Como conseguir o cabelo cacheado brilhoso e macio, é a principal dificuldade de muitas mulheres. Já sabemos que esse tipo de cabelo naturalmente é mais seco e requer alguns hábitos diferentes para manter os fios em ordem e com brilho.
Uma das coisas que você não pode abrir mão é da sua rotina de hidratações semanais. Manter seu cronograma certinho dos cuidados com os cabelos irá facilitar muito a sua vida, e vai evitar aqueles “tratamentos de choque” ou aquela máscaras mais caras, usadas nos casos em que os cabelos ficam desidratados e secos.
Existem alguns truques para um cabelo cacheado com mais brilho e saudável que você pode fazer em casa. Segue o texto e fique de olho nas dicas!
1- Para o cabelo cacheado com mais brilho: Lavar do jeito certo!
Um passo muito simples e corriqueiro, que entretanto, para quem tem os cabelos cacheados, é de extrema importância:
- Lavar com água fria ou no máximo morna. A água quente ressecamos fios e deixam os cabelos opacos e com menos definição.
- Não precisa congelar debaixo do chuveiro, ok? No final do banho, use o último enxágue com o mais fria possível, ou mesmo fria se conseguir, porque a água fria nos cabelos selam as cutículas e isso faz toda a diferença.
- Use o xampu para cabelos cacheados e um condicionar somente do comprimento às pontas dos fios, ou seja, da orelha pra baixo.
- Retire o excesso de umidade com uma toalha apenas amassando os fios, nunca esfregando os fios.
- Aplique um creme sem enxágue ou spray de leave-in nas pontas dos fios.
- Os séruns com óleo finalizador também são muito bem vindos.
2- Não precisa lavar o cabelo todos os dias
Devido a curvatura dos cabelos cacheados, a oleosidade natural do couro cabeludo não chega como deveria até a ponta dos fios.
Quando lavamos demais, removemos a cobertura protetora dos fios (manto hidrolipídico) que protege os cabelos da perda de umidade e os óleos protetores. Por isso quando lavamos demais os cabelo cacheados eles ficam mais secos e opacos e necessitamos mais hidratação para que eles fiquem com mais brilho.
Lavar os cabelos cacheados três vezes na semana é o suficiente.
Uma dica, se o seu cabelo não estiver muito sujo, na hora de usar o shampoo utilize um recipiente e dilua o shampoo na água, e molhe os cabelos antes de lavar. Assim comece pelo couro cabeludo, nuca e depois distribua para os fios delicadamente já sob forma de espuma. Não se esqueça de enxaguar bem os cabelos, esse é um dos segredos de salão!
3- Hidratando os cabelos cacheados em casa
Ter uma boa máscara de hidratação profissional adequada para os cabelos cacheados é super importante. O rendimento de um produto profissional é muito melhor e isso compensa o preço mais elevado.
Você pode também se beneficiar das hidratações caseiras combinando o seu tratamento semanal com produtos naturais. A babosa é um exemplo que realmente funciona para qualquer tipo de cabelo e você pode usar ela combinando com o creme e outros óleos essências.
Turbinando a hidratação dos cabelos cacheados: Acrescente um pouco de gel de babosa, uma colher de sopa de óleo de coco (o comestível, natural. Ele é absorvido pelos fios, os outros não penetram) e duas colheres de sopa da sua máscara de hidratação, nutrição, ou reconstrução. Você deve usar a que o seu cabelo esteja necessitando, e de acordo com a alternância do seu cronograma (você pode ler mais sobre isso aqui no site) e aplique normalmente. Deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água fria ou morna.
Veja também:
- Super hidratação e umectação caseira para os cabelos crespos e cacheados
- Umectação capilar caseira – Receitas e como fazer
- Spray hidratante para os cabelos com água de coco. Receita caseira!
4- Leave-in e óleos essenciais
Para evitar que os cabelos percam a humidade natural e por consequência, fiquem secos e opacos, é preciso usar produtos que possuam óleos que criem uma barreira de proteção.
Via de regra, um bom leave-in para os cabelos cacheados possuem óleos que garantem essa função. Existem também vários tipos de óleos capilares que ajudam nessa tarefa (argan, coco, amêndoas, oliva, etc.) Aplique sempre um óleo nas pontas dos fios para evitar o excesso de volume e o ressecamento dos cabelos. Você pode aplique até mesmo nos dias em que não lavou o cabelo para dar um “up” nos cachos. Nos dias com baixa umidade do ar, deixar sempre um embalagem spray na bolsa é ideal para reaplicar ao longo do dia.
Para quem não sabe, existe uma diferença entre o óleo que você deve usar numa umectação, por exemplo, e o óleo que você deve usar para finalizar o cabelo.
Os óleos naturais são aqueles que penetram no fio, que são absorvidos e que vão fazer a reposição lipídica, da qual o cabelo necessita.
Os óleos finalizadores como por exemplo óleo de silicone, ou mesmo os óleos famosos por dar brilho, são apenas uma espécie de “maquiagem” para os fios. Então é importante entender essa diferença, para não usar o óleo errado na hora da umectação ou mistura com a máscara de nutrição ou hidratação.
Outra dica do tempo da vovó, é depois de lavar e enxaguar os cabelos, usar umas 3 colheres de vinagre natural de maçã, diluído em meio litro de água e aplicar nos fios e deixar secar naturalmente. Pra retirar o excesso apenas apalpe com a toalha. E pode finalizar o seu cabelo com o seu leave-in ou óleo finalizador.
Lembrando que cabelo cacheado lavou secou não penteie. Ele perde a definição dos cachos e o brilho também, além de armar, como é o caso do meu. Se quiser pentear, penteie de baixo pra cima segurando os fios, e em seguida umedeça com o seu leave-in ou spray umidificador. Temos até receitas de misturinhas caseiras que você pode levar na bolsa ok?
Então são essas as dicas pra vocês, poderosas dos cachos! Deixe o seu comentário e obrigada pela visita!
Artigos Relacionados