A pitanga é uma fruta tipicamente brasileira e encontrada praticamente em qualquer região do país. Além da fruta ser uma delícia, as propriedades medicinais da pitanga também se destacam, muito consumida pelas pessoas que enfrentam a diabetes, por exemplo. Por isso, vamos explorar mais sobre o benefícios do chá de pitanga para a saúde.
O chá de pitanga é um dos tratamentos mais conhecidos pelos interiores do Brasil, sendo uma daquelas receitas do “tempo da vovó” que realmente funciona. O chá de pitanga é eficaz nos seguintes tratamentos:
- Diabetes
- Estresse
- Febre
- Dores de estomago
- Pressão alta
- Calmante dos nervos
- Combate os sintomas da bronquite
- Doenças do coração
- Diurética, ajudando no emagrecimento.
A pitanga possui uma substância chamada pitanguina, que já foi alvo de estudos sobre o seus efeitos no organismo, possuindo propriedades anti-inflamatórias, bactericida e fungicida.
Como fazer o chá de pitanga
Utilize 4 folhas da pitangueira e um litro de água filtrada. Quando a água ferver, desligue o fogo e deixe o chá tampado em infusão por 10 minutos. Pode-se beber morno ou frio.
Esse chá pode ser bebido até 6 vezes ao dia, principalmente para quem está enfrentando problemas estomacais como diarreia, por exemplo.
Suco de pitanga
É claro que não é só o chá que possui benefícios para a saúde, o suco da pitanga também é excelente para a saúde.
A pitanguina presente na fruta também é muito eficaz para quem tem problemas bucais como gengivites e inflamações nas mucosas da boca.
Os ativos presentes na fruta atuam como anti-inflamatório e como um bactericida natural, combatendo essas doenças comuns causadas pela proliferação de bactérias.
A pitanga ajuda a combater o envelhecimento precoce
A pitanga possui alto teor de cálcio, fósforo, ferro, vitamina A e C, sendo um poderoso antioxidante. E por ser rica em licopeno e vitamina A, ajuda a deixar a nossa pele mais bonita e saudável e também a combater as acnes e espinhas.
Entretanto, não só no fator estético que ela se destaca. Ela também é poderosa para fortalecer os ossos, evitando a osteoporose.
Outro componente importante da pitanga são os carotenoides, que previnem o aparecimento de doenças degenerativas, doenças coronárias, catarata e também o câncer. Possui também fenóis, que funcionam como anti-inflamatórios celulares protegendo o DNA das células contra mutações.
Portanto, não menospreze aquele pezinho de pitanga no fundo do quintal. Ele pode ser muito útil no dia a dia, além da fruta ser uma delícia!
Veja também:
Artigos Relacionados