Algumas receitas parecem que ativam algum tipo de gatilho em nosso cérebro e nos faz lembrar de momentos muito doces da nossa vida. E compota caseira é uma dessas delícias que já nos remete aos nossos avós ou aquele docinho de mãe da nossa infância.
Enfim, além de relembrar nossos momentos doces, que tal aprender a fazer compota de frutas aí na sua casa? O processo é muito simples e se feito corretamente é possível conservar a sua compota de frutas por até 10 meses.
Fazer compotas é uma maneira muito antiga de conservar as frutas por um longo tempo, é uma espécie de conserva doce. O melhor desse processo é que você consegue garantir o sabor das frutas e suas propriedades e dessa maneira, aproveitar muito mais as frutas da estação o ano todo.
Como fazer compota caseira
Antes de começarmos, vamos esclarecer algumas das dúvidas mais comuns quando o assunto é fazer compota de frutas. Geralmente a compota é feita de 1 para 1, ou seja, 1 quilo de frutas frescas para um quilo açúcar cristal ou refinado. É claro, se você fizer com menos açúcar, o tempo de duração da sua receita diminui um pouco. Entretanto, prefiro sempre fazer com menos açúcar mesmo durando um pouco menos, pois me agrada mais o sabor dessa maneira.
Se você quiser utilizar uma opção mais saudável, o açúcar de coco é uma excelente opção. Não deixa nenhum gosto residual, ao contrário do mascavo que deixa com um sabor de “melado” no final.
Adicione limão na compota
Outro detalhe importante é adicionar um pouco de suco de limão para equilibrar o sabor da compota. Além disso, o limão ajuda a realçar o sabor da fruta e evitar que o açúcar cristalize.
Tem diferença entre geleia e compota?
A diferença realmente é pouca. Tanto a geleia quanto a compota são armazenadas e cozidas em calda de açúcar. A geleia entretanto é picada em pedaços menores e algumas vezes depois de pronta é coada para tirar a polpa, por isso ela é cozida com muito mais líquido.
Já a compota, a polpa da fruta e conservada em pedaços pequenos ou grandes e não é peneirada no final. A fruta ou o purê da fruta faz parte da compota.
Como armazenar as compotas
O jeito certo de armazenar as suas compotas vão garantir sua durabilidade e conservação do sabor. A recomendação é sempre os pote de vidro, que você encontra facilmente em qualquer loja de utensílios, e tem aquelas tampinhas de vedação que são um charme!
Mas não sem prenda a isso, reutilizar os vidros de conserva é uma ótima opção bastando apenas fazer a limpeza correta.
Para limpar os potes da compota, você vai precisar fazer uma esterilização. E isso é extremamente necessário para que seja eliminado qualquer tipo de bactéria que possa estragar e diminuir o tempo de vida útil da sua geleia ou compota.
Para fazer a esterilização dos frascos de vidro você vai precisar:
- Frascos de vidros já lavados e sem o rótulo
- Uma panela grande
- Um pano macio
- Uma pegador grande ou pinça de cozinha
- -Forre um pano de prato limpo e macio no fundo da panela. Isso serve para os recipientes não ficarem batendo no fundo e correrem o risco de estourarem.
- – Coloque os potes na panela lado a lado.
- – Cubra de água e deixe ferver por 15 minutos. Não esqueça de colocar as tampinhas dos potes nos últimos 5 ou 7 minutos finais. Eles precisam ferver também.
- – Depois de fervidos, retire com cuidados os vidros da panela com a ajuda de um pegador de cozinha ou aquela pinça com pontas de borracha. Coloque os pontes para escorrer um pano limpo ou papel toalha. Não seque.
- – Depois disso, é só adicionar a sua compota e a armazena em um local fresco e com pouca luz.
Recipientes limpos e separados, agora é a hora de fazer a nossa compota caseira!
Receitas de compota caseira
Compota caseira de morango
Essa receita é clássica e serve até mesmo para recheios de bolo, caldas cremosas para tortas e simplesmente comer com torradas. Se você é fã de sorvete caseiro, basta adicionar algumas colheres dessa compota de morango que fica fantástico!
Veja abaixo o vídeo de como fazer:
Compota caseira de pêssegos
Uma compota do tempo da vovó! Quem nunca se deliciou com essa compota geladinha com creme de leite fresco? Realmente é simples que agrada e essa sobremesa está entre as mais pedidas. Veja como fazer:
Ingredientes:
- 1 quilo de pêssegos limpos e descascados (opte pelos mais firmes)
- 200 gramas de açúcar
- 1 ½ xícara de água (em média)
- Suco de ½ limão
- Canela e cravos (opcional)
Como fazer:
- Em panela, adicione os pêssegos cortados ao meio, o açúcar, a água e o limão. A água precisa cobrir os pêssegos, portanto, se 1 ½ xícara de água não forem o suficientes, adicione um pouco mais.
- Cozinhe em fogo média até formar uma calda levemente dourada e os pêssegos estiverem mais macios. Se preferir, adicione um pedacinho de canela ou alguns cravos.
- Espere esfriar e armazene em um pote de vidro limpo e esterilizado.
Compota de ameixa
Essa compota de ameixa é um verdadeiro coringa dentro da cozinha e eu vou explicar o porquê. Além do uso em torradas, tortas e sobremesas, a compota de ameixa também acompanha muito bem pratos salgados com carnes e aves.
A carne suína, por exemplo, combina muito bem com ameixas. Dá uma olhada nessa receita de lombinho: Lombo de porco assado com recheio de ameixa e bacon
Para a receita de compota de ameixa, você vai precisar de:
- 1 kg de ameixas
- 1 xícara de açúcar
- Suco de 1 limão
Preparo:
- Corte as ameixas e retire o caroço. Fatie as ameixas do tamanho que quiser.
- Coloque as ameixas em uma panela, logo por cima adicione o açúcar, o suco de limão e se preferir, um pouco das raspas da casca do limão.
- Tampe a panela e deixe descansar por umas duas horas até as ameixas absorverem o açúcar e começar a soltar o sumo.
- Leve a panela em fogo médio, adicione meia xícara de água e cozinhe até as ameixas ficam molinhas. Isso deve levar de 8 até 15 minutos dependendo da textura das ameixas.
- Deixe esfriar e coloque em um recipiente de vidro já limpo e esterilizado.
Compota de mamão verde
Um doce com cara de sobremesa de vó! Para quem nunca comeu (apesar de eu achar quase impossível) pode pensar que o mamão verde fique amargo eu com sabor estranho. Mas posso assegurar exatamente o contrário, fica saborosíssimo!
Você vai precisar apenas de mamão verde, açúcar, cravo e canela. E nessa receita de compota, a diferença é que você irá ralar o mamão ao invés de cortar em pedaços.
Ingredientes:
- 2 kg de mamão verde
- 1 ½ xícara de açúcar
- 1 pau de canela
- 5 cravos da índia
Preparo:
- Retire as sementes, descase e lave bem os pedaços de mamão em água com um pouco de sal para retirar o amargo.
- Em um ralador grosso, rale aproximadamente 2 quilos de mãmao.
- Em panela grande, adicione todos os ingredientes junto com ½ xícara de água aproximadamente pois o mamão já solta bastante líquido ao cozinhar. Cozinhe por aproximadamente 2 horas em fogo médio.
- Quando a calda já estiver um pouco mais grossa, sua compota de mamão está pronta.
- Espere esfriar bem e coloque em potes de vidro.
Compota de Manga
Uma das minhas preferidas pois dá para acompanhar em muitas sobremesas. Quando bate aquela vontade louca de comer doces, experimente adicionar a compota de manga junto com um iogurte. Fica uma delícia!
Outra sugestão é você adicionar em seus sorvete caseiro ou em um sorvete de creme um pouco de compota de manga. Experimente trocar a calda de ameixas do manjar e colocar a compota de manga, fica diferente e combina muito bem.
Agora, não limite-se apenas as sobremesas, a compota de manga combina muito bem com pratos orientais ou comida tailandesa. Cria um contraste bacana pois geralmente essas comidas são bem carregadas na pimenta e a manga equilibra o sabor.
Enfim, nessa receita é preciso que você aquelas mangas maiores que não possuem fiapo. Cada região tem uma variedade diferente, pode usar a que você encontrar que tenha essa característica.
Ingredientes:
- 5 mangas grandes picadas
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 limão pequeno espremido ou meio, se for dos grandes
- Especiarias da sua preferência. Pode ser gengibre, canela, cravo.
Preparo:
- Pique as mangas, coloque em uma panela todos os ingredientes junto com limão espremido e as especiarias.
- Cozinhe de 15 a 20 minutos dependendo da textura da manga.
- Espere esfriar e guarde em potes de vidro.
Compota de abóbora
Se você já morou na roça ou interior, esse docinho de abóbora com certeza já fez parte da sua vida. A compota de abóbora é muito versátil e combina muito bem com requeijão, torrada e até mesmo com pudim.
Nessa compota caseira você vai precisar daquela abóbora amarela (aquela grandona que se usa no Halloween), descascar e retirar todas sementes.
E para quilo de abóbora você vai adicionar uma xícara de açúcar. Se você quiser fazer uma receita grande, pois a abobora costuma ser grande, use esta proporção.
Adicione as especiarias que preferir ou as clássicas, pau de canela ou cravo.
Ingredientes:
- 1 kg de abobora picada em cubos
- 1 xícara de açúcar
- Canela em pau e cravo
Modo de preparo
Dessa vez você vai precisar usar panela de pressão pois o processo muda um pouquinho. A ideia é que os pedaços de abobora não desfaçam, mas fiquem macios, mas íntegros.
Coloque a abobora de pressão, adicione o açúcar e as especiarias junto com meia xícara de água. Tampe a panela e ao iniciar a fervura, abaixo o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente por 5 a 8 minutos.
Deixe a panela tampada até o dia seguinte. Retire da panela e guarde em potes de vidro.
Veja também:
Receita de Doce de abóbora com coco
Receitas de recheios para bolos
Receita Fit de Geleia de Morango Caseira
Compota de pera e laranja
Compota caseira simples e muito saborosa para comer com torradas no café da manhã, biscoito cream-cracker e até mesmo para incrementar algum prato salgado como pato ou frango.
Veja como é fácil de fazer:
Ingredientes:
- ½ kg de laranjas Bahia descascada e sem semente (tem que tirar aquela parte branquinha também)
- ½ quilo de peras descascadas e cortadas em pedaços
- 1 xícara e meia de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 xícara de água
Preparo
- Leve tudo à panela e cozinhe por aproximadamente 30 minutos.
- Deixe sempre em fogo médio para baixo e mexa algumas vezes nesse intervalo de tempo.
- Quando a calda engrossar um pouco (ficar mais amarelada) e as frutas mais macias, está pronto.
- Espere esfriar e acondicione em potes de vidro.
Você pode gosta dessa receita >> Receita frango ao molho de laranja e alecrim
Compota de abacaxi
Perfeita para acompanhar um pedaço de bolo de baunilha, uma cuca fresquinha ou apenas com biscoitos no lanche da tarde. Essa receita de compota com a cara do verão e super versátil.
Essa compota caseira já foi até usada para fazer um recheio de bolo de aniversário simples. Fica muito gostoso e se a calda da compota já serve para você molhar o bolo. Veja como é fácil de fazer!
Ingredientes:
- 1 abacaxi maduro já descascado e cortado em cubos
- 1 ½ xícaras de açúcar
- 1 xícara de água
- Canela em pau ou gengibre
Preparo:
- Coloque todos os ingredientes em uma panela.
- Deixe cozinhar até a calda começar a ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por uns 20 minutos.
- Não cozinhe muito para garantir que os pedaços de abacaxi fiquem mais firmes.
Compota de jabuticaba
Quem tem pé de jabuticaba em casa sabe, quando chega a época de produzir o árvore fica pretinha de tantas frutas. A boa notícia é que você pode aproveitar as cascas da jabuticaba para ter um doce maravilhoso para o ano todo!
Ingredientes:
- 1 kg cascas de jabuticaba
- 1 xícara de açúcar
- Água até cobrir as cascas na panela
Preparo:
- Você vai precisar ferver as cascas com água por uns 15 minutos para tirar o amargo da fruta. Depois desse tempo, escorra e volte com as cascar para panela.
- Adicione o açúcar e a água até cobrir as cascas
- Cozinhe por 30 minutos em fogo médio.
- Deixe esfriar e guarde em potes de vidro com tampa.
Bônus: Compota de maça sem açúcar
Para quem quer evitar o consumo do açúcar, essa versão de compota não leva açúcar. A ideia é você as maças maduras e pouca ácida. Já o adoçante vai da sua preferência, o importante é que ele seja de uso culinário como a stevia ou o xilitol.
Algumas pessoas já usaram tâmaras para adoçar, mas nunca testei. Sinceramente, não tem como ficar ruim pois as tâmaras são uma delícia e repletas de vitaminas e minerais.
Ingredientes:
- 2 xícaras de maça descascadas e cortadas em pedaços
- 1 xícara de adoçante culinário
- Suco de 1 limão
- Água
Preparo
Em uma panela, acrescente todos o ingredientes e cozinhe em fogo médio até ficar com consistência de polpa.
Deixe esfriar e guarde em recipiente de vidro. Por não conter açúcar, que funciona como um conservante natural, a compota irá durar menos. Na geladeira pode durar até 2 meses.
Compota e geleia para vender
Sim, é uma excelente oportunidade de negócio para você que quer começar a empreender ou simplesmente ajudar no roçamento doméstico. As compotas e geleias tem um bom lucro e se você aproveitar as frutas da estação, o resultado vai ser melhor ainda devido ao preço mais baixo.
Produto caseiro, bem feito e com qualidade tem um apelo muito maior do que os produtos industrializados. As pessoas estão procurando cada vez mais produtos mais saudáveis e sem conservantes, corantes e afins. Mas vale lembrar algumas dicas para que quiser fazer compotas e doces para vender:
- Aproveite as frutas da estação.
- Não “abra muito o leque”. Crie uma linha pequena de compotas e analise quais vendem mais.
- Crie a sua versão e sua receita. A exclusividade lhe será recompensada e você ainda se destaca da concorrência.
- Atente sempre para a higiene e qualidade do produto.
- Verifique a legislação do seu município para comercialização de produtos alimentícios. A maioria das cidades incentivam a produção local e criar regras de inspeção municipal específicas para esses casos.
Amei muito pq quero fazer pra ganhar money
Que bom que gostou Alvineide, sucesso!