A berinjela é encontrada facilmente em qualquer feira ou supermercado do Brasil, e isso é muito bom! Além de ser um legume versátil para fazer diversas receitas, esse refogado tem diversos benefícios para a saúde, principalmente se você quer emagrecer se alimentando com comida de verdade.
Particularmente, sempre gostei de berinjela como antepasto para comer com torradas e biscoitos. Sempre vai bem quando bate aquela fome e tem pouquíssimas calorias.
Esse refogado de berinjela em específico, faço sempre aqui para comer no almoço e as vezes no jantar. Complementa bem a porção de legumes do dia ainda mais quando não dá tempo de fazer outra coisa para acompanhar. Tento sempre manter uma quantidade maior de legumes e verduras no prato com uma porção de proteínas e um pouco de arroz e feijão. Fica equilibrado, dá muita saciedade e tem funcionado dessa forma para emagrecer também.
Enfim, vamos para a receita e na sequência vou mencionar alguns benefícios da berinjela para a saúde. No nosso canal no youtube, temos a receita também descrita passo a passo. O maridão pilotou o fogão dessa vez e eu só ajudei na gravação.
Receita de berinjela refogada
Ingredientes:
- 4 berinjelas picadas em cubos
- 100 gramas de azeitonas picadas sem caroço
- 1 cebola grande picada
- 3 dentes de alho amassados
- 1 tomate grande picado
- 1 pimentão verde picado
- Azeite extra virgem para o preparo
- Pimenta do reino moída na hora e sal a gosto. (Se quiser adicionar mais temperos como cúrcuma, cominho, tempero baiano ou curry, fica a gosto de cada um , ok?)
Modo de preparo:
Em uma panela grande, coloque o azeite e frite a cebola até começar a dourar. Na sequência, junto o alho e frite mais um pouco.
Adicione o pimentão picado e as azeitonas. Refogue mais um pouco e já pode adicionar as berinjelas. Vai ficar bastante volumoso mais logo as berinjelas vão começar a desidratar e vai reduzir este volume. Tudo vai ficar bem no final 😊
Deixe em fogo médio para baixo para não queimar. Costumo não adicionar água nesse processo, apenas tomates (que pode ir junto com a berinjela) que já soltar o líquido necessário.
Já pode adicionar o sal e os temperos da sua preferência. Vá mexendo até elas ficarem mais escuras e macias.
E é isso, está pronto a berinjela refogada! Adicionando mais azeite, dá para comer fria mesmo com torradas, fica uma delícia também.
Como prometido, mencionei que iria descrever um pouco sobre os benefícios da berinjela:
1. Ajuda a controlar e prevenir o diabetes
Incluir berinjelas na alimentação pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e contribuir para melhorar a qualidade de vida de quem tem diabetes. Quem tem diabetes sabe que a alimentação é o principal fator no controle da glicemia e consumir alimentos rica em fibras ajudam muito a controlar a absorção de açúcar no corpo, que precisa ser lenta para evitar os temidos picos de glicemia.
Além disso, a berinjela possui muitos polifenóis que podem reduzir a absorção de açúcar e aumentar a secreção de insulina.
2. Ajuda a emagrecer
E uma coisa está atrelada a outra! Se você quer controlar a sua diabetes, manter o seu peso ideal é fundamental. E incluir receitas com berinjela na sua alimentação vai ajudar e muito se você quiser emagrecer.
Devido à grande quantidade de fibras e por ser um alimento com poucas calorias e muita água, as berinjelas podem ajudar na perda de peso. As fibras ajudam a dar mais saciedade e melhora a digestão pois aumentam o tempo do esvaziamento gástrico. E claro, as berinjelas possuem pouquíssimas calorias!
3. Ajuda a diminuir o colesterol
O consumo de berinjela contribui para diminuir o colesterol ruim do organismo. Isso ocorre devido à presença de polifenóis, saponinas e glicoalcalóides, que têm ação de diminuir essa taxa. Além disso, o alimento possui muitas fibras solúveis, o que aumenta a produção de ácidos graxos de cadeia curta no cólon e reduz o colesterol no sangue.
4. Aumenta a imunidade
A presença dos polifenóis, que são poderosos antioxidantes, niacina, vitamina C e fibras ajudam a manter o sistema imunológico fortalecido. As fibras contribuem para uma microbiota intestinal saudável, o que também torna o organismo mais resistente e combater mais as doenças. Devido à presença de antioxidantes, o consumo de berinjela naturalmente preserva a imunidade aumentando as defesas do organismo.
5. Previne contra o câncer de cólon
Devido a grande quantidade de água e fibras, seu intestino com certeza vai funcionar muito melhor e você vai evitar ou até mesmo se livrar das constipações constantes e prevenir o desenvolvimento de câncer de cólon. A berinjela também possui substâncias como tripsina e ácido clorogênico, que têm ação anticancerígena.
Além disso, a berinjela é rica em antioxidantes, o que ajuda a combater os radicais livres do organismo. O alimento possui antocianinas, principalmente nasunina que também é responsável pela cor vibrante e bonita da berinjela. O legume contém fitonutrientes, o que inibe o crescimento das células cancerosas.
6. É boa para o nosso coração!
Rica em antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardíacas. Em um estudo, coelhos com colesterol alto receberam 10 ml de suco de berinjela diariamente durante duas semanas.
No final do estudo, eles apresentavam níveis mais baixos de colesterol LDL e triglicerídeos, dois marcadores sanguíneos que podem levar a um risco aumentado de doenças cardíacas quando elevados.
Veja também:
- Como baixar o colesterol
- Colesterol alto: 6 alimentos que ajudam a baixar o colesterol
- Shakes para reduzir o colesterol: 2 receitas amigas do coração!
Outros estudos demonstraram que a berinjela pode ter um efeito protetor no coração.
Em um estudo, os animais foram alimentados com berinjela crua ou grelhada por 30 dias. Ambos os tipos melhoraram a função cardíaca e reduziram a gravidade do ataque cardíaco.
Embora estes resultados sejam promissores, é importante notar o estudo atual está limitado a animais e em tubos de ensaio. Mais pesquisas são necessárias para avaliar como as berinjelas podem afetar a saúde do coração em humanos.
Fonte: https://www.healthline.com/nutrition/eggplant-benefits
Artigos Relacionados