Quando a pandemia do Coronavírus chegou de fato ao Brasil, a corrida por máscaras cirgúrgicas e de proteção disparou e como previsto, começou a faltar para a população e com fortes riscos de também desfalcar aos profissionais da saúde.
Poucos países produzem mascaras de proteção em larga escala e como o mundo todo enfrenta essa pandemia, fica mais difícil suprir a falta do produto em todos os lugares.
O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta alertou sobre o problema em entrevista coletiva e também publicou no seu twitter oficial, que é possível fazer a sua própria máscara de proteção caseira utilizando um tecido de algodão como “barreira protetora” contra o vírus.
Para fazer a sua máscara, você poderá usar um tecido de roupa qualquer como: Tricoline, o tnt que é facilmente encontrado em papelarias, ou qualquer tecido de algodão. E de acordo com o próprio Ministério da Saúde, “para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face, e não ser compartilhada com ninguém.”
Como fazer a sua máscara de proteção caseira
E para fazer a sua máscara é muito simples, basta ter um tecido de alguma camiseta velha, tnt ou tricoline. Selecionamos alguns tutoriais bem criativos para você fazer a sua.
Máscara de proteção sem máquina de costura
Esse modelo é o mais simples de fazer e não precisa de máquina de costura, apenas agulha e linha pois vai ser tudo manual.
Materiais:
- 1 peça de tecido de algodão, tricoline de preferência de 36cm por 26cm.
- Tesoura
- Régua
- Elástico de roupa
- Linha e agulha
Abaixo, você confere passo a passo como fazer:
Máscara de proteção caseira na máquina de costura
Se você quiser um modelo mais elaborado, o vídeo abaixo utiliza a máquina de costura para fazer a máscara. O modelo é diferente, é máscara em formato côncavo onde é preciso recortar o tecido em duas partes e costurar em seguida, veja:
Dicas para usar a sua máscara com mais segurança
- Uso no máximo por duas horas ou até perceber que o tecido está úmido por causa da respiração. A dica é você fazer mais de uma máscara para variar o uso.
- Não compartilhe sua máscara com ninguém, ela é de uso pessoal.
- Após o uso, lave sua máscara caseira com uma solução de água sanitária com água. Deixe de molho por 20 minutos e lave novamente.
- Ela precisa ter o forro com duas camadas de tecido para ser mais eficiente e funcionar como uma barreira contra p vírus.
Artigos Relacionados