10 dicas para aumentar a imunidade de forma natural

Selecionamos 10 dicas que todos podem fazer para aumentar a nossa imunidade de forma natural.

A única barreira de defesa que o nosso organismo possui para combater os diversos tipos de doenças existentes é o nosso sistema imunológico. E se você também pensou que é possível aumentar a imunidade de forma natural, selecionamos algumas dicas naturais e saudáveis que vão ajudar e muito a ficarmos com o nosso organismo mais resistente e saudável.

Embora o assunto na teoria pareça mais fácil do que a prática, as dicas que separamos podem ser feitas por qualquer um. Diz mais respeito a ter hábitos mais saudáveis que ajudam o corpo como um todo. O nosso corpo é generoso quando o tratamos bem e, consequentemente ele irá devolver uma resposta positiva em questões de saúde.

Então, vamos as dicas!

Como aumentar a imunidade de forma natural

1- Dormir bem é fundamental

Parece bem óbvio, não é mesmo? Entretanto, a qualidade do sono está intimamente ligada à nossa imunidade. Quem dorme mal consequentemente é acometido por mais doenças e teve até alguns estudos que relataram que os adultos que dormiam menos de 6 horas por noite, ficam mais resfriados.

Tenha em mente:

  • Os adultos devem ter como objetivo dormir 7 ou mais horas todas as noites;
  • Adolescentes precisam de 8 a 10 horas;
  • Crianças mais novas e bebês podem até passar das 14 horas.

Mas a qualidade do sono também é importante. É melhor 6 horas de desconço completo do que 10 horas de sono inconstante. Por isso, conserve alguns hábitos que ajudam a melhorar a qualidade de sono como:

  • Diminua a quantidade de tempo em frente ao celular, TV ou computador antes de dormir. Se possível, nem leve o celular para o quarto.
  • Quarto escuro e silêncio faz diferença. Se preferir, use as famosas máscaras de dormir para ajudar.
  • Manter um horário para a hora de dormir também ajuda o corpo a se acostumar melhor com a rotina de descanso.
  • Pratique exercícios regularmente com caminhada, bicicleta corrida, yoga. Vale a atividade que você mais gostar e que possa praticar com regularidade.

2. Coma gorduras saudáveis

As gorduras saudáveis, como as encontradas no azeite de oliva e no salmão, podem aumentar a resposta imunológica do corpo aos patógenos ao diminuir a inflamação.

Embora a inflamação de baixo nível seja uma resposta normal ao estresse ou lesão, a inflamação crônica pode prejudicar o nosso sistema imunológico.

O azeite de oliva por exemplo, que é altamente anti inflamatório, está relacionado à redução do risco de doenças crônicas como doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Além disso, suas propriedades anti inflamatórias podem ajudar seu corpo a combater bactérias e vírus nocivos que causam doenças.

O óleo de coco também é das melhores gorduras para se fazer uso no dia a dia. O óleo de coco é digerido com mais rapidez, tem propriedades antimicrobiais, antifúngicas e antivirais, e representa um excelente aliado do sistema imunológico. O óleo de coco também tem sido usado como um antibiótico natural além de ação antioxidante, combatendo os efeitos provocados pelos radicais livres, que favorecem o envelhecimento.

Alimentos ricos em ômega 3 também são fundamentais para podermos aumentar a imunidade de forma natural.

3. Coma mais legumes, vegetais e frutas

Os antioxidantes nesses alimentos ajudam a reduzir a inflamação e combatem os patógenos nocivos.

A inflamação crônica está ligada a várias condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, Alzheimer e certos tipos de câncer.

Enquanto isso, a fibra dos alimentos vegetais alimenta o microbioma intestinal, ou a comunidade de bactérias saudáveis ​​no intestino. Um microbioma intestinal robusto pode melhorar sua imunidade e ajudar a impedir que patógenos prejudiciais entrem em seu corpo através do trato digestivo.

Além disso, frutas e vegetais são ricos em nutrientes como vitamina C, o que pode reduzir a duração de gripes e resfriados.

4. Coma mais iogurte natural

Alimentos fermentados são ricos em bactérias benéficas chamadas probióticos, que povoam seu trato digestivo com bactérias saudáveis que aumentam a nossa imunidade.

Os princiapais alimentos fermentados nessa categoria, e que encontramos com maior facilidade são:

  • Iogurte natural (sem sabor e sem adição de açúcar);
  • Kefir de leite;

As bactérias intestinais pode ajudar as células do sistema imunológico a diferenciar entre células normais e saudáveis ​​e organismos invasores prejudiciais.

Se você não come regularmente alimentos fermentados, existem opções de suplementação de probióticos que ajudam a suprir a carência.

Já ensinamos aqui a como cuidar do kefir de leite e até mesmo como reativar e reproduzir em casa. Assim como fazer o tradicional iogurte caseiro de forma muito simples e fácil, veja:

5. Pare de comer açúcar!

Já amplamente divulgado e consenso entre os cientistas e profissionais de saúde que o açúcar e os carboidratos de baixa qualidade contribuem para o ganho de peso e a obesidade. E a obesidade é um dos fatores que prejudicam e muito o nosso sistema imunológico.

Restringir a ingestão de açúcar pode diminuir a inflamação e ajudar na perda de peso, reduzindo assim o risco de doenças crônicas como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Leia também: Como parar de comer açúcar: 10 dicas para começar já!

Dado que obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas podem enfraquecer seu sistema imunológico, limitar a quantidade de açúcar na nossa alimentação é uma parte importante de uma dieta para aumentar a imunidade de forma natural. 

6. Crie uma rotina de exercícios físicos

Ao menos que você deseje, não é preciso ser um atleta ou virar um para praticar exercícios físicos. Se você incluir 1 hora de caminhada moderada pelo menos 3 vezes na semana, seu corpo vai ganhar um up na imunidade.

Os exercicios ajudam a aliviar o estresse, dormir melhor e em alguns estudos, os exercicios regulares ajudam até mesmo a melhorar a eficácia de vacinas, ajudando o nosso sistema imune a assimilar melhor essas medicações.

Além do mais, exercícios regulares e moderados podem reduzir a inflamação e ajudar as células do sistema imunológico a se regenerarem regularmente.

Se você não pratica nada, é hora de começar!

Você pode incluir uma dessas atividades no seu dia a dia como:

  • Caminhada rápida;
  • Ciclismo;
  • Natação;
  • Corrida ou caminhadas leves.

7. Beber água é hábito simples, mas fundamental para a saúde

A hidratação não o protege necessariamente de germes e vírus, mas prevenir a desidratação é importante para sua saúde geral.

A desidratação pode causar dores de cabeça e prejudicar seu desempenho físico, concentração, humor, digestão e função cardíaca e renal. Como fator de medida, observe a cor da sua urina. Se ela estiver muito amarelada ou quase marrom, é sinal que você não está bebendo água o suficiente. A cor da urina deve ser amarela clara.

Embora o chá e o suco também sejam hidratantes, é melhor limitar a ingestão de suco de frutas e chá adoçado por causa do alto teor de açúcar.

Leia também: Os melhores chás para aumentar a imunidade

Já existem até aplicativos de celular que ajudam você a lembrar de beber água regularmente. Faça uso se você costuma se esquecer e lembre-se, quando ficamos mais velhos a vontade de beber água diminui, por isso, é importante lembrarmos de ingerir água mesmo não estando com sede.

8. Cuide também da sua saúde mental

Aliviar o estresse e a ansiedade é a chave para a saúde imunológica.

O estresse de longo prazo promove inflamação, bem como desequilíbrios no sistema imunológico.

Inclua exercicios que você goste de fazer no dia a dia e encontre um tempo para uma atividade prazerosa que fuja um pouco da sua rotina. Passei mais com seu cachorro, por exemplo. E não deixe de procurar um especialista caso as coisas não andem bem, todos precisamos de ajuda em certos momentos.

9. Se necessário, suplemente

Embora os suplementos vitamínicos não sirvam para tratar doenças como Covid ou variantes do H1N1, a suplementação é importante para o nosso sistema imunológico como um todo.

A vitamina C, o zinco, a vitamina D, o extrato de equinácea e a lisina são exemplos de suplementos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico no geral, ajudando a corpo e a ter uma resposta mais satisfatória contra doenças.

10. A fé e a nossa resposta imunológica

Ter uma atitude positiva diante a vida, independente da religião pode sim ajudar a combater a doenças e até mesmo levar a uma recuperação mais rápida.

Um trabalho de estudos da USP constatou entre pacientes em tratamento contra o câncer e profissionais da oncologia uma resposta imunológica maior para quem tinha algum tipo de fé ou religiosidade.

Em uma pesquisa realizada com 4 mil pessoas com idade acima de 60 anos que seguiam diferentes credos, o resultado do trabalho demonstrou que a fé também proporciona uma vida mais longa e permaneciam mais saudáveis ao longo dos anos. 

Concluindo

Seria muito bom se tivéssemos respostas prontas para um assunto importante, como melhorar a nossa imunidade de forma natural. Mas o que podemos oferecer é o que a própria ciência já nos fala há um bom tempo. Hábitos saudáveis ajudam a manter o nosso corpo mais forte e nossa mente também, que é muito importante.

Mas vale lembrar que nenhum suplemento, dieta ou modificação do estilo de vida, além do que já conhecemos como o distanciamento físico e medidas de higiene, protegem contra o covid-19.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.