Um dos ingredientes naturais mais incríveis que você pode usar na sua rotina de cuidados com a pele é a argila verde, seja em uma máscara facial caseira ou como base para outras receitas naturais.
Purificante, tonalizante faz um verdadeiro detox, e ainda por cima, ajuda a dar mais firmeza à pele do rosto. E é tão fácil utilizar a argila nas receitinhas de skin care que não tem motivos para você não utilizá-la.
De onde vem a argila verde?
A argila verde vem de várias partes do mundo e é bem comum de ser encontrada. Mas com certeza você deve ter ouvido falar mais da argila verde francesa, famosa na cosmética internacional.
A argila verde nada é extraída de fontes marinhas ou locais que possuem fontes termais. É daí que vem a coloração verde devido a seus minerais típicos desses locais e principalmente da flora marinha decomposta.
Além disso, minerais como óxido de zinco, potássio, magnésio, fósforo e vários outros compostos que fazem a argila verde um excelente aliado a saúde da nossa pele e também para o cabelo, como já falamos aqui anteriormente.
Quais os benefícios da argila verde para a pele?
Alguns estudos já revelaram que o uso da argila verde no rosto pode ajudar a controlar a proliferação de bactérias e também a combater acnes, inflamações e reduzir manchas e eczemas.
1. A argila verde ajuda a limpar os poros
Sim, a argila verde ajuda a limpar os poros profundamente a até mesmo clareia pequenas manchas no rosto.
A sujeira ambiental do dia a dia como a poluição e até mesmo a maquiagem que usamos, costumam deixar os poros obstuidos favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas. A argila verde faz aquele detox maravilhoso e devolve o viço da pele novamente.
2. Controla a oleosidade
Excesso de oleosidade nunca é bom para a pele do rosto assim como a pele seca demais também é prejudicial. A argila verde tem o a capacidade de equilibrar o ph natural da pele do rosto controlando o excesso de oleosidade.
3. Hidratar e acalmar a pele
Devido à quantidade de minerais que a argila verde possui, ele promove uma hidratação ao mesmo tempo que retira o excesso de sujeira que fica nos poros. E isso é uma tremenda vantagem ao usar um produto natural no rosto não é mesmo?
A máscara facial caseira de argila verde também ajuda a acalmar a pele e reduzir a vermelhidão.
Portanto, se sua pele é sensível demais, o uso da argila verde no rosto é uma boa opção para acalmar a derme e ainda controlar a irritação. Muitas pessoas que possuem rosácea costumam usar produtos que possuem argila verde na composição para controlar a irritação no rosto.
Máscara facial caseira de argila verde
A receita é muito fácil e rápida de fazer, basta misturar bem os ingredientes e aplicar logo em seguida. Faça somente a quantidade que irá usar para evitar desperdiçar a argila, pois ela seca bem rápido.
Veja os ingredientes:
- 1 ½ colher de sopa de argila verde
- 3 colheres de sopa de soro fisiológico
- 2 gotas de óleo essencial de sua preferência (opcional)
Como fazer e como aplicar no rosto
Em uma vasilha pequena, misture a argila com a água ou soro fisiológico.
O óleo essencial aqui é opcional, se você tem a pele muito sensível, por exemplo, usar uma base de alecrim ou hamamélis ajuda a dar um up na receita. Mas fica a seu critério o uso dele, ok?
Quando você conseguir uma consistência cremosa, aplique no rosto com ajudar de um pincel de make ou com os dedos mesmo.
Distribua em todo o rosto mas deixe a áreas muito próximas aos olhos de fora. A pele pode ficar mais ressecada nesses locais devido ao efeito detox da argila.
Aplique também na região do colo e pescoço.
Deixe agir na pele por uns 30 minutos e lave bem com água fria ou morna.
Com o tempo você irá perceber que a sua pele irá começar a ficar mais clara e sem manchas. As regiões com mais oleosidade (zona T) também irá ficar mais suave e equilibrada.
Com essa máscara facial caseira você vai conseguir:
- Remover manchas na pele;
- Controlar a oleosidade;
- Combater acnes e espinhas;
- Desintoxicar e limpar a pele profundamente;
- Acalmar e nutrir a pele do rosto.
Veja também:
Eu amo argila, passo sempre que posso!