Estresse diário, noites mal dormidas, mudança de temperatura e pronto! O resfriado tomando conta! Este são alguns dos problemas que afetam e diminuem a nossa imunidade deixando nosso organismo propenso a contrair gripes e resfriados.
É fato que a chegada do inverno colabora para isso, pois nessa época o tempo seco junto com ambientes fechados e pouco ventilados consistem em verdadeiras armadilhas para o nosso corpo. É por isso que o nosso sistema imunológico precisa estar com a corda toda para proteger contra as doenças.
O que vem a ser o sistema imunológico?
De forma simples, podemos entender como sistema imunológico como um exército de células de diferentes funções que combatem a todo instante os vírus, bactérias e organismos estranhos em nosso corpo. Ou seja, sem o sistema imunológico agindo ou debilitado, ficamos propensos a contrair inúmeros tipos de doenças.
Com aumentar a imunidade?
A boa notícia é que para melhorar a imunidade temos a disposição, diversos alimentos que ajudam a reforçar o nosso organismo. Além de hábitos mais saudáveis como dormir pelo menos 6 horas por dia, exercícios físicos regulares, conservar hábitos saudáveis e claro, uma boa alimentação.
Alimentos que aumentam a imunidade
Fizemos uma seleção de alimentos que podemos incluir em nossa dieta e que também sejam facilmente encontrados em todas as regiões. Muitas vezes lemos matérias com frutas, chás e alimentos que são difíceis de encontrar e não correspondem à realidade da maioria da população. Uma dieta saudável não precisa ser cara, ela deve ser bem pensada e diversificada.
Uma dica é sempre aproveitar os legumes e frutas da estação, assim você consegue ao longo do ano variar a ingestão destes alimentos sem gastar tanto. O Brasil tem muita sorte neste aspecto, cada região possui uma variedade diferente de algum tipo de produção de alimentos que podemos aproveitar.
1. Frutas cítricas
Limão, laranja, acerola são alguns dos exemplos de excelentes frutas que possuem boas doses de vitamina C a dão um reforço enorme ao nosso sistema imunológico.
2. Iogurte
Considere o iogurte natural para os benefícios que queremos ok? Comprar uma cartela cheia de iogurte de “faz de conta que é morango” não vai ajudar muita coisa. Além de cheios de açúcar eles estão repletos que conservantes que não colaboram em nada com a nossa saúde.
Uma boa dica e muito fácil por sinal é fazer o iogurte caseiro, que possuem probióticos que ajudam o nosso organismo a reforçar a imunidade.
3. Gengibre
O gengibre é muito versátil além de ser termogênico (ótimo para quem quer perder peso), funciona como um anti-inflamatório natural. Muitas pessoas usam apenas em chás, mas ele também fica uma delícia adicionando em algumas receitas de molhos e até em doces.
4. Verduras com folhas verde-escuras
As folhas verdes como a couve, o espinafre e o agrião são um dos exemplos de verduras que possuem ácido fólico. O acido fólico estimula a produção dos glóbulos brancos que são responsáveis pelo defesa do nosso organismo.
5. Inhame
Um dos alimentos mais completos, o inhame faz uma verdadeira limpeza em nosso organismo. Possui vitaminas B, C, altas doses de cálcio, ferro e magnésio, combate os radicais livre responsáveis pelo envelhecimento precoce a ainda combate infecções. Nessa matéria você pode conferir uma matéria que fizemos somente explicando os benefícios do inhame, vale a pena:)
6. O tomate nosso de cada dia…
Embora nem sempre ele apareça como uma das frutas (sim, tomate é fruta!) mais baratas da nossa dieta, ele é fundamental para a nossa saúde. O tomate possui licopeno que combate os radicais livre e previne doenças do coração.
Veja também >> Como fazer uma linda e saudável salada em camadas
7. Mel
Funciona como um antibiótico natural e pode substituir facilmente o açúcar em chás, sucos e doces.
8. Alho
Um poderoso antibiótico e anti-inflamatório natural. Indispensável na cozinha ele ainda possui propriedades medicinais importantes como bactericida, fungicida, vermífugo, antiviral e antiprotozoário.
Artigos Relacionados