Não sei se você é dessa época, mas antigamente quando a gente não tinha dinheiro para colocar uma cerâmica no piso de casa o jeito era fazer um piso de cimento queimado. Era o modo prático para que o piso fica-se liso e fácil de limpar.
Os tradicionais vermelhão ou amarelão eram bem populares. Tom esse conseguido usando pigmentos na hora da aplicação do cimento.
De alguns anos pra cá, o famoso piso de cimento queimado ficou popular e ganhou alguns apelidinhos bonitinhos na decoração.
Como é feito o piso de cimento queimado hoje?
Devido a popularização do “estilo cimento queimado”, se assim podemos dizer, surgiram diversos tipos de produtos que fazem esse tipo de acabamento. Na parede, essa tarefa é bem mais fácil e até temos uma receita bem popular aqui no site.
Já no piso, necessitamos de um pouco de cuidado na hora de fazer se quisermos economizar. Se você quiser investir, vai preparando o bolso porque as soluções prontas estão bem caras, dependendo do tamanho do ambiente que você queira fazer.
Como o piso de cimento queimado era feito?
Esse acabamento era feito no próprio contra-piso, ou seja, durante o processo de construção do seu piso. Depois que a argamassa era nivelada no piso, colocava-se um pó de cimento peneirado com o piso ainda úmido, e alisava-se com a espátula lisa. Dessa maneira, o piso fica com a cor do cimento no movimento que a pessoa alisou com a espátula.
Nessa hora, podia também adicionar junto com o cimento algum pigmento que fosse da sua preferência.
Mas felizmente hoje existem métodos mais práticos que você mesmo pode fazer na sua casa! Nada impede de você fazer o piso de cimento queimado e depois colocar porcelanato ou piso vinílico. Aliás, vai ficar até melhor e tudo nivelado para quando você quiser mudar o piso.
Como fazer piso de cimento queimado em casa de modo prático
Essa é a maneira mais prática para fazer um piso de cimento queimado que encontrei. Vou aplicar essa técnica no nosso novo escritório aqui em casa. Como o espaço vai ser para trabalho, o ambiente vai ter um estilo mais industrial como sofás, mesas para computadores e claro, o local para o nosso mascote da casa. O cimento queimado vai ficar bem bonito e fácil de limpar.
Aqui, o contrapiso está pronto mas no dia que ele foi feito choveu bastante e ficou com um buraquinhos no piso. Vai ter que ser corrigido durante o processo, mas nada muito trabalhoso.
Vamos usar os seguintes materiais:
- Argamassa ACIII;
- Cimento de construção de boa qualidade;
- Espátula/Desempenadeira de aço lisa;
- Cola branca extra-forte multi-uso;
- Bianco vedacit (opcional);
- Peneira;
- Corante em pó ou bisnaga (opcional).
Calma, vou explicar pra que serve cada material e a sequencia de cada um, ok?
Argamassa ACIII. Para que serve?
É uma beleza! A argamassa é a mistura que se usa para assentar pisos e porcelanatos. Ela existem em versões que vão do ACI ao ACIII.
- ACI: Serve para assentar pisos em ambientes internos;
- ACII: Maior plasticidade e serve para pisos em áreas externas;
- ACIII: Para porcelanatos, piso sobre piso e áreas externas. É esse que vamos usar!
A argamassa ACIII tem uma resistência muito boa, maleável o suficiente para não trincar e com uma propriedade anti-umidade excelente. Por isso vamos usar ele. Se você vai fazer o piso de cimento queimado por cima de um piso de cerâmica já pronto, essa massa também é a ideal.
Veja também:
Como cobrir piso de cerâmica com cimento queimado
Parede de cimento queimado na decoração. Aprenda a fazer
Tinta caseira para piso de cimento gastando menos de 15 reais
Cimento tradicional
O cimento será usado um pouco na mistura da argamassa e também no final do trabalho para dar a cor tradicional manchada do cimento queimado. O acabamento com aqueles efeitos manchados do cimento será feito com cimento puro por cima, pulverizando espatulando para criar aquela camada com o efeito final. Essa vai ser a hora da diversão!
Preciso usar cola branca?
A cola branca ajuda a dar mais elasticidade para a massa e ainda cria uma camada impermeabilizante na junção com a argamassa. Você pode usar algum produto impermeabilizante com o vedacit ou bianco, mas são opcionais e você pode usar a cola branca sem problemas.
Como fazer o piso de cimento queimado
1° passo: Regularizar e limpar o contra piso
O contra-piso geralmente fica um pouco irregular e é necessário retirar os excessos de massa e corrigir os buracos que ficam no piso durante a obra. Use uma espátula e retire as ondulações e depois varra bem para tirar toda a areia e cimento do piso. Se possível, passe um aspirador.
2° Passo: Prepare a argamassa.
Em uma bacia grande ou carrinho de mão, iremos preparar a nossa argamassa para a primeira demão do nosso piso de cimento queimado. Despeje o conteúdo da argamassa (são pacotes de 20Kg) e vá adicionando água aos poucos e misturando. A quantidade de água está descrito no pacote de cada fabricante.
Nessa mistura, adicione 2 copos de cola branca e 5kg de cimento peneirado. Misture bem e espere uns 10 minutos antes de aplicar.
Umedeça um pouco o piso e com uma espátula, comece aplicando uma camada fina de argamassa. Deixe o mais liso possível e sem muitas rebarbas.
Espere secar e lixe a superfície do piso para que fique bem lisinho e uniforme. Retire bem o pó novamente e se necessário, aplique mais uma camada para uniformizar o piso.
3° passo: Aplicando o cimento e fazendo o efeito
Se a camada do piso ficou bem lisinha e nivelada depois que você lixou, agora é hora de fazer o efeito queimado usado o cimento puro.
Para fazer é simples:
- Aplique com a espátula ou desempenadeira a argamassa como no passo anterior.
- Quando ainda estiver úmido, polvilhe o cimento por cima, espere ele umedecer e passe a desempenadeira fazendo movimentos aleatórios.
- Fique com um borrifador de água e vá espirrando onde perceber que o cimento ainda não ficou molhado.
Esse processo é o efeito que do cimento queimado no piso!
A cor natural com cimento irá se mesclar com a cor da argamassa. Nessa hora, se você preferir, poderá misturar no pó de cimento a cor do corante que você preferir.
Dicas para o seu piso ficar ainda melhor
Depois de umas 72 horas, o seu piso já vai estar bem sequinho. Desse modo, ele já está pronto. Se você quiser, pode passar uma cera transparente para dar um brilho a mais.
Entretanto, existe um detalhe importante para conservar que é o cuidado para evitar os riscos. Rodinhas de cadeiras, arrastar de móveis ou queda de objetos podem riscar e danificar o piso. Esse é um ponto contra desse tipo de piso, a resistência a riscos não é muito boa.
Para resolver isso, eu aconselho usar um produto para finalizar que se chama resina acrílica. Esse produto é como se fosse um verniz transparente que irá dar brilho e proteção no piso, evitando os riscos e arranhados.
Existem dois tipos bem conhecidos de resinas para os pisos de cimento queimado:
A resina acrílica a base água. Já vem pronta para uso e não tem cheiro forte.
Resina base solvente: Precisa de um solvente ou catalisador para misturar. Tem mais brilho e resistência porém, o cheiro é bem desagradável e forte. Se for fazer em uma ambiente que esteja morando, é bom deixar o lugar vazio pelo menos um dia inteiro para dissipar o odor.
Para aplicar a resina é bem simples também.
- Use um rolo de lã baixo e aplique em todo piso. Comece fazendo os rodapés e cantos com o pincel e só depois o restante do ambiente com o rolo.
- Deixe secar o tempo suficiente para aplicar a outra demão. A resina acrílica seca mais rápido, já a base solvente pode demorar até 8 horas para poder aplicar a próxima demão.
- Aplique 3 demãos respeitando o tempo entre elas. Deixe secar e pronto!
Vantagens e desvantagens do piso de cimento queimado
Com mencionamos lá no início, antes de se tornar tendência, o cimento queimado é mesmo para dar um acabamento bonito com um menor preço possível.
Particularmente, gosto muito do visual do cimento queimado. Ele sóbrio e dá destaque a sua decoração, eleva a outro patamar móveis, quadros e outros objetos. As possibilidades são muitas.
Além destas, outras vantagens do piso de cimento queimado são:
- Piso frio que ajuda em lugares muito quentes;
- Preço acessível e fácil de fazer;
- Depois de pronto, já fica nivelado para usar pisos vinílicos, porcelanatos ou cerâmicas no futuro;
- Fácil de limpar.
Já as desvantagens, apesar de serem poucas é bom ficar atento para as manutenções que possivelmente você precisará fazer.
- Risca com mais facilidade se não utilizar resina de proteção.
- Pode trincar e rachar dependendo do contrapiso ou aplicação.
- Precisa de repintura de resina (se for a base de água) a cada ano, se o tráfego no ambiente for maior.
- Pode manchar com alguns produtos.
Tanto na parede quanto no chão, o cimento queimado é muito democrático e se torna uma opção válida não só para quem quer economizar. O visual é muito bonito e deixa o ambiente aconchegante, pelo menos sempre achei.
Talvez por ser muito comum na minha infância ver esse tipo de acabamento e eu gostar do visual até hoje. Mas como atualmente se tornou tão popular que até existem porcelanatos e pisos que imitam o cimento queimado, creio que não é só impressão minha, né?
Mão na massa e bora renovar a sua casa!
Artigos Relacionados