A ciência já nos revelou que o nosso corpo é um verdadeiro ecossistema que reside milhões de bactérias dos mais variados tipos, extremamente necessárias ao bom funcionamento do nosso corpo. E para obtê-las, consumir iogurte probiótico é uma das melhores opções.
Essas nossas “amiguinhas” são cultivadas a adquiridas através de uma boa alimentação e principalmente com bons probióticos naturais.
Uma das melhores fontes de probióticos naturais vêm alimentos fermentados como o iogurte, o kefir e das conservas naturais. O problema é que muita gente possui intolerância à lactose e consumir os iogurtes acabam sendo bem prejudiciais.
Preciso sempre usar leite de vaca para fazer iogurte?
Embora seja bem fácil fazer iogurte a partir do leite de vaca integral (já compartilhamos uma receita de iogurte natural bem fácil aqui no site), ela não é a única fonte para fazermos os nossos probióticos. Podemos usar grãos e cereais fermentados que são excelentes fontes de vitaminas e minerais e não perdem em nada em probióticos naturais para o iogurte tradicional.
Receita de Iogurte de coco caseiro sem lactose
E a receita de hoje é simplesmente fantástica e deliciosa! Não possui lactose e ainda incrementa uma mistura fermentada a base quinoa que é conhecida como rejuvelac, um probiótico natural extremamente saudável. Ou seja, nosso iogurte caseiro é 100% vegano e tem apenas 2 ingredientes: polpa de coco verde e rejuvelac. Calma que no final eu explico como é que se faz esse rejuvelac para adicionar aí na suas receitas, ok?
Ingredientes do iogurte de coco probiótico
- 400g de polpa de coco verde
- ½ xícara de rejuvelac
- Adoçante stévia ou xilitol (opcional)
Separe também um pote de vidro bem esterilizado com água quente para usarmos na receita.
Modo de preparo do iogurte de coco
Em um processador ou liquidificador, coloque a polpa de coco e o rejuvelac. Bata por uns 3 minutos até ficar com uma textura bem cremosa. Se ficar muito durinha, adicione um pouquinho de água de coco e bata novamente.
Agora vamos fermentar o nosso iogurte de coco. Coloque a mistura no pote de vidro já limpo e esterilizado e tampe com um papel toalha preso com um elástico ou pano limpo respirável.
Coloque em um local escuro e deixe lá por 24 horas. Você vai perceber que ele está pronto quando ver algumas bolhas de ar dentro dele. Fica parecendo um fermento de pão e o cheiro claro, é de iogurte.
Viu como é fácil? Agora é só misturar e adicionar o seu adoçante preferido (ou não) tampar e guardar na geladeira.
E como eu faço esse tal de rejuvelac?
Como mencionado antes, o rejuvelac nada mais é que uma bebida probiótica feita a partir da germinação e fermentação de grãos ou cereais (como linhaça, quinoa, trigo, chia, milho, centeio, aveia e painço) adicionado à água filtrada.
Muitos falam que ele é o “elixir da juventude”, porque ajuda na digestão, aumenta a imunidade, contribui para a destruição das bactérias nocivas do intestino, é fonte de vitaminas do complexo B e E, auxiliando na eliminação das toxinas do organismo e prevenindo o envelhecimento precoce.
Para fazer o rejuvelac, vamos usar as sementes de chia que são bem fáceis de encontrar em todo o Brasil.
Vamos 4 colheres de chia para a nossa receita.
Com fazer o rejuvelac
O primeiro passo é “acordar as nossas sementinhas” para poder soltar a germinação e por fim, a fermentação.
- Lave bem as sementes de chia e coloque em pote de vidro esterilizado e seco e cubra de água até uns 3 dedos da boca do pote. Tampe com um paninho fino preso com elástico e deixe em um local escuro por 12 horas.
- Depois desse tempo, lave novamente as sementes e deixe em uma peneira tampada com pano ou papel toalha escorrendo por aproximadamente umas 12 horas. Você vai perceber que as semetinhas vão começar a germinar. Essa é a hora da fermentação.
- Coloque no pote de vidro novamente e cubra de água da mesma maneira que você fez inicialmente. Tampe com um pano e deixe fermentar por 24 horas. Depois desse tempo seu rejuvelac estará pronto. Em locais mais frios, nessa fase talvez precise de mais tempo, umas 48 horas já são o suficiente.
- Agora é só coar e guardar o líquido na geladeira. Esse é como se fosse um yakult caseiro poderoso.
Atenção: Não descarte as sementes. Adicione água novamente e deixe por mais 24 horas que você vai ter uma nova dose de rejuvelac!
E é isso pessoal, essa foi a nossa receita de iogurte caseiro de coco sem lactose, 100% vegano e probiótico. E ainda de quebra aprendemos a fazer o rejuvelac, um fermentado nutritivo super importante para a nossa saúde.
Não deixe de fazer aí na sua casa, sua saúde e da sua família agradecem!
Artigos Relacionados