Vamos concordar que confeitar bolos com perfeição não uma das tarefas mais fáceis. São várias técnicas que você aprimora e vai melhorando com o tempo, assim como qualquer outro ofício, requer prática. Mas claro, tem algumas ferramentas e utensílios essenciais que ajudam muito nessa tarefa, e quando falamos em bolo, a base giratória conhecida como bailarina, é fundamental na hora de confeitar.
E no faça você mesmo de hoje, vamos aprender algumas formas de como fazer uma bailarina para bolo em casa e com matérias simples e de baixíssimo custo!
O que é uma bailarina para bolo?
Nada mais é do que uma base giratória onde o bolo fica sobre esse descanso para facilitar o confeito e a decoração de bolos e tortas. A bailarina para bolo ajuda o confeiteiro a ter uma base mais fixa e segura que ao mesmo tempo pode ser girada em 360° para ajudar a “espatular” a cobertura no bolo de forma mais fácil.
Portanto, esse prato giratório conhecido popularmente como bailarina para bolo, ajuda a hora de aplicar recheios e coberturas cremosas (chantilly, chantininho, merengues) que necessitam de mais precisão para lisinho e bonito.
Como fazer uma bailarina para bolo: passo a passo
A parte principal da nossa bailarina irá ser o eixo giratório. Ele é que irá garantir que o nosso prato gire 360° mantendo uma base fixa. O material que servirá de exemplo é o rolamento de bicicleta ou de carro.
Esse rolamento é facilmente encontrado em oficinas mecânicas como descarte. É só você pedir em qualquer oficina alguns rolamentos com tamanhos diferentes para você testar. Dessa maneira não precisamos gastar com materiais extra.
1 etapa: Escolhendo os materiais
- 1 rolamento usado.
- 1 assadeira rasa ou prato liso de vidro.
- Uma assadeira com furo pequena (tamanho 12 é o suficiente). Essa será a nossa base para a bailarina. Pode ser uma forma usada entretanto, o fundo precisa estar reto e sem ondulações.
- 1 pedaço de cortiça ou EVA.
- Cola para uso geral (a famosa super bonder :P) Pode ser silicone também porém, demora um pouquinho a mais para secar.
Veja também:
- Bolo de aniversário simples e barato: Top 10 receitas mais pedidas
- Receitas de recheios para bolos
- Receitas de glacê e coberturas para confeitar bolos
2 etapa: Criando o rolamento central do prato giratório
Comece medindo o seu rolamento em um pedaço de papelão ou eva. Você vai precisar 2 círculos iguais.
Vamos colar um pedaço em cada lado do rolamento. Aqui precisamos ter atenção na hora de colar. O primeiro pedaço precisa ser colado na parte central menor do rolamento.
A segunda parte, agora do outro lado, apenas na parte mais externa do rolamento.
Agora você já pode ver o seu rolamento em funciomento com as partes coladas. Proxima etapa!
3° etapa: Colando a base da nossa bailarina para bolo
Com o fundo da forma para cima, faça as medições para achar o meio da forma. É importante medirmos para colar o mais preciso possível para que o a nossa bailarina não fique desbalanceada quando colocarmos o bolo.
Cole o rolamento bem no centro da sua forma.
4° etapa: Colando o prato giratório
Aqui o princípio é o mesmo do passo anterior. Devemos medir o centro da nossa assadeira e colar o rolamento.
Nossa bailarina para bolos está pronta para uso!
Perceberam como a parte principal é apenas o rolamento giratório central? Pois é, existem algumas outras formas de se fazer isso, mas creio que essa seja a mais barata e acessível à todos.
Criando uma bailarina para bolos usando um hand spinner
Se você tem um hand spinner jogado aí na sua gaveta, que tal destinar a ele uma utilidade?
Podemos usar o hand spinner para fazer o rolamento central da nossa bailarina para bolo. O princípio é o mesmo, devemos colar uma forma rasa (ou prato de vidro) em uma base giratória. Veja o vídeo abaixo:
A latinha de foi usada no vídeo, você pode substituir pela forma pequena, como no primeiro exemplo, assim como o pratinho.
Prato giratório usando bolinhas de gude!
Essa é sem dúvida a maneira mais fácil de mundo de fazer uma bailarina para bolo! Você usar apenas um tampo redondo de mdf ou vidro, 2 formas redondas do mesmo tamanho e muitas bolinhas de gude. Para fazer é simples:
- Escolha um tampo de vidro redondo ou um pedaço de madeira.
- Cole a forma no centro do tampo de forma que o fundo da forma fique colada no tampo.
- Cole no fundo da forma um pedaço de feltro ou tecido. Use cola universal para colar.
- Agora, na outra forma, forre com várias bolinhas de gude do mesmo tamanho.
- Agora, é só colocar o tampo dentro da forma com as bolinhas e pronto, rode e veja a mágica acontecer!
Veja o vídeo completo do Artesão Marcelo Darghan para o programa Mulheres. A ideia principal era fazer um tampo de mesa e dá para ver que ela é bem maior. No entanto, basta adaptar para a nossa necessidade e tranquilamente podemo fazer uma bailarina para bolo.
Se você gostou, deixe um comentário ou compartilhe essa matéria!
Artigos Relacionados