Essa é sem dúvida uma combinação que deu certo! Bolo de abóbora com coco formam uma dupla deliciosa e super brasileira. Se você já gosta de doce de abóbora tradicional, vai amar esse bolo também.
Seja para comer quentinho com café ou gelado com uma calda de coco por cima, fica uma delícia de qualquer forma. A umidade que a abóbora proporciona ao bolo se destaca, realça o sabores em combinação com lascas de coco. O modo de preparo lembra muito um bolo de cenoura que é feito no liquidificador, muito simples e rápido de fazer.
Qual abóbora usar para a receita?
Essa é uma dúvida bem comum, principalmente para quem nunca fez receitas doces com abóbora. Para geleias e compotas, praticamente pode usar qualquer tipo de abóbora, mas para este bolo o ideal é aquela abóbora de pescoço que tem a cor mais alaranjada.
Essa espécie é um pouco menos fibrosa do que a cabotiã, que é muito fácil de ser encontrada.
Então quer dizer só posso fazer com esse tipo de abóbora?
Não! Você pode fazer com a abóbora que você tiver. A única atenção que você precisa ter é quando a umidade e quantidade de farinha para dar ponto a massa. Algumas abóboras são mais “aguadas” que outras.
Portanto, use a que você tiver aí contando que seja bem madura e bem laranjinha por dentro. Assim o gosto fica mais presente e a cor da massa linda que é uma beleza!
Bolo de abóbora com coco de liquidificador
O melhor de tudo é que a receita é simples e toda feita no liquidificador. Vamos a receita?
Ingredientes:
- Abóbora de pescoço, paulista ou japonesa 300g cortada em cubos
- 1 xícara de açúcar cristal
- 1 xícara de farinha de trigo
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo de coco ou azeite (120 mL)
- 1/4 de xícara de água (60 mL)
- Coco seco ralado 100g
- Cravo em pó
- Canela em pó
- 1 colher sopa de fermento químico em pó
Modo de preparo
Primeiro de tudo, vamos bater no liquidificador a abóbora, os ovos, açúcar, água e o óleo. A abóbora é crua mesmo tá? Coloca tudo dentro e bate bem até ficar tudo homogêneo e bem dissolvido.
Algumas abóboras são mais duras e consistentes que outras. Então dê uma mexida na massa com uma espátula e verifique se tá tudo bem batidinho. Liquidifique novamente se necessário.
Em uma vasilha, coloque a nossa mistura batida e com ajuda de um fue, vá adicionando o restante dos ingredientes e a farinha aos poucos. As especiarias são à gosto e eu realmente recomendo usá-las porque vai fazer diferença no resultado final.
Depois de bem misturado já com toda a farinha, adicione o fermente. Misture bem e coloque em uma forma untada, daquelas redondas com furo no meio.
Leve ao forno pré-aquecida a 200°C. Asse aproximadamente por 35 a 45 minutos.
Mais receitas imperdíveis:
- Bolo de fubá mineiro com goiabada
- Receita de Doce de abóbora com coco
- Bolo de fubá mineiro com goiabada
Dicas para fazer o seu bolo de abóbora com coco ficar perfeito
- Forno sempre pré-aquecido antes de colocar o bolo para assar. A maioria dos erros na hora de assar os bolos é por causa disso.
- Coloque sempre o fermente químico no final do processo e somente misture para incorporar. Se ficar batendo muito, o fermento começará a perder “potência” antes de começar assar.
- Se usar coco fresco ralado ao invés do coco ralado de pacote, use menos um pouquinho para que a massa não fique tão pesada.
- Espete um palitinho depois que você perceber que o bolo está começando a dourar. A 180°C isso vai demorar uns 35 minutos. Se você fizer isso muito cedo, seu bolo pode murchar.
Quem fizer deixa um comentário aí em baixo. Faz um cafezinho passado na hora e aproveite para comer uma bela fatia de bolo demoradamente. É uma verdadeira terapia!
Artigos Relacionados