A biodiversidade brasileira é um dos nossos tesouros nacionais. Para tudo existe uma planta, fruto ou raiz que traz inúmeros benefícios tanto na parte estética como para a saúde. E a manteiga de tucumã é uma dessas riquezas que vamos conhecer hoje!
Para quem não conhece, o tucumã é uma fruta parecendo o coquinho típica da região amazônica. Com elevado valor nutricional e coloração alaranjada, descobriu-se que a manteiga e extrato do tucumã é muito eficaz também para a saúde da pele e dos cabelos. Potência essa que rendeu até um apelido de “ácido hialurônico” da amazônia. Enfim, é só mais um ativo precioso dentre milhares da nossa amazônia!
De onde vem a manteiga de tucumã?
A manteiga de tucumã é extraída do caroço da fruta do tucumã. Contém elevados níveis de polifenóis e antioxidantes assim como ácidos graxos hidratantes.
Com a manteiga de tucumã, diversos produtos cosméticos derivam dele para o tratamento e hidratação da pele e também dos cabelos.
Se você viu nos últimos tempos falar um pouco mais dele, recentemente a Natura lançou um creme hidratante do tucumã que estimula o ácido hialurônico da nossa pele e reduz rugas e marcas de expressão.
É engraçado, mas no exterior existem inúmeras marcas de cosméticos que trazem a manteiga de tucumã para o cabelo em cremes, máscaras de hidratação e shampoos. No Brasil, onde o fruto é nativo, não encontramos tantos assim.
Dica: Entenda mais sobre o tucumã (descrição no Wikipédia).
Benefícios da manteiga de tucumã para o cabelo
- Proteção e fortalecimento dos fios: Pode proteger o cabelo dos danos. A manteiga de tucumã para os cabelos é repleta de polifenóis antioxidantes que combatem os radicais livres, dando mais proteção aos fios contra fatores externos e melhorando a elasticidade e força dos cabelos com o passar do tempo.
- Combate o frizz: por ser classificada como silicone vegetal natural, a manteiga de tucumã imita os atributos encontrados em produtos de silicone populares (ou seja, bloqueia a umidade e suaviza os fios) sem prejudicar os cabelos. Se você sobre com pontas duplas e cabelo “espigado”, a manteiga de tucumã no cabelo vai ser uma solução.
- Hidrata os fios: Devido a seu alto teor de ácidos graxos, o tucumã hidrata o cabelo sem obstruir os poros ou pesar o cabelo. Desse modo, os cabelos irão ganhar mais movimento e maciez proporcionado mais brilho. Aquele aspecto de cabelo saudável, sabe?
- Aumenta a vitalidade: a manteiga de tucumã contém uma infinidade de betacaroteno, fundamental para repor a vitamina A, essencial para cabelos saudáveis. A vitamina A repara e mantém o couro cabeludo úmido, auxiliando na produção da oleosidade natural, permitindo o crescimento dos fios e a retenção da umidade até as pontas dos fios. Ideal para os cabelos secos e crespos.
- Reparação dos cabelos danificados: Ajuda a nutrir o couro cabeludo, facilitando o crescimento do cabelo e revitalizando os que já estão danificados. O alto teor de ácidos graxos da manteiga de tucumã aumenta os níveis de umidade e maciez, o que dá brilho aos fios. Isso a torna uma boa opção para cabelos danificados que precisam de revitalização e reparação.
Podemos perceber que manteiga de tucumã tem um papel fundamental na saúde dos cabelos desde a raiz à reconstrução dos fios danificados. Se você costuma fazer o seu cronograma capilar seguindo todas as etapas, inclua a manteiga de tucumã na faze de reconstrução.
Posso usar a manteiga de tucumã em qualquer tipo de cabelo?
Sim pode, mas com algumas ressalvas quanto a regularidade.
Cabelos lisos
Sabemos que os cabelos lisos e com textura mais fina tem uma melhor concentração de umidade e oleosidade do couro cabeludo até as pontas dos fios. Ou seja, as gorduras do couro cabeludo chegam até as pontas com mais facilidade.
O uso diário pode não ser muito indicado pois os fios podem ficar pesados e sem muito movimento. Mas sim, você pode usar 1 ou 2 vezes na semana sem problemas, diferente dos cabelos secos e crespos, podendo-se usar todos os dias.
Cabelos crespos, secos e ondulados
Já para este tipo de cabelo, a oleosidade natural do couro cabeludo chega com mais dificuldade até o couro cabeludo e por isso, as pontas são mais secas. E como os cabelos precisam manter a umidade natural, a manteiga de tucumã é ideal para repor hidratação e manter a oleosidade e umidade até as pontas dos fios.
Por isso, você pode usar a manteiga de tucumã no cabelo com mais frequência, ou até mesmo usar ela in natura como finalizador nas pontas dos fios.
Veja também:
Detox caseiro com argila para os cabelos – aprenda a fazer passo a passo
Banho natural para os cabelos para crescimento, força e brilho
Como fazer uma manteiga de babosa para tratar e modelar os cabelos
Top 30 cortes para os cabelos cacheados
Como usar a manteiga de tucumã no cabelo
Na grande maioria, você irá encontrar a manteiga de tucumã pura. Se esse for o caso, você verá que ela é bem durinha e consistente. É necessário que ela esteja líquida para pode aplicar nos fios, por isso é só fazer um banho maria antes de usar.
O ideal é misturar a manteiga de tucumã já derretida com algum óleo vegetal, o de coco ou de argán. Assim, você consegue espalhar melhor nos cabelos melhorando até mesmo a absorção pelos fios.
Você poderá usar também a manteiga de tucumã junto com alguma máscara de hidratação ou base neutra. Assim você consegue uma mistura “turbinada” do tucumã.
Recomendação de uso:
Para os cabelos extremamente secos ou danificados.
- Aplique nos cabelos e use uma touca.
- Deixe agir por 30 minutos.
- Lave em seguida com água morna ou fria.
- Finalize como de costume.
Usando a manteiga pura:
Se você tiver a base pura 100% de tucumã, pose-se usar ela apenas esfregando nas mãos para que ela derreta um pouco e aplicar nas pontas dos fios. Ele devolverá o brilho e deixará os cabelos macios e com mais movimento.
Finalizando
Uma dúvida comum que aparece aqui nos comentários quando abordamos os tratamentos naturais para o cabelo é a questão da oleosidade. Será que o cabelo ficará muito oleoso e pesado?
Depende muito mas a manteiga de tucumã é leve e não costuma deixar o cabelo pesado demais. Mas vale o bom senso ao usar para cada tipo de cabelo. Cabelos lisos podemo ficar pesados se você usar com muita frequência. Mas se os fios estiverem danificados, por exemplo, isso provavelmente não irá acontecer.
Já para os cabelos crespos, o tratamento com o tucumã pode ser usado com mais frequência, já que os necessitam mais dessa oleosidade. A medida que os fios se recuperam, diminua a frequência de uso e veja como o seu cabelo se comporta.
Artigos Relacionados