Infelizmente todos os anos, principalmente no verão, a dengue volta a causar problemas em todo o Brasil. E desde o ano passado, a dengue veio acompanhada por outras doenças graves como a Chikungunya e o Zika vírus, todos transmitidos pelo mesmo mosquito Aedes Aegypti.
E para quem já está ou já teve o vírus, sabe que a recuperação não é fácil e manter a hidratação, uma boa alimentação e repouso é fundamental. Entretanto, existem alguns alimentos que não ajudam na recuperação e podem causar até mesmo complicações principalmente se o paciente estiver propenso a hemorragias, como é o caso do vírus da dengue.
Alimentos proibidos para quem está com dengue
O vírus da dengue acarreta em alterações no organismo do paciente que favorecem o aparecimento de hemorragias. Alguns grupos de alimentos possuem uma sustância chamada salicilatos, que retardam a coagulação sanguínea e portanto é recomendável evitar os seguintes alimentos:
- Ameixa fresca, cereja, groselha, amora, maçã, melão, nectarina, pêssego, uva, tangerina, limão, morango, uva passa;
- Amêndoa e nozes;
- Batata inglesa comum, pepino e tomates;
- As pimentas, alho, cebola e gengibre também devem ser evitadas.
Para quem está preocupado em abrir mão da sua canja ou sopa por causa das batatas, não se assuste. Uma boa opção é o inhame ou cará, além de deliciosos são um verdadeiro remédio para quem está com dengue. Inúmeras pessoas se curaram muito mais rápido consumindo o inhame durante a fase da doença. Fizemos uma matéria especial sobre ela que você pode conferir aqui: Os benefícios do inhame para a saúde.
Alimentos permitidos para quem está com dengue
O vírus da dengue causa uma diminuição do número de plaquetas no sangue, o que torna o organismo propenso a hemorragias. Investir em uma alimentação rica em ferro e proteínas de boa qualidade irá ajudar o corpo a aumentar o número de plaquetas e evitar o estado anêmico do paciente. Esses são alguns dos alimentos que ajudam para quem está com dengue, veja:
- Carnes magras que podem ser vermelha ou frango, além do Fígado que é rico em ferro;
- Verduras e vegetais principalmente as folhosas verde escura;
- Leite e derivados;
- Ovos;
- Feijões, grão-de-bico, ervilha e lentilha;
- Água, água de coco, sucos naturais de frutas;
Veja também: Suco de inhame para aumentar a imunidade
Vale lembrar que a hidratação é fundamental para quem está com o vírus, e o recomendável é a ingestão de 3 a 5 litros de água por dia. Pode-se consumir suco de frutas para ajudar na hidratação como laranja, acerola, caju e abacaxi que são ricos em vitamina C.
Veja também >> 8 alimentos que aumentam imunidade e previnem doenças
Artigos Relacionados