Esta é outra receita tradicional e que agrada muito. E particularmente como eu adoro bacalhau, esta receita é uma das minhas preferidas. Faça ai na sua casa, na Páscoa e sempre que você puder. Fica uma delícia!
Você poderá gostar de:
Bacalhau à Zé do Pipo
Receita de Bacalhau da Bebel
Especial de Páscoa – Bacalhau ao Creme
Receita de Brandade de bacalhau do Chef Duh Cabral
Receita de Arroz de Bacalhau do Bernardinho
Gomes de Sá era o filho de 19 do século rico comerciante do Porto que, aparentemente, tratado de bacalhau. A fortuna da família diminuiu eo filho encontrou um emprego no famoso Restaurante Lisbonense na baixa do Porto. Foi lá que ele criou a receita.
Ingredientes:
01 kg de bacalhau.
04 batatas médias.
03 cebolas médias.
½ ramo de salsa.
03 ovos.
03 pimentas dedo de moça.
300ml de azeite de oliva.
10 azeitonas pretas grandes.
Pimenta do reino
e sal (se necessário)
Modo de preparo:
Dessalgue o bacalhau. (vide dicas)
-Dessalgar o Bacalhau: Coloque o bacalhau em uma panela e encha d´água. Deixe na geladeira e troque de água a cada 4 horas. Serão necessárias 4 a 7 trocas de água para retirar o sal. Deve ficar na geladeira porque nosso clima tropical esquenta a água e ele apodrece em 10 horas, é um cheiro horrível. Um bacalhau com peças grandes precisará de mais tempo na água e em pedaço menores o sal sai rapidamente, caso não tenha dessalgado por completo, dê uma escaldada (água quente), mas não o deixe passar do ponto porque fica desmanchando demais.
Cozinhe as batatas, descasque e coloque em fatias no fundo de uma fôrma untada com um pouco de azeite. Forre com bacalhau, a pimenta, a cebola, os ovos cozidos, azeitonas e salsa. Adicione a pimenta do reino e regue com azeite por cima. Tampe com papel metálico, deixe por 40 minutos em forno médio pré-aquecido (220°-240°C), retire o papel e deixe por aproximadamente meia hora, até a pontinha das cebolas tostarem.
Antes de servir, misture as azeitonas, sirva com os ovos e salsinha.
Dicas
– Bacalhau em pedaços menores são mais baratos (geralmente), evite bacalhau com pele e espinhos, se perde muito para limpá-los.
– Caso você retire todo o sal do bacalhau, pode SIM colocar sal depois. Use esse sal sobre o bacalhau e a cebola, antes de regá-los com azeite.
– Cuidado ao usar a pimenta dedo de moça, uso sem semente e em fatias finas, dá uma ótima aparência e um leve sabor de pimentão (que não é usado na receita original), caso use a dedo de moça com semente, não é necessário o uso da pimenta do reino.
– O melhor acompanhamento é arroz branco.
-Como bebida recomenda-se vinho branco.
Artigos Relacionados