Sei que algumas pessoas vão se identificar com a situação. Ás vezes, precisamos mudar de casa ou apartamento e, nem sempre, o tamanho do local é o ideal ou do jeito que sonhamos, tanto para acomodar os móveis que já possuímos como também na organização do nosso novo lar.
Enfim, depois da “batalha” para conseguirmos colocar todas as coisas dentro de casa, percebemos que o espaço que tínhamos parece ter diminuído muito e o resultado é a sensação de ambiente desarrumado e atravancado.
Nesta situação, algumas dicas para a organização e escolha dos móveis ajudam a ganhar mais espaço e deixar o ambiente muito mais organizado. A arquiteta, urbanista e designer de interiores Lilian Fajardo ressalta que em ambientes pequenos, a integração dos espaço é a grande sacada para ganhar amplitude.
As cores

Prefira tonalidades claras, tanto nos móveis quanto nas paredes, para não pesar visualmente o espaço. O tom claro não significa, necessariamente, o branco. A sugestão é deixar a base neutra e jogar as cores nos acessórios e objetos.
O mobiliário minimalista, sem detalhes expressivos, também colabora para um design mais limpo.
Qual sofá escolher?

Dependendo do tamanho da sala, o tradicional jogo de sofás com dois ou três lugares devem ser evitados, ou seja, é melhor apenas um sofá, proporcional ao espaço, compondo com uma ou duas poltronas.
Nesse caso, o sofá deve ter a profundidade menor, o braço mais estreito e o encosto mais baixo. O ideal são linhas retas, tecido liso e cor neutra.
Na sala, opte pela TV em um painel
Desta forma, a profundidade do rack pode ser menor e toda a fiação fica escondida atrás do painel, mantendo a organização.

Mesas e espelhos
A mesa de jantar e a mesa de centro devem ter a forma circular ou elíptica, pois não têm quina e, consequentemente, ocupam menos espaço.
É melhor que o tampo seja em vidro ou espelho, para que o ambiente fique mais leve.
Outra dica é a mesa retangular encostada em uma parede revestida com espelho, isso faz com que ela pareça duplamente maior, devido à ilusão de ótica.


Uma ótima solução para um lavabo é o espelho inteiro do chão ao teto que uma sensação de maior amplitude.
Portas de correr

As portas de correr são mais práticas que as portas de abrir, pois não atrapalham a circulação.
Opte por prateleiras e nichos abertos
Tanto na sala quanto nos quartos, prefira prateleiras e nichos abertos. Os nichos podem ser usados em diversos ambientes e não se limitam a um estilo específico. Uma ideia bacana é revestir o fundo do nicho com espelho.

Cortinas

Na escolha da cortina, prefira painéis ou tecidos bem leves, como voil ou linho, em tons claros.
Papel de parede com listras verticais

O papel de parede com listras na vertical alongam o pé direito (altura do piso ao teto).
Nos quartos
Ao lado da cama, prefira uma iluminação com pendente ou spot no teto, ao invés de abajur, para ter mais espaço de apoio no criado mudo.
Uma boa dica para quarto de criança é a cama suspensa. Abaixo dela pode ser feito um espaço para estudos, ganhando um ambiente de permanência.

Móveis multifuncionais
Os móveis multifuncionais, versáteis e compactos são ótimas opções para qualquer espaço.
E, pra finalizar, a luz natural é uma das melhores dicas para espaços pequenos, pois ilumina e amplia.

Créditos: Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e design de interiores. Apresenta a coluna Arquitetando toda quinta-feira às 18:00h e às 22:00 h na BHNews TV, canal 09 (NET) ou canal 29 (UHF).
Artigos Relacionados