Em casa, fazendo minhas barrinhas de proteína caseira me veio a mente de como os produtos segmento de saúde e fitness cresceram e melhoraram nos últimos anos. Whey protein, barras de proteína, suplementos e uma infinidade de produtos que visam melhorar o desempenho nos treinos e em muitos casos, ajudar na saúde e no processo de emagrecimento.
Quando resolvi me aventurar em fazer em casa minhas barras de proteína, foi por um motivo bem simples. Sou muito alérgica! E quando eu digo alérgica é a quase tudo, desde uma lista enorme de medicamentos à corantes, aromatizantes e os mais variados cheiros.
Para a maioria das pessoas, os ingredientes presentes nessas barrinhas e outros produtos industrializados, não fazem mal algum (mas há controvérsias). Pra mim já é mais complicado e me fez ler com muito mais atenção o rótulo dos produtos que consumo.
Enfim, ao invés de me restringir no consumo dos produtos que gosto, tentei criar minhas versões caseiras com o que eu posso comer. Ainda bem que o Whey protein sem sabor não me faz mal, porque ele é importante quando estamos precisando ganhar um pouco mais de músculos. Proteína e exercícios são saúde pra vida toda!
Barrinhas de proteínas fazem diferença na sua vida?
Considero as barras de proteína (ou barrinha de whey como ela é muito conhecida) como um coringa da corrida diária para quem não tem muito tempo. Todo mundo tem aquela vontade de comer um doce, principalmente ali, pelo meio da tarde. E se você está fazendo dieta, sabe que essa vontade vem forte!
As barrinhas suprem essa necessidade de doce, repõe um pouco de proteína para você e sim, tira a vontade de açúcar. Ter sempre alguma barrinha na bolsa ajuda você a focar mais e não ir atrás de comida e doces quando está longe de casa.
Para você ter uma ideia, uma barrinha de aproximadamente 30 gramas tem por volta de 10g de proteína e umas 120 calorias. Dá pra enganar a fome bem né?
No meu caso, não como sempre. Meu trabalho é totalmente home office e se eu preciso me ausentar durante o dia todo ou sair da minha cidade, levo algumas barrinhas comigo para essas emergências.
Veja também: Bolo Low Carb com Whey Protein e também aprenda a Whey Protein caseiro por menos de R$ 20,00! Aprenda a fazer concentrado de proteínas
Como fazer barrinhas de proteína caseira
Uma das preocupações quando a gente pensa em fazer algum alimento saudável é dosar muito bem a quantidade diária. Não adianta você sair fazendo um monte de receitinha e passar o dia todo “beliscando” porque a quantidade de calorias suas vai aumentar e você precisa se atentar nas suas principais refeições. Não passar fome nas refeições principais e não exagerar nesses “beliscos” durante o dia faz toda a diferença quando você quer emagrecer.
Pensando nisso, para fazer minha barra de proteína caseira eu pensei nos seguintes ingredientes.
Ingredientes:
- 1 ½ xícaras de Aveia em flocos ou farelo de aveia:Misturar os dois na mesma medida fica uma textura legal.
- 1 xícara de Whey protein: Aqui você adiciona o whey da sua preferência, com sabor ou não..
- 1 Banana nanica amassada: Vai ajudar a dar liga, textura dulçor.
- ⅓ de xícara de Mel natural: Substitui o açúcar e ajuda a dar consistência. Você pode abrir mão do mel se preferir.
- ½ xícara de Farinha de linhaça.
- ½ xícara de alguma castanha ou nozes bem picadinhas.
- ¾ de xícara do seu mix de frutas secas como mirtilos, tâmaras, cranberries ou uvas passas.
- Uma pitada de sal ajuda a realçar o sabor das frutas.
Modo de preparo:
Para preparar suas barrinhas de whey é muito simples. Em um refratário, forre papel manteiga.
Misture todos os ingredientes em uma vasilha e depois coloque nesse refratário. Vá amassando e compactando bem até ficar bem duro. Usei o fundo de um copo para fazer isso.
Depois disso, leve à geladeira para dar uma firmada. Corte no tamanho desejado, coloque em saquinhos e armazene na geladeira. Se preferir, pode congelar também.
Tente cortar próximo de 15 barrinhas para poder ficar perto dos 30 gramas de peso. Nessa proporção, conseguimos adicionar 10 gramas de proteína em cada barrinha.
Artigos Relacionados