Já se foi o tempo em que legging e camiseta surrada eram o suficientes para um dia de malhação. A moda fitness cresce e a cada dia acompanhando as tendências da moda, deixando a hora da malhação muito mais fashion.
Mas não é só na beleza que a moda fitness se destaca, a onda dos tecidos tecnológicos garantem muito mais conforto e eficiência na prática dos exercícios físicos. E isso não é coisa de ficção cientifica nem artigos com preços caríssimos, você pode estar usando um tecido tecnológico sem saber. Além de das peças estarem cada vez mais bonitas, tecnologias como easy-care, transporte de suor, secagem rápida, anti-bacteriano, anti-odor, tecidos com filtro Anti-UV entre outros já são encontrados com muito mais freqüência.
Agora se você adquiriu um dessas roupas, mas nem sabe o que significa o que está escrito na etiqueta, vamos explicar algumas das tecnologias mais usadas atualmente.
Tecidos tecnológicos mais conhecidos atualmente na moda fitness
Dry-fit, supplex ou Amni – Tecnologias que transportam o suor. Desenvolvido em poliamida texturizada a ar, proporcionando a rápida transferência de calor.
Supplex Power Energy – Semelhante à tecnologia anterior, porém com mais elastano que proporciona mais firmeza e compressão no corpo.
Tweedino – Power TouchT ou Savyon – Fabricadas com Poliamida e elastano em teares eletrônicos de ultima geração, proporcionam elasticidade, equilíbrio térmico e respiração, além de fornecerem proteção UVA e UVB.
Infra Emana – Contém minerais emissores de infravermelho longo, que penetram na pele e provocam bioestimulação. Isso proporciona melhoria no rendimento físico já que a distribuição do calor na superfície da pele fica mais homogênea, o que oferece o equilíbrio térmico do corpo em atividade física.
Fiandra Stripe – Facilita a liberação do calor. Composto por linho com material de maior durabilidade.
Dubay – 100% poliamida, material leve com secagem rápida. Não precisa passar.
Energy – Tecido com proteção UV, secagem rápida e alta resistência a cloro e sol. Ideal para prática esportiva ao ar livre.
Esses são só alguns das tecnologias existentes e claro, algumas são marcas registradas como a Dry Fit da Nike, mas que também são encontradas em marcas genéricas com o nome de Supplex por exemplo. Apesar da popularização desse tipo de material o preço ainda é um pouco maior do que os tecidos convencionais, por isso fique de olho nas etiquetas.
Fotos: Danibanani
Artigos Relacionados