Se tem uma prática comum entre as religiões, o jejum com certeza é uma delas. Período para se reconectar com o sagrado, o jejum na quaresma é uma prática que ajuda a equilibrar corpo, mente e alma. Vamos aprender algumas dicas de como fazer um jejum na quaresma?
De onde surgiu o jejum na quaresma?
Para os Cristãos, a Quaresma é uma tradição que se inicia com o término do Carnaval e é marcada por práticas de penitência, como o jejum e obras de caridade. A palavra “Quaresma” tem raízes germânicas que se referem ao “alongamento” dos dias, ou primavera.
Se você costuma ler a Bíblia sabe que o jejum remonta à tradição Judaica no período de 40 dias de preparação antes da Páscoa. Durante a Quaresma, muitos cristãos praticam o jejum, a abstinência de carne e outras formas de sacrifício. É um momento de renovação espiritual, onde os fiéis são encorajados a se aproximar de Deus através da oração e da meditação.
Jesus Cristo quando foi para o deserto passou o período sozinho em meditação, sofrendo todas as tentações. Ele passou 40 dias e 40 noites em jejum.
A observância de um período de oração, jejum e esmola como preparação para a Páscoa remonta à época dos Apóstolos. A palavra “Quaresma” vem do latim “Quadragesima”, em referência ao “quadragésimo dia” antes da Páscoa. Nos idiomas de origem germânica, são utilizados derivados do termo “Lencten” (primavera).
Dicas de como fazer um jejum na Quaresma
Aqui estão algumas dicas para fazer um jejum durante o período da Quaresma:
- Defina o seu propósito: Antes de começar o jejum, é importante definir claramente o seu propósito. Isso pode ser uma forma de se aproximar mais de Deus, de se purificar ou de se preparar para a Páscoa.
- Escolha o tipo de jejum: Existem vários tipos de jejum que você pode escolher. Alguns optam por jejuar de uma refeição específica, como o almoço ou o jantar, enquanto outros podem escolher jejuar de certos alimentos ou bebidas, como carne ou álcool.
- Prepare-se fisicamente: Jejuar pode ser fisicamente desafiador, especialmente se você não está acostumado. Portanto, é importante preparar o seu corpo com antecedência, comendo alimentos nutritivos e mantendo-se hidratado.
- Mantenha o foco espiritual: O jejum não é apenas uma prática física, mas também espiritual. Durante o jejum, tente passar mais tempo em oração, leitura bíblica ou meditação.
- Seja flexível: Lembre-se de que o jejum não é uma competição. Se você está lutando, é perfeitamente aceitável ajustar o seu jejum conforme necessário.
- Quebre o jejum corretamente: Quando o período de jejum terminar, é importante quebrar o jejum corretamente. Comece com uma refeição leve e nutritiva e evite comer demais de uma vez.
Lembre-se, o jejum é uma prática pessoal e individual e cada um tem sua própria maneira de praticá-lo. O mais importante é que o jejum deve trazer você mais perto de Deus e ajudá-lo a crescer espiritualmente.
Posso fazer um jejum apenas me abstendo da carne vermelha?
Claro! O objetivo do jejum e como ele será feito é uma escolha sua. É muito comum algumas famílias se abster do consumo de carne vermelha nas sextas-feiras do período da quaresma ou até mesmo no período todo.
Mais importante do que escolher o que não comer nesse tempo é a escolha do que você deseja atingir e abdicar em seu íntimo. Um detox de redes sociais não seria válido? Quanto conteúdo improdutivo existe por aí nas mídias, não é mesmo? Deixar de lado programas de TV degradantes e fúteis, filmes violentos e sem propósito, festas e reuniões que não agregam em nada. Enfim, jejum não precisa ser só de comida.
Se você quiser diminuir o consumo de carnes vermelhas e outros alimentos não saudáveis durante esse período, faça, ore e medite. Isso vai ajudar a clarear melhor os pensamentos e quem sabe não se torne uma prática comum na sua vida.
Em vez de carne, você pode optar por peixes ou frutos do mar. Além disso, existem muitas opções vegetarianas e veganas disponíveis que podem ser usadas como substitutos da carne.
O que comer durante a quaresma
Como falamos anteriormente, talvez o seu jejum não seja somente de comida. Mas a dica é você consumir uma alimentação natural e com baixo consumo de produtos industrializados e de origem animal. Deixe de lado os doces, por exemplo e consuma frutas frescas.
Você fuma? Que tal tentar diminuir o número de cigarros no dia? Não consuma bebidas alcoólicas, refrigerantes ou alimentos que possam te fazer mal. A ideia é fazermos uma limpeza no corpo e na alma.
Existe um jejum muito praticado na quaresma que se chama jejum do profeta Daniel.
No livro de Daniel, capítulo 1, ele e seus três amigos comeram somente verduras e legumes e beberam somente água. Ao fim de um período de tribulação de dez dias, Daniel e seus amigos tinham a aparência mais saudável do que a de seus contemporâneos que comeram as comidas calóricas da mesa real.
Em Daniel, capítulo 10, Daniel jejua novamente, abstendo-se de comidas agradáveis, carne e vinho. Esse é um jejum moderado e saudável que você pode fazer.
O que comer no jejum da quaresma?
- Todas as frutas e verduras.
- Legumes variados.
- Cereais.
- Frutos secos e sementes.
- Queijo de soja, tofu.
- Ervas e temperos.
- Pão sem fermento. (chapati, tapioca, etc..)
O que não comer no jejum da quaresma?
- Carnes e produtos animais.
- Todos os laticínios.
- Frituras.
- Gordura sólida (banha, manteiga, margarina).
- Bebidas alcoólicas.
- Refrigerantes.
- Açúcar e doces.
Concluindo
O jejum deve ser uma prática que traz paz e não estresse. Se você errar, não se castigue. Em vez disso, reconheça o erro e continue com o seu jejum. O tipo de jejum quem escolhe é você.
E lembre-se, quando a Quaresma terminar, é importante quebrar o jejum corretamente. Comece com uma refeição leve e nutritiva e evite comer demais de uma vez.
Veja também:
Artigos Relacionados