Esse ano de 2020 já começou bem atípico devido a pandemia e forçando as pessoas a ficarem em casa. E com a criançada toda longe da escola, criar atividades lúdicas e divertidas é uma excelente forma de interagir mais com os filhos. Pensando nisso, selecionamos hoje 3 receitas de tinta caseira para animar as atividades em casa com os pequenos!
Não que seja difícil encontrar tintas prontas para as crianças brincarem, mas a ideia aqui é juntar a família para interagir e estimular as crianças a fazerem uma atividade diferente e divertida. Por isso, as receitas de tinta caseira são bem simples de fazer e com materiais que temos em casa.
Tinta caseira para crianças
A primeira receita de tinta caseira especial para crianças é feita com ingredientes simples e o melhor, fica pronta em questão de minutos e é ideal para criar desenhos com relevo.
Tinta caseira atóxica feita com farinha (Puffy Sparkle)
Essa receita leva apenas 4 ingredientes é atóxica e totalmente segura para as crianças brincarem a vontade.
A dica aqui é você usar aquelas embalagens tipo bisnaga de catchup onde é possível espremer a vontade e aplicar diretamente no papel. Mas também pode ser usada diretamente com pincel. Veja como fazer:
Ingredientes:
- ½ xícara de água
- ½ xícara de farinha de trigo
- ½ xícara de sal de cozinha
- Corante alimentício
Para preparar é simples, misture bem todos os ingredientes e por fim, coloque algumas gotas de corante na cor que desejar.
Coloque em embalagens tipo bisnaga (squeeze) para aplicar diretamente no papel. Essa mistura fica mais consistente e por isso é ideal para fazer desenhos em alto relevo.
Tinta caseira para pintura a mão
Outra receita atóxica de tinta para as crianças aproveitarem os dias em casa com segurança. O diferencial dessa tinta é que no preparo é preciso levar a farinha com a água para cozinhar, veja:
Materiais:
- 1/2 xícara de farinha.
- 1 xícara de água.
- Sal (opcional).
- Água extra (caso precise dissolver mais a mistura).
- Corantes alimentícios.
Como fazer:
- Despeje farinha e água em uma panela e misture bem cozinhando em fogo médio.
- Quando começar a se soltar da panela, retire do fogo.
- Adicione uma pitada de sal. Isso ajuda a evitar que a tinta estrague se você não a usar imediatamente.
- Para atingir a consistência desejada, adicione lentamente água fria à mistura.
- Divida a tinta em tigelas e adicione o corante na cor desejada.
- Guarde em um recipiente fechado na geladeira para utilizar posteriormente.
Tinta caseira feita com ovos
Já parou para pensar como os grandes pintores da renascença faziam as suas tintas? Além de pintar os artistas tinha que também criar a sua própria tinta e pigmento antes de colocar a mão na massa. E geralmente as tintas usadas eram a base de ovos e pigmento naturais que depois de secos, duravam muito tempo.
E essa receita é basicamente como se fazia antigamente, apenas ovos e pigmentos. Com a diferença que o nosso pigmento não será a terra, madeira e nem pó de rochas, como era utilizado antigamente.
Materiais:
- Ovos
- Tigelas pequenas
- Pincéis de pintura
- Corante alimentício
Como fazer:
- Separe vários potinhos e coloque a gema de 1 ovo em cada uma delas.
- Adicione o corante de vários cores e misture bem com a gema.
- Comece a pintar!
Vantagens da tinta caseira para crianças
Além da diversão das crianças, claro que as vantagens principais é usar ingredientes simples, baratos e que não prejudicam a saúde dos pequenos.
Tirando a tinta feita com ovos, geralmente as outras não são tão duráveis. Mas a intenção aqui não é criar uma tinta de longa duração mais sim, estimular as crianças a fazerem uma atividade lúdica desde a criação da tinta à pintura no papel.
Então, chama a criançada e vamos pintar!
Veja também:
Artigos Relacionados