A não ser que você tenha um gosto muito peculiar, é certo que a maioria das pessoas gostam de batata frita sequinha feita na hora. É uma verdadeira delícia!
Muitas vezes até preferimos comer em algum fast-food ou hamburgueria justamente pela batata frita vir sequinha e crocante do jeito que eu gosto. É claro que as batatas rústicas feitas no forno também tem o seu lugar, mas hoje vamos explorar o mundo da batatinha frita e descobrir a melhor maneira que faze-las em casa.
Truques de como fazer batata frita sequinha em casa
Vamos combinar que uma gama enorme de pratos famosos no mundo todo tem a batata frita como um acompanhamento super importante. O conhecido Fish and chips de Londres, o nosso brasileiríssimo arroz com feijão acompanho de bife e batatas fritas e claro, o hambúrguer sempre acompanhado de boas batatinhas sequinhas.
Portanto é certo dizer que fazer uma batata frita crocante em casa é fundamental para complementar um bom prato.
E para começar a nossa primeira receita de batata frita, vamos começar pelas dicas de nada mais nada menos que o chef Jamie Oliver.
Como escolher a melhor batata para fritar
A muita controvérsia nesse aspecto principalmente e o principal é escolha da melhor batata para fritar.
No Brasil a batata mais comum é inglesa ou a ágata. Encontramos em todo lugar e geralmente tem o menor preço. O problema dela? Tem muita água.
Sim, ela é deliciosa para purês, batatas assadas, picadinha na maionese enfim. De sabor ela é boa mas quando ela é frita, geralmente ficam moles rapidamente devido a esse fator. Mas calma, mesmo com ela dá para fazer uma boa batatinha frita em casa.
Batatinha Asterix e Baraka
Fora a batata ágata, o que encontramos com maior facilidade em feiras e supermercados são as batatinhas do tipo Asterix e Baraka. São deliciosas e contém menos água e portanto, ficam excelentes fritas. Se você fizer elas assadas com ervas finas, o resultado também fica uma delícia.
E batata bolinha?
Uma delícia levemente cozida e na sequência frita na manteiga com azeite. Esse resultado geral a batata soute, que é uma delícia. Mas frita, não fica muito boa.
Receita de batata frita do chef Jamie Oliver
Fazer batata frita em casa do jeito certo requer alguns cuidados. Jamie destaca 3 principais itens que são obrigatórias para um batata frita perfeita: escolha das batatas, óleo correto (e temperatura também) e sal.
A indicação da batata usada para fritar é a Maris Piper, uma versão da batatinha inglesa com pouco amido e umidade. É complicado achar aqui no Brasil, por isso, vai de Asterix ou a batata Baraka mesmo.
Escolha o óleo correto
Para quem é roots da roça como eu, adoro fritar tudo na banha de porco. De sabor é incomparável mas tem que ser banha mesmo, não aquela mistura de sebo e gordura hidrogenada que encontramos por aí, ok?
Já por saber que banha de porco boa é complicado encontrar, nas dicas do Chef Jamie ele indica o conhecido óleo de girassol. E para fazer, sem muito segredo veja:
Ingredientes:
- 1 kg de batata cortada no tamanho máximo de um dedo;
- Panela grande para frita;
- Sal marinho;
- Óleo de girassol.
Como fazer:
- Coloque o óleo na panela até a metade. As batatas precisam ficar todas dentro do óleo. Cuidado para não encher demais pois depois que começa a fritar o óleo sobe muito rápido. Até a metade da panela já é o suficiente.
- Aqueça em fogo médio alto ou temperatura de 140°C. Coloque um pedacinho da batata dentro do óleo. Quando ele subir e começar a frita, a temperatura já está na temperatura ideal.
- Frite as batatas aos pouco e cuidando para que elas fiquem todas mergulhadas no óleo. Quando elas estiverem macias mas ainda sem douras, retire o escorredor ou com a ajuda de uma escumadeira. Coloque um uma forma.
- Faça esse processo com todas as batatas. Suba a temperatura do óleo para 180°C e volte com elas para fritar. Quando estiverem com as bordinhas douradas e sequinhas, coloque as batatas fritas para escorrer em papel toalha.
Essa maneira de fazer a batata frita em duas etapas garantem elas fiquem sequinhas e crocantes.
Receita de batata frita sequinha usando a batata inglesa comum
Essa é uma outra maneira de fazer as batatas fritas mais sequinhas mesmo usando a batata comum de supermercado.
Passo 1: Coloque as batatas em água com gelo
Para fazer, vamos precisar cortar ela em palitos e dar um bom banho em água com bastante gelo. Esse processo ajuda a retirar o excesso de amido e vai deixar ela mais crocante e sequinha depois que fritar.
Passo 2:
Seque bem as batatas em papel toalha. Separe uma saco plástico que comporte bem as batatas, coloque sal e um pouco de azeite ou óleo. Feche e misture bem.
Passo3:
Coloque em uma assadeira uma esteira ou grelha. Distribua as batatinhas em cima da grelha e asse em forno alto até ficarem douradas. Se preferir, asse até elas ficarem macias e na sequência frite em óleo quente (180°C) até ficar douradinha e crocante.
Essa técnica é muito boa principalmente para fazer a batata frita inglesa ou a ágata, que costumam ser bem aguadas para fritar.
Fazendo elas em dois passos, a gente garante que as batatas fiquem mais crocantes por mais tempo.
Método prático em duas etapas para fazer batatas fritas
Essa maneira é uma das que eu considero mais práticas de fazer e que dá um bom resultado. Veja como fazer:
Preparando as batatinhas
- Antes de começar a preparar as batatas, encha uma tigela grande com água fria e adicione uma colher de sopa de suco de limão para elas não escurecerem. Vá descascando e jogando dentro da água.
- Corte em palitos e coloque dentro de uma vasilha com água gelada para retirar o excesso de amido.
- Coloque mais umas gotinhas de suco de limão na água e deixe na geladeira por 30 minutos.
Fritando as batatas em duas etapas
- Retire as batatas da água e seque com um pano de prato ou papel toalha.
- Esquente uma panela com óleo até 140°C e frite as batatas até ficarem macias.
- Retire as batatas e deixe escorrer. Aumente a temperatura do óleo para 180°C e frite-as novamente até dourarem.
- Escorra bem e coloque em um recipiente forrado com papel toalha.
- Coloque sal moído na hora e sirva quentinha.
Essas foram minha 3 maneiras preferidas de fazer batata frita em casa para que elas fiquem perfeitas e sequinhas. E se você tiver uma técnica nova que gostaria de compartilhar, deixe um comentário logo abaixo!
Quer mais receitas com batatinha?
Artigos Relacionados