Quem mora em casa de alvenaria sabe que as algumas manutenções são necessárias de tempos em tempos. Uma das principais é pintura das paredes externas, que vão muito além do aspecto estético, ajudam a proteger e conservar. E como nós não sossegamos até encontrar uma solução que caiba no bolso e que funcione, vamos aprender a fazer uma tinta impermeabilizante (emborrachada) caseira!
Fachadas e áreas externas precisam de alguma proteção pois o sol e umidade tendem a ser absorvidos, e com o tempo o concreto vai ficando com aquele aspecto mofado e escuro, causando cheiro de mofo e umidade dentro da casa.
Tintas para exterior tem diferenças
E as tintas específicas para estes casos são diferentes das que usamos dentro de casa, como as acrílicas a base de água, por exemplo. Para as áreas externas, a tinta costuma ser impermeabilizante e muitas vezes, emborrachada. Essa diferença faz com que a umidade não penetre na parede além de cobrir aquele pequenas fissuras parecidas com teia de aranha que aparecem no concreto.
Se você já tentou pintar a fachada ou paredes que recebem muito sol e chuva com tinta acrílica comum, sabe que ela não dura muito tempo. Isso porque elas não possuem a resistências necessária para o uso externo, então não não duram.
Tintas para exterior mais comuns que encontramos nas lojas:
- Tintas acrílicas para exterior (com brilho e fosca)
- Tinta impermeabilizantes (acrílicas) para paredes e lajes
- Tintas emborrachadas
O preços dessas tintas costumam ser bem elevados, por isso vamos aprender uma alternativa caseira para uma boa economia.
Como fazer a tinta impermeabilizante caseira
Para fazer a nossa tinta emborrachada caseira, é necessário alguns materiais que garantam a ela uma resistência maior. A receita é bem parecida com a nossa tinta caseira que ensinamos a algum tempo atrás.
Separe os seguintes ingredientes:
- 1 latinha de 1,500 de massa acrílica
- 200ml de cola branca pva
- 200ml de liqui-brilho
- 1,7 litros de água limpa
- Pigmento da cor de desejar
Como preparar a tinta:
- Para fazer é simples. Pegue um balde grande ou galão para facilitar a mistura.
- Misture bem a massa com a cola e o liqui-brilho até ficar bem homogêneo, e vá adicionando a água aos poucos. A massa é um pouco mais dura para mexer e se for possível, use um misturador.
“Um misturador nada mais é do que uma haste de metal que você acopla na furadeira comum para ajudar a bater e misturar a sua tinta”.
- Adicione o pigmento durante a mistura até atingir a cor desejada. Teste a sua tinta para ver se a textura está ideal para usar com o rolo ou pincel. Se ficar muito grossa, adicione um pouco mais de água.
“Faça sua tinta com um pouco de sobra, contando 2 demãos. Como adicionamos pigmento, se precisarmos fazer a tinta novamente, certamente irá dar alguma diferença na cor final em relação a primeira que você fez.”
Escolhendo a massa corretamente
Nossa tinta caseira impermeabilizante necessita de um material muito importante que é a massa acrílica. Essa massa é aquela que usamos para corrigir imperfeições na parede, trincas e fissuras.
Existem dois tipos de massa:
- Acrílica
- Massa PVA
A massa PVA é indicada apenas para interior e áreas que não molham. A acrílica é a indicada para áreas externas e aguentam sol e umidade.
Usando a massa acrílica na nossa tinta emborrachada, ela irá garantir que aquelas fissuras pequenas que ficam na alvenaria sejam cobertas. Assim você consegue pintar e uniformizar a parede ao mesmo tempo.
Veja também:
- Como pintar uma parede passo a passo
- Como fazer tinta de parede caseira
- Parede de cimento queimado na decoração. Aprenda a fazer
A cola PVA
As colas são um elemento comum nas tintas acrílicas e na nossa receita não é diferente. A cola irá ajudar a fixação da tinta na parede e a impermeabilização.
Esse tipo de cola é facilmente encontrado em lojas de material de construção e papelarias.
O liqui-brilho ou sem-brilho
O liqui-brilho é um complemento muito utilizando no ramo da pintura. Você pode adicionar uma quantidade de liqui-brilho nas tintas látex ou acrílicas.
A mistura desse componente, ajuda a parede a reter menor poeira, facilita a limpeza e garante um leve brilho no resultado final.
Como usar a nossa tinta impermeabilizante caseira
Bom, agora que a sua tinta está pronta e você já entende para que serve cada material, vamos começar a dar cor nas nossas paredes!
Antes de pintar, verifique se a sua parede está com pedacinhos de reboco soltos. Passe uma lixa de parede ou uma espátula para retirar.
Se tiver muito mofo, é bom lavar a parede algumas horas antes de pintar. O mofo encoberto irá fazer a tinta se soltar em pouco tempo.
Obs: Se você tiver um selador acrílico de parede, essa é a hora de aplicar. O selador é ideal para paredes cruas de alvenaria para fazer uma pré-impermeabilização. Depois disso, podemos começar a pintura sem que parede absorva a tinta em excesso e precise muitas demãos. Mas como nosso objetivo é criar uma alternativa barata e prática, você pode pular esta etapa.
Com a parede pronta, comece pintando os rodapés, laterais e cantos com um pincel. Lembre-se de utilizar fita crepe para delimitar as áreas que serão pintadas.
Aplique a primeira demão de tinta com um rolo de lã. Deixe secar e aplique mais uma demão até ficar com o aspecto desejado.
Bônus: Combinação de cores para pigmentar a sua tinta caseira
Se você fica uma pouco confusa na hora de combinar as cores, essa tabelinha ajuda na escolha das misturas para criar as suas cores secundárias. Com base nessas, é usar a imaginação e criar as suas próprias cores!
Se você gostou da nossa tinta caseira impermeabilizante, compartilhe e deixe um comentário!
Gostei da dica mas, quanto rende essa quantidade misturada?
Oi Kaysse! É só somar as quantidades dos ingredientes da receita que está no post. As vezes precisar misturar um tantinho a mais de água até chegar na textura certo.
Se quiser mais quantidade, é só ir aumentando as quantidades mantendo as proporções indicadas.
Bjs!
Posso usar em parede interna?
Pode sim Solange! Mas se você tiver muita umidade nas paredes internas, o ideal seria você impermeabilizar a parte externa também.
olá!
Consigo misturar a cola e o liqui-brilho em uma tinta látex rende muito e torna-la impermeável? ou com massa acrílica seria melhor para área externa?
Obs: Estou querendo comprar a rende muito e pedir na cor desejada já.
Olá! Não sei se vai compensar no quesito custo. Mas dessa maneira eu nunca tentei. Se você fizer, deixa um comentário aqui dizendo como ficou pra ajudar o pessoa a ter novas ideias, ok?
Obrigada!
Boa noite pode ser aplicado em telhado eternit da Brasilit
Oi Everton, nunca testei. Tintas para telhado precisa ter uma certa elasticidade na composição para aguentar as mudanças de temperatura. O bom seria testar mesmo para ver o resultado.
Posso passar essa tinta em uma parede já pintada, ou terei que remover a tinta velha. Obrigada 😊
Olá Caim, tudo bem? Apenas se ela estiver descascando ou com mofo. Nesse caso, vale a pena passar uma lixa antes ou uma solução com água sanitária, se tiver mofo.
Boa Noite..qual seria a Quantidade Correta de Cola Branca na Tinta?digo na Lata de 3,600.
Olá Dezio! Bom, se para 1,700ml de líquido usamos 200ml, para uma média de 3,600 podemos usar 450ml. Use 2 copinhos e meio daqueles de plástico descartável para facilitar na medida. Cada copinho destes tem em média 200ml.
Boa noite , posso passar em parede externa chapiscada ?
Oi Joelson, você até pode usar, mas creio que não será muito eficiente. O chapisco sempre fica com muita fissura e na maioria das vezes com mofo também. Faça um teste em uma pequena parte da parede e veja como fica, assim você não desperdiça material.
Olá bom dia. Esta receita é bem disseminada pela internet mas uma coisa me intriga, o uso da Cola PVA. No caso de uma tinta para interiores usar Massa PVA + Cola PVA faz todo sentido. Mas não consigo entender a Cola PVA numa tinta feita com a Massa Acrílica pra uso exterior, pois Cola PVA não suporta água e umidade, ela derrete. Então qual o sentido de usar essa cola numa tinta acrílica pra exteriores, poderia me explicar? Não seria mais adequado usar alguma cola acrílica também que não amoleça na chuva e umidade como ocorre com a cola PVA? Grato se puder esclarecer.
Oi Edimilson!
A cola pva ajuda na elasticidade e evita a secagem rápida demais (menos do que um vedacit, é claro). Já adicionou cola dentro da argamassa ou cimento para impermeabilizar lajes? Mesmo principio.
Espero ter esclarecido.
Observação: Lmebrando que é uma solução caseira viu gente, ajuda a economizar quando a gente não pode usar um produto industrializado.
Pingback: Como fazer uma tinta caseira para piso de cimento