Não é novidade para ninguém que esse ano o calor está batendo recordes históricos em todo Brasil. Com temperaturas que ultrapassam os 40°C durante vários dias, é um perigo real para a saúde e qualidade de vida, ainda mais em construções que não possuem isolamento térmico onde o calor que vem do telhado é o principal fator de aquecimento dentro das residências.
É realmente inacreditável que em um país tropical como o nosso, as construções quase em sua maioria não são pensadas para amenizar o calor. Mas isso ocorre por um motivo, o custo. As telhas das casas no Brasil e sua grande maioria são de fibrocimento (ainda tem muitas de amianto) que esquentam muito e transferem todo o calor para dentro das casas.
As telhas coloniais de cerâmica também esquentam bastante, e sem um isolamento adequado trás o mesmo problema.
O que fazer para diminuir o calor que vem do telhado?
Existem algumas maneiras para isolar e diminuir o calor que vem do telhado. Algumas mais que outras, mas todas conseguem repelir a grande parto do calor gerado.
A primeira e mais comum de todas é a manta térmica de subcobertura. Na construção, antes de ser colocadas as telhas, aplica-se uma manta que parece um papel alumínio no madeiramento. Depois, coloca-se as telhas normalmente.
Esse processo ajuda a repelir os raios UV que transferem o calor para dentro do ambiente. A manta repele esse calor evitando que a temperatura aumente muito no ambiente interno.
Mas esse processo pode ser complicado se você já tem uma casa com forramento e não está na fase de construção ou reforma. Para fazer isso, o custo seria elevado demais.
Entretanto, é bom saber que esse método existe e é bem eficaz. A dica é escolher uma manta de qualidade e de dupla fase, onde a área aluminizada está nos dois lados.
Isopor EPS para construção
Outro método muito eficaz é o isopor. Mas não um isopor qualquer, a escolha certa é o isopor eps, ideal para construção. O eps não propaga fogo, diferente do isopor tradicional que encontramos na papelaria.
Uma forma de usar o isopor para diminuir o calor que vem do telhado é usar ele como forro ou rebaixamento. Dessa maneira você pode pode aplicar de forma prática no lugar do forramento ou antes de colocar o forro, seja de pvc ou madeira.
O isopor eps vem em diversas espessuras, quanto mais grosso, maior isolamento do calor.
Manta lã de pet
Existe uma manta de material reciclável quem tem um bom isolamento térmico e acústico que é lã de pet. Nada mais é do que uma manta de um tecido bem grosso de pet usada em isolamento de paredes e também do teto.
Por ser um material leve, pode usar ela solta mesmo antes do forramento de pvc ou madeira apenas desenrolando a manta conforme for aplicando o forro. É uma maneira barata e simples que não precisa de muita reforma.
Agora que falamos das opções mais comum encontradas, vamos ver quais as maneiras de economizar e fazer um bom isolamento térmico para fugir do calorão!
Pintar o telhado de branco. Sim, funciona!
Diferente do ocorre em muitos países da europa e ásia onde o telhado branco é comum, no Brasil as pessoas são muito avessas à ideia. Fato é que pintar o telhado de branco é a maneira mais barata, simples e eficaz para diminuir o calor que vem do telhado.
A cor branca repele grande parte dos raios UV diminuindo a temperatura que passa pela telha.
Já existem estudos e projetos no Brasil onde houve um incentivo na cidade para pintar o telhado das casas na cor branca. Isso influenciou positivamente na qualidade de vida das pessoas e ainda gerou uma economia no consumo de energia elétrica, pois as pessoas usam menos os aparelhos de ar condicionado.
E fazer isso é muito simples, basta lavar bem o telhado para retirar o mofo e o limo que se formam com o tempo e aplicar a tinta branca seja com pincel, brocha, rolo ou airless.
Mas aqui vai um detalhe muito importante. O ideal é utilizar uma tinta específica para o telhado pois ela possui uma resistência maior às variações de temperatura, funciona como impermeabilizante e tem maior duração. Geralmente elas são termoplásticas e também funcionam como isolante acústico.
Se você pintar como uma tinta acrílica branca comum, ela logo irá escurecer e perder a função de repelir o calor. As tintas específicas para o telhado diminuem esse tempo de manutenção e evitam a formação de mofo e limo.
Pintar o telhado de branco diminui em até 30% o calor dentro do ambiente. Em média, até 6°C menos de temperatura dentro de casa!
Caixas de leite tetra park. Isolamento térmico sustentável para o seu telhado!
Sim, você não leu errado. As caixinhas de leite tetra park são muito boas para bloquear o calor que vem do telhado. A eficiência serve tanto para o calor quanto para o frio. Em dias quentes, as caixinhas bloqueiam o calor excessivo e no frio, evitando que o calor saia do ambiente.
Existem algumas ongs, principalmente na região sul, que fazem mutirões de recolhimento e instalação nas casas mais simples de madeira para a população de baixa renda. É uma maneira sustentável de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Como estamos buscando uma maneira econômica e eficaz para aliviar o calor, as caixas de leite funcionam muito bem para o nosso propósito. A média de redução de temperatura fica entre 6°C e até 10°C!
Por que as caixas de leite funcionam como isolante térmico
Alimentos que vêm em embalagens longa vida como o leite, por exemplo, ficam diversos meses em temperatura ambiente sem que estrague. Por que isso acontece?
As caixinhas tetra pak possuem diversas camadas que bloqueiam tanto a temperatura quanto a entrada de luz e oxigênio. Por isso que elas são ótimas para conservar os alimentos por longos períodos.
Elas possuem em média 6 camadas de papel acartonado e outras composições:
- 75% papel cartão: dois papéis unidos sem cola, que oferecem suporte mecânico e resistência à embalagem;
- 20% de filmes de polietileno (PEBD): impede a umidade e o contato direto do alimento com o alumínio, além de evitar o vazamento;
- 5% alumínio: barreira à entrada de luz e oxigênio.
Como fazer uma manta térmica com caixas de leite?
- Primeiro, precisamos cortar o topo e o fundo da caixinha nas emendas. No topo, descartamos a camada da tampa.
- Lave ou passe um pano para higienizar as caixinhas.
- Agora, precisamos unir e “soldar” uma caixinha a outra para criarmos uma manta no tamanho desejado. A dica é medir o vão das telhas entre um caibro de madeira e outro. Assim você já faz sua manta térmica caseira no tamanho correto.
- Sobreponha a lateral de uma caixinha sobre a outras. Uns 3 centímetros já são o suficiente. Coloque um pano em cima dessa emenda e passe o ferro de passar na temperatura máxima. A alta temperatura irá colar as caixinhas de forma bem resistente.
- Vá soldando e colando suas mantas no tamanho que desejar.
Aqui você vê direitinho como fazer para colar uma caizinha na outra usando o ferro de passar.
Outra maneira para juntar as caixinhas é usar uma máquina de costura e ir criando as mantas. Também funciona bem entretanto, nem todo mundo possui máquina de costura e a técnica com ferro de passar parece ser mais simples de fazer, apesar de gastar um pouquinho mais de luz.
Como colocar a manta de caixas de leite no telhado
Depois das mantas prontas, é hora de instalar no telhado. O ideal é colocarmos logo depois da telha, aproveitando o madeiramento para fixar as caixinhas. O lado aluminizado tem que ficar para cima, voltado para as telhas.
Com ajuda de um grampeador de tapeçaria, fixe a manta na madeira. Tente deixar o mínimo de frestas possíveis.
Abaixo, selecionamos uma matéria sobre uma ong que faz o trabalho com as caixinhas de leite para a população de baixa renda. Dá só uma ohada. A matéria é da tv Novo Tempo de Cachoeira.
Concluindo
Para concluir, vimos que existem sim boas técnicas para reduzir o calor que vem do telhado e melhorar o conforto térmica das residências. Algumas são mais caras do que outras é fato. Em compensação, as caxinhas de leite tem custo zero praticamente. Você pode ir juntando aos poucos ou pedir aos amigos e vizinhos para ajudar no recolhimento. Vale super a pena pois depois de instaladas, são quase 10°c a menos!
Outra meneira simples é pintar o telhado de branco com uma tinta termoelástica. Ajuda muito a reduzir a temperatura interna e você pode combinar as técnicas de isolamente para ter uma eficiência ainda maior. Só não pode é passar calor em excesso nesse verão.
Conheça a Ong Brasil Sem Frestas.
Artigos Relacionados