Aqui algumas dicas para elaborar bem o seu currículo.
Os números do seu RG e CPF não precisam constar do currículo;
* Nada de mandar foto anexada, a menos que a empresa solicite e a vaga justifique – uma oportunidade na área de moda, por exemplo, pode exigir que se preencham determinados requisitos quanto à aparência. Mesmo assim, todo cuidado é pouco na hora de selecionar a imagem que vai enviar: guarde aquelas em que aparece com pouca roupa, superproduzida, em festas ou viagens. Mande uma foto basiquinha, tirada em fundo branco e, de preferência, com uma roupa mais formal;
* O currículo deve ter, no máximo, duas páginas. Portanto, se for preciso, resuma o seu texto.
* Datar ou assinar o documento está por fora. Não entre nessa. Outra coisa boa de se fazer é um resumo de habilidades no começo do currículo logo após os dados pessoais.Tente resumir em mais ou menos seis linhas sua competência e aptidão.
Fale tudo em poucas palavras e assim ganhe ponto com aquela pessoa que vai ler o seu currículo. Aumente suas chances Algumas habilidades fazem a diferença em qualquer área e podem colocá-la à frente de muitos outros candidatos. Então, vale a pena se preparar!
* Os conhecimentos de informática são essenciais. Mas não adianta dominar só as ferramentas das redes sociais, tipo MSN e Orkut. “É fundamental saber operar programas de uso administrativo, de planilha e texto, por exemplo”, alerta André Gregolin, Analista de Sistemas e Web Disigner.
* Leitura e boa redação também são indispensáveis. Por isso, uma dica é tentar ler mais, e até aprimorar essas habilidades em um curso específico.
* Se você for muito tímida (o), aqui está mais um motivo para tentar trabalhar essa característica: tenha certeza de que a sua habilidade para comunicar-se e para interagir com outros colegas também será avaliada nas entrevistas.
* Atualmente, existem vários cursos de curta duração que proporcionam qualificação técnica e abrem oportunidades quase que imediatas de trabalho. Pesquise se na sua área de interesse há algo mais específico.
* “O profissional que está sempre atualizado e que é pró-ativo – aquele que não espera ser mandado para agir – é o que vai se destacar no mercado”, conclui Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br.
Artigos Relacionados