Algumas receitas tradicionais, não precisam de muita coisa para se tornarem inesquecíveis de sabor e lembranças reconfortantes. Uma torta de maçã é um exemplo clássico disso, uma massa fininha, maçãs quentinhas com gostinho de canela e muito carinho no preparo já são o suficiente para uma boa torta.
Em outros países a Apple Pie é bem tradicional, não leva muitas especiarias e a massa é bem simples de fazer. A torta feita dessa maneira é maravilhosa, mas fica a critério de cada um adicionar ou tirar alguma especiaria.
Nesta semana no programa MasterChef, a prova de eliminação, foi fazer a tão conhecida torta de maçã. E para quem ficou com água na boca só de olhar (eu me incluo nessa), vamos aprender a fazer uma receita tradicional e famosa de Apple Pie.
Apple pie – Receita tradicional de torta de maçã
Ingredientes
Para a Massa:
– 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
– 4 colheres de chá de açúcar
– 1/4 colher de chá de sal
– 14 colheres de sopa de manteiga gelada
– 1 ovo grande batido. Acrescente 2 colheres de água fria para bater
Para o recheio:
– 3 maçãs grandes. Pode ser maçãs verdes ou mescladas com as nacionais
– 2 colheres de sopa de suco de limão.
– 2/3 xícara de açúcar
– 1 ovo grande, batido levemente
– 1/4 xícara de manteiga sem sal
– 1/4 colher de chá de canela
– 1 pitada de noz moscada
Modo de preparo da massa
– É hora de botar a mão na massa! Misture em uma tigela a farinha, o açúcar e o sal. Misture bem os secos e em seguida adicione a manteiga misturando e amassando com a ponta dos dedos até obter uma farofinha.
Dica: É importante que a manteiga fique gelada para podermos moldar a massa sem ela desfazer ou quebrar demais. Se perceber que a mistura está muito quente, leve a geladeira por 10 a 15 minutos.
– Adicione o ovo e vá misturando com um garfo ou com as mãos. Se perceber que a massa está muito seca, adicione um pouco de água gelada até dar o ponto. Faça uma bola com a massa, enrole em filme plástico e deixe na geladeira por aproximadamente 1 hora.
Preparando o recheio de maçãs
– Descasque as maçãs e corte em fatias médias. Adicione o suco de limão e o açúcar misturando bem para incorporar.
– Em uma panela ou frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio, adicione as maçãs e cozinhe mexendo até o açúcar derreter por cerca de 2 minutos. Abaixe o fogo e cozinhe as maças até amolecerem até que elas soltem bem os líquidos. Isso deve demorar uns 7 a 10 minutos.
– Essa parte é muito importante. Você deve coar as maças cozidas para tirar o excesso de suco. Esse suco deve voltar para a frigideira em fogo médio para reduzir e ficar levemente caramelizado. Mais ou menos uns 10 minutos.
– Misture a noz moscada e a canela na maças já coadas. Deixe esfriar bem antes de rechear a nossa torta.
– Agora vamos esticar a massa! Corte a massa ao meio e estique com um rolo em uma mesa polvilhada com farinha. É bom utilizar papel filme ou papel manteiga em cima da massa para poder esticar sem quebrar ou grudar no rolo.
– Forre primeiro a assadeira com uma das metades da massa até cobrir as laterais. Faça furinhos no fundo da massa antes de rechear.
– Coloque as maças já frias na assadeira e cubra com a outra metade da massa. Vá dobrando as bordas para que ela não abra com o vapor enquanto estiver assando. Faça alguns furinhos com o garfo na cobertura da massa assim como um leve corte em cruz no meio da torta.
– Pincele o ovo na superfície da massa e em seguida polvilhe o açúcar. Você pode adicionar no açúcar de polvilhar um pouco de canela, mas isso é opcional.
– Asse em forno pré-aquecido a 180 graus de 45 a 50 minutos até a massa ficar levemente dourada. Se você perceber que a massa esquentou muito na montagem e ela ficou muito molenga, leve a torta já montada à geladeira por uns 10 minutos, em seguida asse normalmente.
Sirva morna com sorvete de creme e por cima coloque um pouco da redução do suco que soltou da maçã no cozimento. Fica uma delícia!
Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂
Estava louca atrás dessa receita tradicional! Assisti ao programa MasterChef e vi o grau de dificuldade das pessoas em executarem essa receita, quantas versões diferentes. Agora com a receita certa em mãos, é a minha hora de passar pelo teste! Obrigada pela publicação da receita.
Pois é amiga, e não é tão difícil assim né? Procuramos colocar a receita bem explicadinha, ai fica mais fácil acertar. Obrigada pela visita e pelo comentário. 🙂