No período de muitas chuvas ou para quem mora próximo ao mar, ou rios o mofo se torna uma preocupação, então confira nesta matéria dicas para eliminar o mofo da sua casa.
Veja também>>Como tirar mofo das roupas de couro, sapatos e roupas
Quando a umidade relativa do ar de um ambiente aumenta por causa de chuvas, maresia, vapores do chuveiro é normal aparecerem nas paredes, roupas e móveis, aquelas manchas e pontinhos pretos de aspecto desagradável: o mofo. Mas, você não precisa aprender a conviver com ele. Veja como prevenir seu aparecimento e como livrar sua casa do mofo.
Para proliferar-se o mofo necessita de ambientes quentes, escuros e principalmente, úmidos. Por isso é comum perceber maior incidência do mofo em cidades litorâneas onde a umidade do ar é mais alta em épocas de chuva e em ambientes fechados.
O que devemos fazer para evitar ter mofo ou cheiro a bafio na nossa roupa?
Dicas para retirar o mofo da sua casa e das suas roupas
A medida mais importante é manter a casa adequadamente arejada e ventilada. Isso evita que a umidade em contato com superfícies frias como as paredes condense, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento do mofo.
– Instale exaustores para auxiliar a circulação de ar nos cômodos mais fechados: banheiros, cozinhas e despensas.
– Permita que os ambientes recebam iluminação natural porque ajuda a eliminar o excesso de umidade, e consequentemente o mofo. Se não for possível, luzes artificiais quentes geram calor, o que ajuda a secar as superfícies muito úmidas.
– É possível encontrar excelentes produtos antimofo. Acomode-os dentro dos armários e em cantos estratégicos da casa que considerar mais úmidos e escuros. Não se esqueça de trocá-los periodicamente, já que esses produtos antimofo, depois de absorver certa quantidade de umidade, deixam de funcionar.
– Elimine infiltrações de água: instale calhas e aplique produtos impermeabilizantes nos locais críticos de infiltração de água da chuva.
– Não use vaporizadores se a umidade relativa do ar não estiver realmente baixa.
– Tapetes e cortinas favorecem a proliferação do mofo. Se não quiser abrir mão deles, use o aspirador de pó para limpá-los frequentemente e deixe-os tomar sol sempre que possível, especialmente em épocas de chuvas.
– Guarde suas roupas no armário quando estiverem completamente secas e nunca em sacos plásticos. Prefira sacos de TNT que permitem a ventilação.
– Retire as roupas que ficaram guardadas por mais de seis meses para lavar. Se sua roupa manchou por causa do mofo, leia como tirar manchas de bolor.
– Para proteger seus livros, coloque produtos antimofo bem próximos a eles em sua estante, ou espalhe pequenos pedaços de algodão embebidos em terebentina.
Em outras partes da casa
No caso dos armários, espalhe pedaços de giz ou potinhos cheios de cal porque auxiliam a eliminar a umidade e o aparecimento de mofo. Depois é só passar um pano embebido numa mistura de água e vinagre em partes iguais e limpar as paredes dos armários.
Como o mofo é formado por organismos vivos, a água sanitária é muito eficiente para limpar as manchas e eliminar os fungos. Prepare uma solução com partes iguais de água sanitária e água, molhe um pano e passe sobre a área afetada. O vinagre também pode ser eficiente para exterminar fungos e bactérias de seus carpetes e tapetes.
Como retirar o mofo do armário:
Coloque um litro de vinagre fervido dentro de um recipiente e deixe no guarda-roupa por três horas. Misture água sanitária e água e passe nos locais do armário que estão manchados.
Deixe as gavetas e portas do armário abertas para circular o ar. Em locais muito úmidos,são indicados 15 minutos diários. Para evitar a umidade, coloque um pedaço de giz nas gavetas. O cheiro de mofo também sumirá, após uma semana.
Como retirar mofo nas paredes:
Trate sempre as infiltrações que originam o mofo. Misture água sanitária e água e passe nos locais da parede que estão manchados. Mantenha uma distância de 5 centímetros entre os móveis e a parede.
Como retirar mofo nas roupas:
Nunca armazene roupas em sacos plásticos. No caso de mofo em roupa branca, deixe a peça de molho em água sanitária. Para retirar o mofo de tecido colorido, umedeça a peça com suco de limão. Para retirar o mofo de seda ou sintéticos, lave a roupa com leite e enxagüe com água.
Fonte: http://www.bbel.com.br
Artigos Relacionados