Pra começar, eu costumo fazer geleias de vários tipos de frutas durante anos e anos. Aprendi com minha mãe, que aprendeu com minha avó e assim por diante. E a receita caseira de geleia de pêssego era uma das preferidas lá de casa.
A verdade é que não existe mistério em uma receita simples, fácil e que fique assim com o real sabor da fruta.
Todavia, algumas pessoas erram ou fazem diferente porque gostam de maior quantidade de açúcar que o ideal, ou porque gostam de especiarias em tudo, ou mesmo de queimar demais o açúcar.
Os detalhes é que fazem a diferença
Coisas que na minha opinião, o que conseguem fazer é roubar o sabor da fruta. Deixar a geleia com o mesmo gosto em todas as vezes que faz uma geleia com colie de frutas.
Eu já deixei aqui pra vocês de uma outra vez a receita da minha geleia de morangos. E essa vocês podem ver que não difere muito dessa. Tem até uma versão fit que leva a açúcar, que você pode ver aqui nesse link.
O processo é o mesmo, deixo ferver a água com o açúcar, deixo no ponto dos 5 pingos e adiciono a fruta e o suco de limão. E em poucos minutos lá vem o cheiro delicioso da fruta escolhida.
Ai alguns me perguntam, e para o abacaxi é igual? Sim, o que difere é que se a fruta estiver doce, você pode diminuir o açúcar, caso queira. E o abacaxi, já tem mais água do que o morango, e do que o pêssego, então eu diminuo a água.
Mas tudo depende se você quer ou gosta de uma geleia com mais ou menos líquido, se gosta com mais ou menos açúcar. Aí você faz e vai adaptando ao seu gosto com a experiência e de acordo com o que for melhor pra você.
Uma observação aqui na receita de hoje, é que eu não retiro a pele do pêssego antes de fazer a receita. Porque eu gosto assim, e o meu marido também. Mas se você quiser pode retirar. Existem algumas maneiras para isso.
Retirando a pele do pêssego (opcional)
Uma delas é ferver a água, higienizar o pêssego e colocar 1 colher de sopa de pouco de sal amoníaco, pôr em torno de 3 minutos, e você pega uma bucha de cozinha (nova), passa no pêssego e a casca vai soltando.
Se você for fazer esse processo pode ser com ele inteiro ou cortando pela metade e retirando o caroço. E depois retirando a pele, com a bucha ou com auxílio de uma faca.
Dessa forma você consegue retirar a pele e deixar o pêssego lisinho, seja pela metade ou inteiro.
Eu gosto com pele e tudo. Até porque não estou fazendo pêssegos em calda.
Então vamos à receita?
Receita caseira de geleia de pêssego
Você pode fazer dobrando a receita até o quanto queira.
Ingredientes
- 1 kg de pêssegos firmes
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de água
- Suco de 1 limão
Modo de preparo
- Faça a higiene dos pêssegos, corte em pedaços do tamanho de sua preferência, reserve. (se quiser pode fazer a retirada da pele como citei acima no texto).
- Em uma panela coloque a água e o açúcar misture bem, depois acenda o fogo.
- Deixe ferver, sem mexer, até criar bolhas pequenas em toda superfície a panela, mais ou menos por 4 minutos a 5 minutos.
- Coloque o pêssego e o suco do limão e misture tudo delicadamente.
- Deixe fervendo pôr em torno de mais 4 minutos e está pronto.
- Fervendo pouco, você vai deixar o pêssego mais firme. Se ferver demais, vai desmanchar.
Artigos Relacionados