Para quem é fã de iogurte sabe que ele é um verdadeiro coringa nas receitas, tanto em doces como em salgados. E para facilitar a nossa vida, vamos aprender a como fazer iogurte grego em casa com apenas 2 ingredientes. Dessa maneira, você nunca mais vai ficar sem iogurte na sua casa!
Todo mundo sabe que o iogurte natural é muito saudável e ajuda dar um up naquelas receitas de molhos, saladas e até mesmo na base de alguns bolos. E o iogurte grego não é diferente.
Eu sempre faço iogurte em casa de forma natural, como nessa receita aqui. Basta você ter um leite integral de boa qualidade, e uma base de iogurte natural para “replicarmos” a receita, se é que podemos assim dizer.
Dessa forma, basta o leite estar na temperatura ideal para que as bactérias e lactobacilos do iogurte e do leite comecem a agir. O resultado é o iogurte!
Qual a diferença do iogurte natural e do iogurte grego?
Praticamente é a mesma coisa. Mas é fácil perceber que o iogurte grego é mais denso e cremoso devido ao leite integral com mais gordura.
Para fazer o iogurte grego em casa você também vai precisar de leite integral e uma base que pode ser um iogurte integral que você já tenha, kefir ou combucha. Tudo normal até aí.
Entretanto, o iogurte grego tem aquele aspecto mais cremoso porque ele precisa ser coado para retirar o excesso de soro. No iogurte natural integral, esse soro é apenas misturado junto, fica mais líquido e suave no sabor. Já o iogurte grego caseiro que vamos aprender, ele é coado e por isso fica mais denso e cremoso, consequentemente mais proteico. Praticamente essa é a diferença dos dois.
Nessa mágica toda, as bactérias naturais da base de iogurte vão consumir o açúcar do leite, gerando um processo de fermentação. É lindo de ver!
Ingredientes do Iogurte grego caseiro
Como mencionado acima, nossa receita de iogurte grego vai precisar de apenas 2 ingredientes: A base de iogurte natural e um bom leite integral gordo.
O iogurte: Escolha o melhor iogurte natural integral que você conseguir encontrar. Pode ser uma base kefir que é rico em culturas vivas ou um iogurte natural de potinho de uma boa marca. Se você já faz iogurte em casa, guarde uma porção para fazer a receita.
O leite: É também fundamental que o leite seja integral e de preferência, natural. Aquele leite de fazenda “gordinho” é o ideal. Se você não tiver acesso a esse tipo de leite, use o integral de caixinha ou saquinho.
Vamos à receita?
Como fazer iogurte grego
Ingredientes:
- 1 litro de leite integral;
- ½ xícara de iogurte natural integral (kefir, caseiro, combucha) ou 1 potinho de iogurte natural
Passo 1: Aquecendo o leite
Em uma panela, despeje o leite e ferva normalmente. A temperatura precisa chegar a 85°C, não menos que isso.
Esse passo é importante para ter um iogurte bem espesso e cremoso.
Passo 2: Temperatura ideal para misturar o iogurte
Depois de ferver o leite, você vai precisar que o leite chegue na temperatura de 43°C para poder misturar o iogurte. Se o leite estiver muito quente, ao misturar o iogurte as bactérias e lactobacilos não reagirão e a receita não dará certo.
Uma dica para verificar a temperatura é colocar o dedo indicador no leite. Se for confortável a temperatura até 10 segundos, já está bom para a mistura.
Um detalhe importante, o iogurte na mistura precisa estar fora da geladeira em temperatura ambiente.
Passo 3: Misturando o iogurte no leite
Pegue uma pequena parte do leite morno em um copo e mistura o iogurte. Mexa bem até dissolver e perceber que não restaram grumos ou bolinhas.
Agora, adicione a mistura no leite, mexa bem para incorporar.
Passo 4: Tempo de descanso
Estamos quase terminando nosso iogurte grego caseiro, faltam apenas mais alguns passos. Agora, passe o leite para um pote ou deixe na panela mesmo. Tampe e deixe em um lugar escuro por aproximadamente 8 horas.
Esse é tempo e o ideal para a fermentação do leite para dar aquela textura cremosa do iogurte. Depois desse tempo, o seu iogurte já estará pronto. Basta levar a geladeira e consumir. Mas como nós queremos aquela textura cremoso do iogurte grego, precisamos fazer mais uma etapa, que é coar o excesso de soro.
Passo 5: Finalizando o iogurte grego
Para finalizar, vamos coar o nosso iogurte. Pegue um pedaço de pano fino tipo gaze, forre uma peneira e deixe o iogurte coando na geladeira. Verifique até o ponto da textura que você mais gostar.
Se você deixar muito tempo, a sua mistura pode ficar bem mais durinha e virar um queijinho. Então, vá verificando até dar o ponto e cremosidade que você gostar mais.
Não esqueça de guardar o soro do leite que você coou! Ele é rico em proteínas (é um whey protein natural!) e você pode incrementar em caldos e sopas.
Pronto! Seu o iogurte grego caseiro e 100% natural está pronto.
Viu como é fácil de fazer? Incentivo muito você a fazer em casa e ter uma opção saudável e muito barata para você e sua família consumirem. Além de delicioso, essa versão de iogurte grego feito em casa tem muitas propriedades benéficas, veja:
- Rico em cálcio, vitaminas do complexo B, C, D e proteínas
- Rico em cálcio que ajuda a fortalecer os ossos
- Ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico e a preservar o sistema nervoso central
- Melhora as funções do intestino
- Ajuda nas dietas e na perda de peso saudável
- Fortalece dentes e músculos
Veja também
Pingback: Receita de sorvete de iogurte natural com limão. Não leva açúcar!