Engana-se quem pensa que as acnes aparecem apenas na adolescência e puberdade. Acne depois de adulto também costuma aparecer e dependendo do caso, causa enormes transtornos.
Mas alguns fatores para o aparecimento das acnes na vida adulto podem ser evitados, o que torna o tratamento muito mais eficaz e até mesmo evita o aparecimento de cravos e espinhas.
O que são as acnes?
Comumente associada na adolescência, as acnes aparecem devido às mudanças hormonais do organismo, principalmente na puberdade. Entretanto, na fase adulta as acnes podem persistir a até se agravar devido a fatores genéticos ou alterações hormonais.
Alguns hábitos e fatores externos como o consumo de laticínios, cigarro, gordura em excesso e até mesmo o estresse do dia a dia podem contribuir para o agravamento das acnes.
Quando a produção de sebo na pele é desordenada, as colônias de bactérias se proliferam com maior velocidade causando inflamações no folículos.
O que pode piorar as acnes na vida adulta?
Geralmente as pessoas que já tratavam deste problema na adolescência podem com mais frequencia enfrentar estes problemas também na vida adulta. Entretanto, alguns estudos mostram que o consumo excessivo de derivados do leite e industrializados elevam a produção de uma proteína no corpo chama de IGF 1. Essa proteína aumenta a produção de sebo na pele e o que colabora para o aparecimento de cravos e espinhas.
Dentre esses causadores também podemos destacar alguns:
Mudança hormonal
Fatores hormonais relacionados ao estrogênio e progesterona são comuns na acne das mulheres, incluindo alterações nos hormônios devido à gravidez e a menopausa. Pilulas anticoncepcional ou DIU podem causar ou piorar a acne.
Estresse
Alguns estudos relataram que o estresse altera o nível de hormônios causadores de acne chamados andrógenos, estimulando as glândulas sebáceas e os folículos pilosos que contribuem para a acne.
Síndrome do ovário policístico
Nas mulheres, uma condição chamada síndrome do ovário policístico geralmente está associada à acne crônica ou difícil de controlar. Um dermatologista fará um histórico cuidadoso e realizará um exame, incluindo um possível exame de sangue, para identificar melhor as causas deste problema. A boa notícia é que tem tratamento e o controle costuma ser bem eficaz.
Medicamentos
Algumas vezes os medicamento podem ter a sua parcela de culpa. Por isso, é bom consultar um dermatologista e verificar quais os medicamentos que podem também estar causando esse efeito colateral. Sabe-se que alguns tipos de corticoides pode favorecer o aparecimento das acnes também.
Produtos para a pele e cabelo
Quem diria, mais sim, alguns shampoos e produtos para o cabelo podem estar prejudicando a sua pele. Hidratantes específicos para o rosto e produtos sem óleo ajudam a prevenir as acnes.
Veja também >> Sabonete caseiro de cúrcuma para o rosto – Clareia a remove manchas da pele
Máscara facial caseira feita com argila verde
Dentro os tratamentos naturais para o rosto, a argila verde é um dos mais eficazes. A argila verde é extraída de fontes marinhas ou locais que possuem fontes termais. É daí que vem a coloração verde devido a seus minerais típicos desses locais e principalmente da flora marinha decomposta.
Devido a sua composição e minerais, ela consegue equilibrar o ph natural da pele do rosto controlando o excesso de oleosidade.
Para fazer a sua máscara facial você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 ½ colher de sopa de argila verde
- 3 colheres de sopa de soro fisiológico
- 2 gotas de óleo essencial de sua preferência (opcional)
Misture tudo aplique no rosto deixando agir por 30 minutos. Lave bem com água morna ou fria para retirar todo o produto.
Artigos Relacionados