Tem certo alimentos que a gente acha gostoso mas sabermos bem que o consumo regular não faz muito bem para a saúde. A mortadela é um deles. Aquele pãozinho francês quentinho com uma mortadela fatiada no lanche é uma delícia! E se eu te falar que existe uma receita de mortadela caseira que não leva conservantes e nem amido? Sim, existe e vamos aprender a fazer passo a passo.
A gente sabe bem que os embutidos têm uma diversidade grande de sais, conservantes, nitritos e nitratos que consumidos regularmente aumentam as chances do desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Por isso, o lanchinho com estes embutidos como a mortadela, salsichas e salames devem consumidos só de vez em quando. Não tornar um hábito já é uma grande coisa e a nossa saúde agradece, certo?
Na época que nem tudo era ultraprocessado…
Entretanto, esses alimentos nem sempre foram produzidos assim. Os salames coloniais, por exemplo, eram feitos apenas com temperos e sal e não levavam conservantes. Eram defumados ali mesmo, no cantinho do quintal com ervas e galhos do local. O mesmo para os presuntos, salsichas, linguiças e todos os embutidos que conhecemos.
E nem faz tanto tempo assim, aliás, eram mais comum os alimentos produzidos de forma artesanal do que os industrializados. Mas a indústria precisa criam alternativas que conservem os produtos por mais tempo e possa fica ali, na prateleira do supermercado a espera do consumo. Enfim, eram outros tempos.
O que eu quero explicar é que não nenhuma novidade fazer esses alimentos em casa. É até bem fácil de fazer e você sabe realmente o que está comendo. A mortadela caseira por exemplo, fica uma delícia, leve no sabor e não precisa de nenhum ingrediente complicado para dar a textura. Tudo natural! Bom né?
Como fazer mortadela caseira 100% natural
Em geral, a mortadela é produzida com carne suína (pernil) com uma porcentagem de gordura (ou toucinho) na receita. Entretanto, são comuns também as mortadelas de frango e peru. A receita que vamos fazer será de peito de frango e temperos.
A primeira etapa é cozinhar o peito de frango na panela de pressão com temperos. A dica é cozinhar o peito não desossado, confesso que fica mais gostoso. O trabalho a mais é somente desfiar depois de frio para tirar os ossinhos.
Ingredientes:
- 1 peito de frango inteiro sem pele
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- Pimenta-do-reino moída
- 1 colher de café de colorífico
- 1 pitada de cúrcuma
- 2 envelopes de gelatina sem sabor
- Sal a gosto
Modo de preparo
A primeira etapa é cozinha o frango na panela de pressão. Leve o frango para a panela com todos os temperos menos a gelatina. Coloque um pouco de água e cozinhe por 30 minutos.
Depois do frango já frio, desfie e retire bem os ossos. Reserve este caldo do cozimento, você vai precisar dele.
Preparando a gelatina
A gelatina será o ingrediente necessário para dar consistência a nossa mortadela caseira. Ela é um ingrediente natural e vai dar firmeza quando levarmos a geladeira. Dessa maneira, podemos fatiar a mortadela sem ela se quebrar.
Para preparar, encha meio copo de água em temperatura ambiente e despeje o pó da gelatina. Misture bem e deixe a água ser absorvida. Via fica bem durinha. Reserve e vá para a próxima etapa.
Batendo o frango no processador
Agora precisamos processar bem o frango até ele ficar uma pasta. Coloque o frango no processador e bata bem no modo pulsar. Adicione um pouco do caldo do cozimento para facilitar o processamento.
Depois de bem batido, aqueça a gelatina em banho-maria até derreter e acrescente no frango. Bata novamente até misturar por completo.
Prove o sal e veja se está a seu gosto. Se quiser, nessa hora você pode adicionar mais temperos. Fica a seu critério.
Finalizando a mortadela caseira
Agora, precisamos levar a nossa mortadela de frango caseiro à geladeira para ela ganhar a consistência ideal para podermos fatiar.
Coloque em copo grande de plástico ou isopor (tipo aqueles da Starbucks) ou em uma garrafa pet cortada na parte superior. Coloque o frango dentro e bata bem o fundo para a massa ficar bem “socadinha” e sem bolhas de ar.
Tape a boca com filme plástico e leve à geladeira até ela fica na consistência desejada. Umas 2 ou 3 horas já são o suficiente.
Desenforme com cuidado e você já poderá fatiar. Gostaram da receita? Compartilhe ou deixe um comentário!
Veja também:
Como fazer queijo caseiro
Dicas de sanduíches para verão: Lanches rápidos e com o pão adequado
Como fazer iogurte grego em casa com apenas 2 ingredientes
Link e referências:
QUERO APRENDER FAZE PAO DE PADARIA