Para um cabelo ser considerado saudável é preciso que ele não seja quebradiço e que os fios tenham resistência. Se os seus cabelos quebram com facilidade, o aspecto fica com um textura áspera, opaco e sem vida.
Perder cabelos todos os dias é normal, faz parte do nosso sistema. Agora, se você perceber que os fios do se cabelo partem, principalmente durante a escovação e lavagem. Para saber se é uma queda normal, perceba o aspecto dos fios. Se eles possuem raiz (aquele bulbo na extremidade do fio), isso é queda de cabelo. Se os fios são partidos/quebrados e sem raiz, o problema é outro.
A boa notícia é que os cabelos quebradiços são recuperáveis e mais fáceis de tratar. Por isso, separamos alguns hábitos que podem estar fazendo o seu cabelo quebrar mais do que o comum.
Por que os meus cabelos quebram? 5 principais motivos
O interessante é que os problemas mais comuns dos cabelos quebradiços são facilmente contornados apenas mudando alguns hábitos. Veja só:
Escovação errada dos cabelos
Sabemos que pentear os cabelos é importante para evitar que os fios embaracem, mas é preciso fazer da forma correta, veja:
- Nunca pentear com os cabelos molhados. Eles quebram com mais facilidade.
- Escovar os cabelos antes de lavar evita que os fios embaracem.
- Cabelos cacheados precisam de pentes com dentes largos.
- Comece sempre escovando de baixo para cima, ou seja, das pontas à raiz e vá subindo gradativamente.
Lavar o cabelo de forma errada
Lave com carinho e sem muita força. Quem vai fazer o papel de retirar a oleosidade e o excesso de sujidade é o shampoo e não a sua força.
Faça movimento circulares e leves e sempre use água morna e se possível, fria. A água quente demais estimula a produção de sebo do couro cabeludo e ainda enfraquece os fios.
Excesso de procedimentos químicos
Progressivas, descoloração e outros processos químicos retiram nutrientes e enfraquecem os fios. Sempre após algum procedimento químicos é importante manter um cronograma capilar para recuperar os cabelos, principalmente para repor nutrientes e hidratar.
Abaixo, algumas dicas de como seguir esse cronograma e recuperar os cabelos quebradiços:
- Guia do cronograma capilar: Aprenda a recuperar os seus cabelos
- Hidratação caseira para os cabelo ressecados
- Spray hidratante caseiro para os cabelos
Exagerar nos produtos modeladores e finalizadores
Evitar deixar o cabelo pesado pelo excesso de finalizadores é fundamental. Use sempre com cuidado pois o excesso deixa o cabelo pesado e opaco e enfraquece com o tempo.
Muita prancha e chapinha
Nosso cabelo não foi feito para aguentar tanta temperatura. Por isso existe produtos com proteção térmica para diminuir os danos aos fios. Se o seu cabelo vive cheio de cremes e finalizadores, sabe que a prancha pode até “fritar” os cabelos.
Portanto, use sempre o protetor térmico ao fazer prancha e não exagere nos cremes finalizadores.
Dormir com o cabelo molhado
Do mesmo modo que pentear os cabelos com os fios molhados não recomendado, dormir com eles úmidos também não ajuda.
A fricção e atrito dos fios quando eles ficam molhados é muito maior e se você faz isso com frequência, a tendência é eles quebrarem muito e até mesmo evoluir para algum problema mais sério de queda de cabelo.
As vezes a solução é a tesoura…
Sim, cortar o cabelo ajuda principalmente se o cabelo está muito danificado e o processo de recuperação usando reconstrutores capilares não deram o resultado esperado.
E é coisa simples viu? Corte as pontas ou suba um pouco mais o corte e aposte em corte Chanel, por exemplo. Assim, o seu cabelo vai ficar com um aspecto mais bonito e dar tempo para você tratar melhor enquanto ele cresce novinho em folha.
Artigos Relacionados