Conserva caseira! Como fazer tomate seco em casa

Mama Mia! Aprenda a fazer uma receita deliciosa de tomate seco caseiro para você incrementar seus prato e até mesmo para vender.

Tomate seco é uma delícia e se você assim como eu é fã de cozinha italiana, esse ingrediente é um coringa para diversas receitas. Conservada no azeite, o tomate seco tem um sabor muito apurado, destaca e ressalta qualquer prato principal e é ideal também para fazer pastinhas e patês, pizzas, massas e até mesmo em saladas.

E como bem sabemos, o preço do tomate seco de boa qualidade não costuma ser barato. Por isso, vamos aprender a fazer uma receita de tomate seco caseiro delicioso em conserva. Assim você vai ter sempre aí disponível para suas receitas e ainda vai economizar um bom dinheiro!

Como fazer tomates secos em casa?

A escolha dos tomates

Precisamos do nosso ingredientes principal seja de boa qualidade, é óbvio. Você pode usar qualquer tipo de tomate, mas os mais saborosos e que ficam melhor na conserva são os tomates italianos. Sim, aqueles tomates menores em formato oval que usamos para fazer molho. Mas se você não tiver desse, use o que tiver aí.

Muita gente que gosta de ter uma hortinha em casa e planta tomates, utilizam a conserva para não desperdiçar uma boa colheita de tomates. Se for o seu caso ótimo! Terá tomates saudáveis e sem agrotóxicos fresquinhos para suas conservas!

Se você gosta de plantar tomatinho rasteiro em casa, dá para fazer também eles em conserva. Apenas preste atenção no tempo de forno e não retire as sementes, pois já são bem pequenos. Créditos: gimmesomeoven.com

Outro detalhe importante antes de fazer o tomate seco caseiro é a consistência dos tomates. Tente usar o mais maduro possível mas que eles estejam firmes e durinhos. Assim eles mantem mais o sabor, ficando mais suculento depois de pronto. Tomates maduros demais e moles irão soltar muito líquido e perder a consistência no final do cozimento.

Créditos: gimmesomeoven.com

Temperos à gosto!

Depois de prontos, o que eu posso colocar na conserva dos tomates secos?

Apenas assados e conservados em azeite extra virgem, o sabor já fica incrível! Os sucos e sabores do azeite com o tomate já muito característico e não é necessário adicionar muitos temperos.

Gosto de colocar alho, orégano, azeitonas e louro. Não precisa ser tudo junto, mas você pode fazer um conserva, por exemplo, com alho e pimenta vermelha, outra com bastante orégano com alho ou outra com louro e alho. Fica a seu critério, dá para inovar bastante nos sabores.

Azeite de oliva ou óleo nos tomates secos?

Ingrediente indispensável e indiscutível em nível de sabor: Azeite de oliva extra virgem.

Sim, fica mais caro mas se é pra você fazer para consumo próprio com bons ingredientes, use azeite. Muitas pessoas fazem uma mistura de óleo de soja com azeite de oliva, principalmente para vender. Confesso que não gosto muito da ideia, se eu não como em casa, não quero fazer para os outros comerem, simples assim. A opção é fazer porções menores, potinhos personalizados, assim o preço não fica muito alto e você consegue vender com um bom lucro mesmo usando bons ingredientes. Mas isso é outra história e cada faz o quer, não é mesmo?

Agora vamos aos ingredientes dos nossos tomates secos caseiro!

Receita de tomate seco caseiro!

Ingredientes:

  • 3kg de tomates maduros
  • 1 de xícara de açúcar cristal
  • 1 e ½ colher de sopa de sal
  • 5 dentes de alho
  • 1 colher de café de orégano
  • Folhas de louro (opcional)
  • Pimenta de cheiro ou pimenta rosa (opcional)
  • Azeitonas verdes picadas
  • Azeite de oliva

Modo de preparo:

Corte os tomates ao meio e tire o excesso de sementes. Não precisa limpar tanto o tomate por dentro, apenas um pouco das sementes para não soltar tanto líquido na hora de assar.

Em uma vasilha, misture o sal e o açúcar, passe os tomates nessas misture e distribua em uma assadeira. Não coloque nenhum tempero por enquanto.

Leve para assar os tomates no forno em uma temperatura de 180° ou 200°C, dependendo do seu forno. Asse por pelo menos 1 hora e 40 minutos ou até mesmo 2 horas. Vão cuidados para que os tomates não tostem demais ou grudem na assadeira.

Depois desse tempo, retire do forno e vire os tomates. Asse por mais meia hora na mesma temperatura.

Retire do forno e espere esfriar um pouco.

Montando as conservas de tomate seco

Em potes de vidro, vá adicionando os tomates e intercalando com os temperos. Adicione no máximos uns 2 dentes de alho inteiros em cada pote. Se for potes pequenos, 1 dente já suficientes. Coloque orégano, sal (se precisar mais), azeitonas e outros temperos que você gostar mais.

É importante que você cubra bem os tomates com azeite ou óleo para que a conserva não estrague. E claro, lave bem os potes de vidro fervendo-os em água quente para esteriliza-los.

Pronto, suas conservas de tomate seco caseiro estão prontas!

Créditos: Cuisine Vault

Essa quantidade de tomates rendem conservas que podem chegar a 1 quilo ou um pouco menos, sem líquido.

Em que receitas posso usar os tomates secos caseiros?

Existem diversas maneiras deliciosas de cozinhar com tomates secos. Fica muito bom usado em saladas, nas sopas e caldos e claro, nas pizzas!

Pastinhas e patês para fazer sanduíches também é uma opção deliciosa, assim como reaviva-los refogando com temperos para um belo molhos de tomates com macarrão.

Tomate seco em conserva é muito saudável e prático para fazer em diversos pratos. Sempre é bom ter um potinho guardado aí na sua cozinha para dar um up mais do que especial nas suas receitas!

Veja também:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.