato de soja em lojas de produtos naturais ou até mesmo nos mercados, costuma custar em média um R$15,00 reais. Então, se você bater 2 colheres de sopa dele (uma média de 30g) por dia, você já tem um ótimo complemento proteico mais barato que o whey protein tradicional.
Por que usar o suco diet, cacau em pó ou o xilitol?
Se você nunca provou o extrato de soja puro, talvez você tenha um choque ao sentir o sabor. Ele é bem ruim e muitas pessoas simplesmente não conseguem ingerir. Normalmente, ele é um produto sem nada de aditivos e a soja naturalmente tem um sabor residual bem característico e não é nada palatável. Se você usa-se ele em receitas, você quase não sente o sabor, mas como a nossa intenção é um suplemento, aí o bicho pega.
Você tem 4 opções para saborizar o seu whey protein caseiro:
- Suco diet do sabor da sua preferência
- Gelatina diet de qualquer sabor
- Cacau em pó
- Xilitol
Se você gosta de um sabor mais marcante para mascarar o sabor da soja, escolha um suco sem açúcar e misture no seu extrato. Meio pacotinho de suco ou gelatina em 500g de extrato já muda o sabor completamente, basta você dosar aí do seu jeito. Até 1 pacotinho de suco na mistura é aceitável.
Mas claro, tem o fato também dos sucos e gelatina terem corantes e conservantes e se você faz questão de se manter longe desses produtos, use o cacau em pó. Ele é saudável e você adiciona uma fonte calórica de qualidade na sua mistura.
Só um detalhe:
- Existe o cacau em pó adoçado(não é achocolatado!), aquele que vem na caixinha. Se você adicionar ele, sua mistura estará pronta e você não precisa mais colocar nada.
- Se você usar o cacau alcalino, ele não tem açúcar e tem um gosto mais forte. Aí nesse caso, você pode colocar um pouco de adoçante xilitol ou estévia para melhorar a palatabilidade.
- Se você puder investir um pouquinho mais, opte pela proteína isolada de soja. Ela tem muito pouco gosto residual, mais concentração de proteínas e menos carboidratos. É considerado um equivalente à proteína isolada do leite.
Sendo assim, basta você misturar o acompanhamento de sabor da sua preferência e variar os sabores do seu whey. Realmente, fica bem barato essa nossa mistura e você consegue facilmente fazer pelo menos meio quilo dele por menos de vinte reais.
Quais as vantagens de se consumir o whey protein?
Como vocês sabem, o suplemento proteico ajuda a você a complementar a ingestão de proteínas diária. Se você está em processo de emagrecimento por exemplo, ele ajuda a você ganhar mais massa muscular enquanto perde gordura, mas claro, isso aliado a uma dieta balanceada e exercícios físicos.
O whey protein tradicional é extraído do soro do leite que geralmente sobra dos processos de fabricação de queijos e iogurtes. É uma base extremamente poderosa de proteínas e quando ela é isolada no processo de fabricação, retira-se as gorduras e carboidratos e o resultado é um concentrado protéico de alto valor nutricional.
Veja também:
- Dieta do Shake:Menos 4 kg em 15 dias com shake
- Conheça a dieta da Joice Hasselmann que a fez emagrecer mais de 20 kg!
- Exercícios para emagrecer e perder barriga fazendo casa
Você pode usar o why protein para:
- Estímulo do crescimento muscular;
- Apoio nas dietas de perda de peso;
- Estímulo para crescimento muscular;
- Recuperação pós-exercícios.
Dica final
Você sabia que é possível aproveitar o soro do leite aí na sua casa? Se você vai fazer uma ricota caseira, aproveite o soro do leite para fazer shakes e vitaminas proteicas!
Veja como fazer: Receita de ricota caseira com apenas 2 ingredientes
Amei as receitas .
Tenho 41 anos e queria uma receita para não perder a massa muscular.
Obg
Oi Vanuza, que bom que gostou!
Já passei dos 40 também já faz um tempinho😁 e é super importante fazer musculação e manter e manter a nossa dose diária ideal de proteínas. Assim a gente evita justamente essa perda de massa muscular.
Melhorei muito em quase tudo na minha saúde depois que comecei a suplementar com whey e fazer exercícios todos os dias. É a duplinha que não pode faltar na vida de ninguém!