Não há quem resista a um pastel crocante e quentinho. Pedido quase obrigatório nas idas às feiras, o pastel é um dos lanches mais consumidos do Brasil.
De origem chinesa, o pastel já aportou em terras brasileiras desde o tempo colonial e adaptado principalmente pela imigração Japonesa. Encontrou terras férteis e barrigas ávidas a uma nova guloseima e pronto, o pastel até hoje é o queridinho dos lanches Brasil à fora.
Mas vamos à receita, pois é isso que importa afinal. Não tem mistério, é só seguir os passos e as quantidades dos ingredientes. Você pode substituir a gordura hidrogenada por outro tipo de gordura como a banha de porco, por exemplo, ela é ideal.
Receita de massa de pastel crocante
Ingredientes
- 2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
- 1 colher(es) (sopa) de cachaça
- 1 colher(es) (sopa) de gordura vegetal hidrogenada
- 1/3 xícara(s) (chá) de água morna(s)
- 1 colher(es) (chá) de sal
- 1 colher(es) ( café) de fermento químico em pó
- 1 ovo
Modo de preparo
Comece misturando todos os ingredientes menos a água, que deverá ser acrescentada aos poucos até a massa soltar da mão. Quando isso acontecer, você deverá passar para uma pedra de mármore e sovar a massa por uns 15 minutos. Comece a abrir a massa, com a máquina de macarrão ou com o rolo. Ela deve ser bem esticada para ficar elástica e bem fininha. Coloque as tiras na pedra enfarinhada.
Coloque o recheio, dobre a massa, corte o pastel com o auxílio de uma forma própria, xícara, copo, ou até uma faca e aperte bem as bordas com a ponta dos dedos.
Frite em óleo bem quente e abundante. Deixe escorrer sobre uma grelha ou papel toalha. Uma dica: se não tiver papel toalha, pode usar aquele papel do saco de pão que também dá ótimos resultados.
Você poderá gostar de:
Receita de Pastel: Receita do eleito melhor pastel de feira de São Paulo
Receita de Rocambole salgado com de massa de pastel
Pastelão de forno
Sugestões de recheio
Aqui vai do gosto de cada um mesmo. Invente e se delicie, mas atenção, recheios muito molhados não combinam e podem estourar o pastel na hora de fritar.
– Carne: carne moída refogada, bem temperadinha, com pedacinhos de azeitona preta
– Calabresa: calabresa moída, refogada com cebola picada
– Pizza: mussarela raladaver vídeo temperada com orégano e pedacinhos de tomate
– Romeu e Julieta: queijo branco e goiabada (depois de frito, polvilhe com açúcar e canela).
Bom apetite!
Artigos Relacionados