Apesar dos salões de cabeleireiro já estarem funcionando (com restrições), algumas pessoas do grupo de risco preferem não arriscar e dão preferência em cortar o próprio cabelo em casa. Mas acredite, não é tarefa das mais fáceis se você nunca tentou e algumas dicas para encarar essa tarefa é mais do que necessário.
Selecionamos algumas dicas para sobre como cortar o cabelo em casa de forma confiável tanto para quem tem o cabelo liso como também mais ondulados e cacheados.
1. Você pode esperar mais um pouquinho?
Precisamos realmente fazer essa pergunta pois se o estado do seu cabelos pode esperar mais alguns dias, é aconselhável esperar que o se cabeleireiro dê um jeito nas suas madeixas.
A não ser que você queira virar o meme da menina que cortou a franja do jeito todo errado, de início, é ideal fazer apenas alguns retoques no cabelo até a próxima ida ao salão.
Dica importante: Pontas duplas no cabelo geralmente aparecem de 3 a 4 meses depois do último corte. Se você ainda está dentro desse tempo, espere mais um pouco antes de cortar o cabelo sozinha.
Se você tem os cabelos coloridos ou mantem mechas a algum tempo, manter o tratamento dos cabelos é mais importante do que tentar cortar o cabelo. Evite o ressecamento e os cabelos quebradiços com uma linha de tratamento específica para o seu tipo de cabelo.
É hora também de investir nas umectações e tratamentos naturais dos cabelos para dar uma folga para as madeiras e deixar os fios “respirarem” um pouco. Babosa, máscara de hidratação com óleos naturais ajudam bastante.
2. Na hora de cortar o cabelo em casa
Evite cortar o cabelo com aquela tesoura de cozinha, ela é péssima para isso. Escorrega os fios e ainda faz aquele efeito “mascado”. As tesouras profissionais deixam o corte mais preciso e com menos chance de você errar o corte. É bom sempre ter um tesoura dessas aí na gaveta para emergências como essa.
3. Cabelo limpo, seco e penteado
O seu cabelereiro prefere cortar o seu cabelo molhado para ter mais alinhamento e precisão. A gente, cortando o próprio cabelo, não tem essa precisão portanto, aconselha-se o cabelo sempre seco.
Só lembrando que o nosso cabelo encolhe depois de seco então, se você tentar cortar com ele molhado, tenha isso em mente e pegue leve nas tesouradas.
4. Menos é mais
Ao cortar o cabelo sozinha, tente sempre cortar menos do que você queria. Simples, pois se você errar não tem jeito, vai te que esperar o cabelo crescer novamente. Comece menor e vá subindo cortando pequenas partes.
Para cortar as pontas duplas e desparelhas, erga o cabelo cara cima com e deixe uns 3 centímetros de cabelo entre os dedos. Vá cortando aos poucos sempre essa mesma quantidade de cabelo para deixar o mais uniforme possível.
5. Como cortar a franja sozinha
Lembra dos memes? Esse é um caminho sem volta pois o restante do cabelo uma ponta torta ou um acabamento diferente passa desapercebido, mas a franja, essa vai estar bem alí na sua frente te lembrando o tempo todo o que você fez.
Primeiro de tudo, nunca puxe ou faça força nos cabelos antes de cortar pois depois que solta eles retraem e o tamanho fica muito menor do que você queria.
O ideal é você criar um triangulo e usar a parte externa da sobrancelha como guia, é até que a repartição da franja pode ir. Olha só:
Meça bem as extremidades da sobrancelha e faça um triangulo, em seguida corte do tamanho desejado.
Abaixo, você pode ver também como cortar a franja sozinha:
Nesse outro vídeo, um corte de cabelo mais curto e ousado, para as corajosas é claro.
Artigos Relacionados